Definir a mensagem que o profissional deseja transmitir ao cliente é fundamental para conseguir estabelecer uma comunicação clara e eficaz com seu público-alvo. Essa mensagem não apenas reflete o estilo e a especialidade do fotógrafo, mas também seus valores e a experiência que seu serviço oferece.
Uma comunicação bem definida orienta todas as interações com o cliente, desde o marketing e as redes sociais até o atendimento e a entrega final. Além disso, é uma maneira de se aproximar da audiência, que pode se identificar (ou não) com a mensagem transmitida.
Isso garante que cada ponto de contato transmita uma imagem consistente e profissional, criando uma conexão mais forte e duradoura com o público-alvo. Neste artigo, exploraremos como fotógrafos podem definir e comunicar sua mensagem para construir uma marca sólida e confiável.
Conhecimento do público-alvo
Conhecer seu público-alvo é um dos pilares fundamentais na hora de definir e comunicar de maneira eficaz a mensagem do seu negócio. Isso envolve entender as características, necessidades e preferências da sua audiência. É, basicamente, se perguntar: com quem eu quero falar?
Se você é um fotógrafo de casamento, por exemplo, qual é o perfil de cliente que você está buscando para fotografar? São noivos de classe A organizando um evento mais formal e exclusivo? Ou você planeja fotografar noivos que optam por festas mais descontraídas e intimistas, ou até mesmo sem grandes cerimônias?
Sua comunicação vai depender totalmente do tipo de público que você está tentando alcançar, pois sua linguagem deve estar alinhada com essa audiência para que se identifiquem com seu trabalho e desejem fechar o contrato.
Esse conhecimento do seu público-alvo permite, também, uma maior conexão com seu cliente e maior índice de fidelização.
Definição do posicionamento
Após identificar e conhecer melhor seu público-alvo, o próximo passo é definir o que você quer transmitir e comunicar aos seus clientes. Por exemplo: um fotógrafo newborn que deseja expressar, por meio da sua linguagem nos seus pontos de contato, uma mensagem de afeto e aconchego para seus clientes.
Esse posicionamento profissional é um dos pontos mais importantes dentro da sua marca, porque não apenas dita sua comunicação, mas também toda sua identidade visual e verbal.
Afinal, um profissional que deseja transmitir aconchego deve elaborar uma marca alinhada com essa proposta — desde o logotipo e a estética até o jeito que se expressa em suas plataformas.
Tom de voz da marca
O tom de voz da sua marca está bastante entrelaçado com o seu posicionamento como profissional. O que você deseja transmitir para seu cliente precisa ser traduzido na forma que você interage e conversa com esse público.
Todas as suas interações com clientes e seguidores devem seguir o posicionamento que você definiu para sua marca, utilizando uma linguagem que condiz com essa definição. Essa linguagem adaptada é, em outras palavras, o seu tom de voz.
Além disso, é preciso saber adaptar essa comunicação conforme o canal de comunicação. É fundamental entender que em alguns pontos de contato, principalmente os diretos como o WhatsApp, merecem uma interação mais pessoal — considerando que é, muitas vezes, o primeiro contato do cliente com você.
Dessa maneira, alinhando sua linguagem e adaptando-a em seus canais, você alcança os clientes certos com a comunicação correta, aumentando as chances de fechar novos contratos.
Consistência da mensagem
É fundamental garantir que sua mensagem esteja sendo transmitida de maneira consistente em todos os seus pontos de comunicação. Uma linguagem padrão entre todos os seus pontos de contato com o cliente é essencial para que exista uma coesão na comunicação da sua marca.
Além disso, é importante também estar sempre repetindo seu posicionamento, de maneira que se torne um diferencial do seu negócio ao mesmo tempo que reforça sua mensagem.
Ou seja, não tenha medo ou vergonha de estar sempre repetindo a mesma coisa. Por exemplo: um fotógrafo especializado no nicho de pets quer transmitir ao cliente que o conforto do seu animal de estimação vem em primeiro lugar no ensaio fotográfico.
Por isso, esse profissional busca repetir em suas publicações do Instagram as medidas que tomou para tranquilizar o pet e oferecer uma experiência de excelência para o cliente.
Afinal, em plataformas como as redes sociais, existirá um fluxo maior de visitantes entrando e saindo do seu perfil. Por isso, ser repetitivo não é um problema: sempre haverá alguém que nunca ouviu antes.
Storytelling
Existem algumas estratégias para tornar sua mensagem mais envolvente e memorável, elevando a sua comunicação e podendo, até mesmo, atrair a atenção de mais clientes.
Você pode trazer histórias pessoais ou emocionantes para se conectar mais com seus seguidores. Leia mais sobre a humanização das suas redes sociais neste artigo.
Criar conteúdos que reflitam os valores e o posicionamento da sua marca, ao mesmo tempo que criem mais proximidade com seu público, é uma estratégia interessante para alcançar uma audiência maior e ainda transmitir sua mensagem de maneira mais eficiente.
É fundamental construir uma comunicação que faça sentido com a sua marca e agregue valor ao seu serviço. Uma mensagem bem transmitida, que tenha impacto e envolva o público-alvo, pode transformar um negócio de esquecível para memorável.
Além disso, é uma maneira de aproximar sua audiência e fazer com que se sintam mais próximos do seu trabalho.
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