Fazer ensaios de fotografia infantil é uma maneira de os pais guardarem memórias de uma fase específica dos filhos, que crescem rapidamente. Sendo assim, é preciso caprichar nesse trabalho! Para quem não tem experiência com o tema, fazer um serviço desses pode ser desafiador.

Por isso, separamos 5 dicas para você fazer um bom ensaio de fotografia infantil! Vamos ver quais são elas?

Busque referências

Essa orientação vale para quem vai fazer fotos, em geral. Sempre é importante pesquisar sobre o tema e o que já foi feito. Mais que isso, é fundamental buscar referências não só na área da fotografia, mas da arte como um todo, ou seja, na pintura, moda, entre outros. Você pode ver como são usadas combinações de cores, por exemplo.

O objetivo aqui não é copiar o que outros fotógrafos já fizeram. É estudar bastante e deixar aflorar a criatividade. Afinal, ela é essencial para qualquer um que queira ter sucesso na área da fotografia.

Pense na iluminação

Converse com os pais, veja se eles preferem fotos em um ambiente externo ou interno. Tendo essa informação, será mais fácil pensar nos outros itens do trabalho, como o cenário e, principalmente, qual tipo de luz será utilizada no serviço.

Se ela for muito forte ou muito quente, pode ser prejudicial para as crianças, ainda mais se forem bebês. Por essa razão, prefira usar luzes mais leves e, em casos que permitam, a iluminação natural.

» Fotografia infantil traz lucro para o profissional?

Monte um belo cenário para fotografia infantil

Fotografia infantil com cenário

Em uma fotografia infantil, a decoração faz muita diferença. Em ensaios com bebês, é comum o profissional utilizar cestinhos, lacinhos e fundos temáticos para compor o trabalho. Adquira os objetos e faça testes.

Combine um cesto com uma manta, adicione um fundo e veja se gosta do resultado. Lembre-se de que não é preciso usar tudo o que está disponível, dê apenas pequenos toques que embelezem o local.

Para uma criança um pouco mais velha, é indicado conversar com ela e com os pais para descobrir do que ela gosta e com o que se identifica. Assim, você pode fazer um trabalho temático que vá agradar a fotografada e deixá-la confortável.

Apesar de ser necessário organizar o lugar e pensar nos elementos que o compõem, não exagere na decoração, pois ela pode tirar a atenção do que mais importa. Isso nos leva à nossa próxima dica!

Foque sempre na criança

Pode parecer óbvio para alguns, mas acredite: não é. O mais importante em um ensaio infantil é, com certeza, o fotografado. O cenário, os acessórios e a iluminação estão lá para compor o trabalho, porém o destaque deve ser o cliente. Se for preciso, afaste-o um pouco do fundo ou utilize desfoques para que ele fique em evidência.

Deixe o cliente à vontade

Para ter lindas fotos infantis, além de tudo o que citamos aqui, a criança deve se sentir confortável. Dessa maneira, o fotógrafo conseguirá lindas fotos espontâneas. No caso dos bebês, é fundamental deixar o ambiente aquecido e marcar a sessão depois que ele tenha amamentado. Assim, ele estará tranquilo.

Quando as fotos são com uma criança maior, o profissional tem que conversar com ela, falar sobre assuntos que a interessam e brincar. Com essa atmosfera, o cliente vai ficar à vontade, sorrir e até fazer pose.

Em ambas as situações, não se esqueça de manter os pais por perto! Eles podem dar segurança ao filho e auxiliar caso haja algum problema.

Essas foram nossas dicas para um profissional fazer um bom ensaio de fotografia infantil. E você, já está pronto para colocar em prática o que aprendeu aqui? Para saber mais sobre o tema, acompanhe o blog da YouFocus!