É uma nova semana e eu tenho um novo conjunto de dicas para melhorar sua fotografia. As dicas desta semana se concentram no planejamento e na tomada de decisões enquanto você tira suas fotos…

Eventualmente, vai parecer uma segunda natureza e você nem mesmo estará ciente do processo, até então mantenha essas dicas em mente.

Assuma o controle do foco

Deixe sua câmera com seus próprios dispositivos e ela focalizará usando o ponto de foco central.

Embora isso produza imagens nítidas em muitas situações, para uma fotografia mais criativa é melhor ter algum controle sobre o ponto de foco. Afinal, o assunto escolhido nem sempre estará no centro do quadro.

Portanto, a primeira habilidade que você precisa dominar é como fazer com que sua câmera foque exatamente no ponto que você deseja que seja nítido.

Sua câmera tem vários pontos de foco espalhados pelo quadro – você pode vê los pelo visor – e eles oferecem uma excelente solução para focar assuntos fora do centro.

Você precisará definir sua câmera para o modo de foco automático de ponto único, em vez da seleção múltipla ou automática.

Use lente ampla

Tente usar lentes grandes para fotos de paisagens quando quiser criar um impacto de tamanho.

Você pode usar uma ampla gama de lentes para fotografar paisagens, mas as vistas são incríveis se você fotografar com a lente mais ampla possível, pois elas oferecem um maior ângulo de visão.

Afie seus assuntos

Mantenha seus assuntos principais nítidos. Detalhes nítidos na imagem realmente atraem os olhos do observador para o assunto.

Use seu tripé em condições de pouca luz para tirar fotos nítidas.

Tente usar o novo efeito de nitidez no Adobe Camera RAW. Ele faz um ótimo trabalho e melhorou em relação às versões anteriores.

Mantenha-o limpo

Um fundo faz ou quebra sua foto, portanto, pense cuidadosamente sobre como você posiciona o assunto.

Mantenha o fundo limpo, simples e descomplicado. Pense em onde o espectador deve estar focado.

Silhuetas

Fotografia com silhueta de uma mulher na praia

A chave é um fundo claro e organizado. Simplesmente coloque o assunto em primeiro plano para que você tenha linhas claras e nítidas e vá em frente. Brinque com o posicionamento e os ângulos para fazer silhuetas incríveis.

Você não pode ter muitas nuvens

Use nuvens brancas fofas em um céu azul para produzir céus dramáticos. Está nublado com muitas nuvens para ver o céu? O céu agora é uma caixa de luz gigante.

Esta é a hora de fotografar retratos ou cachoeiras e riachos com um efeito de desfoque de movimento.

» Técnicas de fotografia para fazer fotos mais profissionais
» Dicas de composição na fotografia

Atrás de cada grande clique está o Sol

Fique com o sol às suas costas e a luz do sol incidindo sobre o objeto. A menos que você esteja fazendo fotos artísticas, sempre tente manter o sol atrás de você.

Trilhas leves

Fotografia com efeito de trilhas leves.

Aprimore suas fotos urbanas ao amanhecer e à noite com trilhas leves. Use veículos ou qualquer outra luz móvel para adicionar interesse, humor e drama. Trilhas leves quase sempre tornam a foto interessante

De cima para baixo

Olhe direto para cima… Olhe direto para baixo… Agora examine tudo entre eles.

Há ótimas fotos de todos os pontos de vista, incluindo um ângulo inesperado. Às vezes, nos concentramos tanto na cena óbvia que perdemos algo especial a apenas um segundo de distância.

E finalmente… É uma câmera, não uma metralhadora

A menos que você esteja tirando fotos de ação ou uma série de lapso de tempo, tente reduzir o número de fotos.

Não disparar esperando que algo bom apareça durante a edição.

Pense, mova e ajuste seu enquadramento antes de clicar no obturador. Você desenvolverá melhores instintos e economizará horas de tempo editando essas centenas de imagens extras.

Acompanhe a YouFocus no Instagram para ficar por dentro do universo fotográfico.