Saber como se comunicar com seus seguidores é o jeito mais eficaz de criar uma conexão significativa e torná-los clientes – que é o objetivo da maior parte dos fotógrafos que investem em estratégias de marketing digital e comunicação online.
As vantagens de se conectar com sua audiência das redes sociais não se limitam apenas a conquistar novos clientes e conseguir trabalhos. Você passa a ter um conhecimento maior sobre o perfil dos seus seguidores e consegue traçar melhor seu público-alvo, podendo desenvolver ações de marketing mais certeiras.
Além disso, você começa a criar uma presença online maior, podendo se tornar autoridade e referência no seu nicho fotográfico e até mesmo elevar seu negócio para novos níveis – como mentoria, workshops e até mesmo influência digital, se desejar.
Para isso, você precisa manter uma linguagem coerente e consistente em todas as suas interações com seus seguidores, incluindo as legendas das suas publicações.
Como escrever uma boa legenda para os posts?
Antes de tudo, veja alguns exemplos de legendas que não são tão adequadas para criar uma conexão com seu seguidor.
“😀 #fotografia #ensaio #fotógrafo #sãopaulo #fotógrafoemsãopaulo #foto #imagem #ensaiodecliente #ensaiosfotograficos #trabalho”
“Ensaio de ontem”
“ “
Essas legendas têm algo em comum: elas não incluem o seguidor, o cliente ou o seu trabalho em momento algum. Quando você compartilha uma publicação, você está apresentando seu trabalho – seja para sua audiência fiel ou para novos seguidores que estão encontrando sua página naquele momento.
Mostrar uma comunicação sólida e carismática é um ótimo jeito de, não apenas envolver o usuário, mas também demonstrar um pouco da sua personalidade.
É uma combinação de: mensagens relevantes para seu público, palavras-chaves pertinentes, hashtags adequadas e aproveitar alguns emojis para aproximar mais os seguidores.
Alguns exemplos:
Legendas exaltando seus clientes
Faça um elogio ao seu cliente, revelando sua alegria ao trabalhar com uma pessoa tão carismática, gentil, educada… Use os adjetivos que você acredita que sejam mais apropriados e verdadeiros para descrever seu cliente. Não precisa ser exagerado, mas exaltando a pessoa que confiou no seu serviço. Por exemplo:
“O #TBT de hoje é essa foto incrível do aniversário da Ana Beatriz. Participar deste momento e celebrar a pessoa maravilhosa que Ana é foi muito especial para mim, e o resultado traduziu todos os sentimentos felizes daquele dia.”
Obrigada pela confiança, Ana. 💗
#fotógrafadeeventos #fotografia #eventosembh #belohorizonte”
Nessa legenda, além de demonstrar seu carinho pela sua cliente e pela ocasião, você ainda expôs o orgulho que sentiu com o resultado das suas fotos e com sua entrega.
Legendas demonstrando conhecimento técnico
Enfatizar a qualidade do seu trabalho e os conhecimentos técnicos que você possui é sempre uma boa ideia para encantar seus seguidores e potenciais clientes.
Compartilhe uma foto na qual você explorou um efeito diferente, uma técnica especial ou que você sente orgulho por ter tirado. Na legenda, você pode explicar como foi o pensamento por trás da imagem e a produção. Por exemplo:
“Quem olha para essa foto não imagina o quão trabalhosa ela foi! 😮💨
Após vários minutos analisando qual seria o melhor ângulo e a melhor lente para tentar capturar esse momento do jeito que ele merecia, foi preciso esperar até que o sol batesse nas árvores do jeito certo – trazendo esse efeito tão especial.
Comenta aqui se vocês gostaram! 😊”
Além de demonstrar sua preocupação e cuidado ao registrar um momento, você ainda transmitiu conhecimento e chamou seus seguidores para interagir nos comentários sobre sua foto.
Legendas para parceiros
Na fotografia, é comum fechar parcerias como uma forma de divulgar seu trabalho e criar uma rede de networking.
Compartilhar uma publicação agradecendo seus parceiros pela troca é uma maneira de demonstrar gratidão e mostrar que você se preocupa em estar sempre buscando jeitos de elevar seu negócio.
“Mais uma noiva e suas madrinhas ficando lindas com o Beauty Salon! 😍
Amigas, lembrem-se que, fechando um dos meus pacotes, vocês têm um cupom de desconto com as meninas do Beauty Salon para ficarem ainda mais maravilhosas nos seus dias especiais! Obrigada meninas!
Suas fotos e suas makes vão ser um sucesso! 🥰
#fotografiadecasamento #fotógrafadecasamento #makeparacasamento”
Legendas assim divulgam e agradecem seu parceiro, reforçam uma condição especial que seus clientes têm ao fechar um pacote fotográfico e criam mais proximidade com seus seguidores, usando apelidos e uma linguagem mais amigável.
Existem diferentes jeitos de elaborar boas legendas para criar uma conexão maior com seu cliente e, consequentemente, fechar novos contratos. É importante lembrar que você precisa escrever uma mensagem que seja relevante para seu cliente ao mesmo tempo que se aproxime dele.
Inclua seus seguidores, seus clientes e desenvolva mais seus pensamentos em relação ao seu trabalho nas suas publicações – é uma ótima maneira de elevar sua comunicação.
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#FocoNoSucesso 🚀