Os casais de namorados, noivos e até mesmo aqueles cuja união já dura décadas são os principais clientes dos maiores e melhores estúdios do país. E para captar todo romance do momento, aqui estão 15 dicas para ensaio fotográfico de casais são importantes de notar:

15 Dicas para ensaio fotográfico de casais

APROXIMAÇÃO

Um casal transmite amor e carinho. Não fica bem um casal “afastado” um do outro. Portanto, o fotógrafo deve  fazer com que ambos fiquem sempre juntinho a cada foto, ou senão, pelo menos de mãos dadas conforme a pose. Os olhares precisam estar alinhados.

ROMANTISMO

Fotografia romântica de casal

Peça ao casal sempre que fique à vontade para beijar, abraçar, fazer carinho um no outro, pois tudo isso ajuda na sessão de fotos.

O romantismo deve ser o componente principal quando o objetivo do trabalho é fotografar casais. Quanto mais à vontade estiverem, mais bonitas ficarão as fotos!

ESPONTANEIDADE E NATURALIDADE

As poses são importantes, é claro, mas não fique preso a elas como se fossem o principal elemento do ensaio. 

Deixe o casal à vontade, como se à frente deles não estivesse ninguém olhando.

EXPLORE LUGARES TURÍSTICOS

Saiba dar sugestões de lugares lindos e que podem servir de “pano de fundo” para estas fotos. Faz toda diferença e acrescenta um valor imenso aos registros, principalmente quando se trata de clientes bastante apaixonados.

O fotógrafo não só deve conhecer todos esses lugares com potencial para enriquecer as fotos de casais, como também estar aberto a receber ideias dos clientes e até mesmo, interferir, se achar que o lugar que eles optam não dará os mesmos resultados.

FOTOGRAFE-OS À NOITE!

São raros os fotógrafos que optam por fazer ensaios noturnos. Contudo, dependendo do lugar escolhido e da iluminação, os efeitos são sensacionais. Poses, filtros e outros recursos para captar por exemplo a lua e  as estrelas, podem ser adotados, o que deixará as fotos ainda mais vibrantes e apaixonantes.

FOTOGRAFE-OS NA PRAIA

Dicas para ensaio fotográfico externo
Fotografia de casal na praia

Fotos na praia parece algo óbvio, mas são poucos os fotógrafos que conseguem fazer um ótimo ensaio, que contemple todos os elementos naturais, como o mar, a areia e outros.

Fotos na areia, caminhando à beira-mar, brincando de se molhar. São infinitas possibilidades para explorar e por isso a criatividade do fotógrafo tem que fazer a sua parte.

» Fotografia ao ar livre: 7 dicas para iniciantes

JARDINS E PARQUES

Para quem não gosta muito de praia, o que não faltam são jardins e parques belíssimos que servem como ótimos lugares para registrar poses e momentos. Tais lugares inspiram inclusive momentos de puro carinho e entrega do casal. 

Na composição das fotos, a escolha dos jardins e parques é excelente, pois harmoniza o casal com os elementos naturais, como o verde da grama e das árvores e o colorido das flores.

E SE O ENSAIO FOR NO ESTÚDIO

Imagine fotografar este casal no estúdio, como se estivesse no Palácio de Versalhes, na França? Ou ainda, próximos à torre de Pisa, na Itália, ou no Coliseu de Roma? 

Um trabalho bem feito de edição de fotos, que deixa os ensaios divertidos, e muito profissionais, além, é claro, de registrar com todo carinho o amor de um pelo outro.

OBJETOS E OUTROS ELEMENTOS NA CENA

Vai da visão do fotógrafo e também do que os clientes gostam. Um vaso de flores, um tapete, um sofá, ou ainda uma estátua, uma janela, um banquinho, um violão ou um piano, enfim, elementos que ajudam a compor a cena e aumentam as possibilidades de ideias e registros em torno do casal.

Ultimamente, é muito comum, por exemplo, o uso de letras, principalmente as iniciais do casal, em MDF. Para os ensaios pré-casamento também é costume usar os números referentes à data do casamento, no mesmo material, ou à data do aniversário de namoro, do primeiro beijo, enfim.

» Dicas de composição na fotografia

SIGA O “ESTILO” DO CASAL

Tem casal que é mais moderno, gosta de um tom mais futurista, mais arrojado, enquanto outros preferem um estilo mais clássico. Certa vez, um casal preferiu um tema mais voltado ao estilo “Star Wars”, visto que ambos eram apaixonados não só um pelo outro, mas também pela incrível saga de George Lucas.

Outras ideias de estilos são:

⦁ Ensaios em local de trabalho, com ambientes de trabalho;
⦁ Ensaios em bicicletas, piscinas, barcos, carros…
⦁ Ensaios na cozinha

E por aí vai….

O casal tem um estilo próprio que não pode ser deixado de lado nas fotos e é um dos fatores que mais o ajudará a ficar à vontade. Vale a pena segui-lo.

ENSAIO NO RESTAURANTE

Fotografia de casal em barzinho
Fotografia de casal no barzinho / restaurante

Tem o casal que curte cozinhar e o que curte só comer. Para este segundo grupo, um ensaio no restaurante preferido é uma ótima opção.

Restaurantes e barzinhos são ambientes descolados e diferentes, conferindo um valor único para a fotografia do casal.

MOMENTOS ESPECIAIS

Flagre esses momentos à mesa e deixe que os dois conversem, jantem, brinquem, de forma bem natural e espontânea, esquecendo-se por completo do ensaio que está acontecendo.

ABUSE DAS SILHUETAS NO ENSAIO FOTOGRÁFICO DE CASAIS

Fotografia de silhueta do casal

Fotografar casais utilizando a função AF – Auto foco – é um dos meios de causar estranhamento e beleza num mesmo registro. O recurso pode, e deve, ser extremamente explorado!

As silhuetas devem ser registradas, principalmente, nas fotos feitas em ambientes descampados, como praias ou até mesmo sacadas.

ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO

Acrescente os animais à composição das fotos, afinal, se o casal tiver bichinhos e quiser, eles também são parte da família moderna!

» Você sabe fazer fotografia de pet? Veja 5 dicas aqui

ENSAIO DIVERTIDO SEMPRE!

Por fim, a última e não menos importante dica, é investir em fotos engraçadas e divertidas no ensaio fotográfico de casais. A diversão faz parte do dia a dia do casal. Então, mostre que além de apaixonado, seus clientes também se divertem juntos no dia a dia e no amor deles.

O registro, com certeza, ficará excepcional!