A psicologia das cores é um estudo amplamente utilizado em áreas como a publicidade e o marketing. A pesquisa explica que as cores podem influenciar, mesmo que inconscientemente, a percepção das pessoas diante de uma marca — isso porque cada uma transmite uma sensação específica.  

Explorar esse conceito na fotografia pode elevar o trabalho e trazer mais significado e coerência para a proposta de um ensaio fotográfico, entregando um resultado que consegue transmitir com mais eficácia a mensagem desejada pelo cliente.   

O que é psicologia das cores?

A psicologia das cores é um estudo que tem como objetivo compreender melhor o comportamento humano em relação às cores. É uma análise detalhada para entender e definir quais são as emoções e desejos que as cores estimulam nas pessoas. 

Um dos principais objetivos do marketing é persuadir o cliente, usuário ou telespectador para consumir determinado conteúdo ou comprar determinado produto. E uma das formas mais eficazes de persuasão é trabalhar a emoção de quem está recebendo aquela propaganda, e as cores entram como um fator decisivo nesse momento. 

Quando se trata de empresas e marcas, explorar a psicologia das cores dentro do branding é essencial. Na fotografia, não apenas é possível usar essa estratégia na identidade visual, mas também trabalhar com as cores para entregar trabalhos que traduzem a mensagem que o cliente busca transmitir de maneira mais clara e coerente. 

Significado das cores


Vermelho


O vermelho pode ser associado a emoções como paixão, energia, urgência, raiva e até mesmo fome. 

Um dos principais exemplos da utilização do vermelho na psicologia das cores é a rede fast-food Mc Donalds, com o vermelho e o amarelo potentes que chamam atenção e estimulam o sentimento de urgência em quem está vendo.

Entretanto, na fotografia, pode ser interessante utilizar essa cor para representar o amor e a paixão em ensaios de casais, especialmente durante datas comemorativas como o Dia dos Namorados. 

Fotógrafos de produtos podem também utilizar o vermelho para trazer esse sentimento de urgência e vontade, e estimular as pessoas a quererem consumir ou comprar o que está sendo fotografado.

Tons mais claros do vermelho, como o rosa, podem representar outras emoções, como a delicadeza e o romantismo, de maneira mais sutil e leve. Pode combinar com ensaios de família, gestantes e newborn. 

Azul


O azul evoca emoções como a calma, a serenidade, a confiança, a segurança e até mesmo a tristeza. 

Usar tons de azul em fotografias pode transmitir a sensação de paz e relaxamento, encaixando muito bem com retratos e paisagens. Cenários como praias ou contando com o céu azul na composição evocam a sensação de tranquilidade, combinando com retratos com propostas mais introspectivas e pessoais ou ensaios de noivado, por exemplo. 

Um azul mais escuro está associado com nobreza e sofisticação, e pode também ser utilizado em retratos, porém seguindo propostas diferentes, como ensaios corporativos e profissionais, a fim de emanar uma energia de poder e conhecimento. 

Amarelo


O amarelo é uma cor que evoca felicidade, otimismo e energia. Ele chama atenção e transmite calor, alegria e animação. 

É uma aposta muito interessante para a fotografia de eventos, justamente por capturar a vibração e a energia do momento, colocando em destaque aquela ocasião especial. 

Além disso, detalhes em amarelo em retratos — seja em estúdio, incorporando nos cenários, ou em ensaios externos — pode iluminar a fotografia e trazer uma sensação de positividade. 

Amarelos mais claros, em tons pasteis, trazem também a emoção de felicidade mas de maneira mais delicada e sensível, sendo muito utilizados para fotografias newborn e ensaios familiares. 

Verde


O verde está ligado à natureza, o crescimento, a tranquilidade e renovação. Ele transmite a sensação de espiritualidade e vitalidade. 

Por isso, ensaios externos são ideais para explorar os tons de verde e trazer essa sensação natural — principalmente em retratos pessoais e conceituais, destacando a beleza e a harmonia daquele ambiente. 

Além disso, trazer alguns elementos verdes em outras propostas de ensaios, seja em estúdio ou fora, pode dar um ar mais rústico e trazer a sensação de estar perto da natureza mesmo dentro de um ambiente interno.   

Laranja


O laranja está associado a emoções como o humor, a energia, o calor, o fogo, a extravagância, etc. Além disso, é uma cor que pode trazer inspiração.

Em fotografias de ação ou esportes, o laranja se encaixa perfeitamente, podendo transmitir dinamismo e movimento. Para fotógrafos de alimentos, o laranja pode realçar o apelo e despertar o apetite em quem está vendo.

Além disso, é uma cor muito utilizada em estações do ano como o outono, entrando perfeitamente na paleta de cores dessa época e ambientalizando as fotografias. Leia mais sobre como aproveitar as estações do ano neste artigo

Roxo


O roxo é uma cor que está associada à criatividade, ao mistério e ao luxo. Além disso, também pode evocar sensações de introspecção e sabedoria. 

Ensaios conceituais e que trazem uma proposta mais literária são opções interessantes para apostar em tons de roxo na composição, trazendo uma atmosfera mágica. Além disso, assim como o azul escuro, ele encaixa muito bem com sessões de fotos profissionais e corporativas. 

Fotógrafos de ambientes podem aproveitar o roxo para espaços empresariais também, entregando para a foto uma sensação de criatividade, de trabalho inovador — combina com startups e empreendedores. 

Preto e branco

As cores preto e branco podem ser associadas à elegância, à formalidade e ao mistério. Também podem remeter a simplicidade. 

Na fotografia, são tons poderosos para destacar detalhes em uma foto, ou trazer uma atmosfera mais sofisticada e minimalista — tendências que estão muito em alta ultimamente. 

Como aplicar a psicologia de cores na fotografia


Aplicando as cores na identidade visual 

O branding e a identidade visual são ferramentas poderosas para transmitir uma boa primeira impressão a um potencial cliente e, ao mesmo tempo, traduzir a mensagem que você deseja passar com seu negócio. 

As cores em um design de logotipo podem impactar diretamente na sensação que é transmitida para o cliente ao se deparar com a sua marca. 

Por isso, é importante selecionar sua paleta de cores com cuidado e sempre levando em consideração seu público-alvo e seu nicho fotográfico.

Por exemplo: é recomendável que uma fotógrafa de gestantes utilize cores mais delicadas e claras na sua identidade visual, para não causar confusão ou espanto e se alinhar com a sua área de atuação. Como rosas, azuis ou roxos claros. Os tons pasteis encaixam muito bem com a proposta de delicadeza, suavidade e conforto. 

Escolhendo a cor certa para a composição de fotos

O primeiro passo para um ensaio fotográfico é desenvolver e definir, junto com o cliente, a ideia e a proposta que serão seguidos nas fotografias. Faça perguntas como: qual sensação você deseja transmitir com as suas fotos? Qual mensagem você deseja passar? 

Tendo isso definido, é possível escolher de maneira mais certeira as cores a serem utilizadas na composição das fotos. Seja em ensaios externos, utilizando elementos naturais, no vestuário, ou incorporando essa paleta nos cenários de estúdio. O importante é levar em consideração a proposta desenvolvida na hora de escolher as cores.

Um ensaio de família com o objetivo de transmitir alegria, diversão e espontaneidade nas fotos, por exemplo, pode contar com amarelos e laranjas na composição, trazendo essa sensação de animação e felicidade. 

Definindo as paletas de cores

É importante definir paletas de cores harmoniosas, que estejam alinhadas com a proposta do ensaio e que façam sentido com o seu trabalho. Além disso, que também criam uma composição equilibrada e bonita em um plano geral.

Pode ser desafiador construir uma paleta de cores que faça sentido entre si e dentro das fotografias como um todo. Entretanto, existem algumas plataformas que podem auxiliar na elaboração dessas paletas.

O Adobe Color, o Color Hunt e o Material Palette são exemplos de sites que auxiliam na criação de paletas de cores ou disponibilizam opções prontas que você pode escolher baseando-se no conceito e proposta da sessão de fotos. 

Ajustes de cor na pós-produção 

A edição de imagens é uma ferramenta poderosa para os fotógrafos, contribuindo para um resultado de qualidade e satisfatório, ajudando a transmitir a mensagem desejada na composição das fotos. 

A pós-produção tem o poder de transformar a entrega final, podendo potencializar cores específicas na imagem, ou até mesmo manipular os tons para que entrem dentro da proposta de maneira mais certeira.

Ou seja, não tenha receio de trabalhar com suas ferramentas de edição para mudar ou melhorar as cores da fotografia. É uma forma muito eficaz de entregar um trabalho mais polido e surpreendente. 


Um profissional versátil que consegue explorar diferentes elementos e estratégias para entregar resultados surpreendentes se destaca no mercado. Uma entrega coerente com o nicho de atuação e com a proposta que o cliente deseja para suas fotos são fundamentais para elevar o trabalho do fotógrafo. 

Utilizar conceitos como a psicologia das cores pode trazer mais harmonia para o portfólio e impressionar os clientes, que recebem um álbum de fotos que alcança suas expectativas. 


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