Muitos fotógrafos compartilham a mesma dúvida: por quanto tempo preciso armazenar as fotos dos clientes? Como organizar os arquivos sem que sejam acidentalmente deletados ou perdidos?

Parece ser um tópico superficial e a primeira resposta que pode vir à mente é: salvar em um pendrive ou HD e guardar em algum lugar.

Porém, não é tão simples assim. Alguns fatores precisam ser considerados dentro dessa questão, como:

• Tempo de armazenamento
• Obrigações contratuais
• Segurança dos materiais
• Espaço disponível para arquivos pesados

Tempo de armazenamento

Por muito tempo, havia um consenso dentro da fotografia de que o período ideal para o armazenamento era de 5 anos. 

Porém, diante das mudanças no mercado, do aumento da demanda e do grande volume de trabalhos, arquivar tantas imagens por um tempo tão longo pode ser inviável para os profissionais.

Pastas com um número elevado de arquivos, principalmente fotos em alta qualidade, são pesadas e consomem muito espaço dentro de qualquer dispositivo utilizado para armazenar – seja ele físico ou em plataformas online. 

Com um número grande de trabalhos, a quantidade de arquivos só aumenta. Por isso, é preciso definir um prazo para guardar as fotos dos clientes, de maneira que crie um equilíbrio entre o que faz sentido dentro do negócio e as necessidades do seu público. 

Fotógrafos de eventos, por exemplo, podem considerar armazenar as imagens por um período maior de tempo – principalmente por tratarem de ocasiões especiais e muitas vezes únicas, como casamentos. Porém, pela quantidade maior de trabalhos, uma possibilidade é inserir uma taxa adicional no contrato, à escolha do cliente, para um prazo maior de armazenamento de fotos.  

Obrigação contratual 

Dentro do Código Civil, existe um prazo prescricional para os contratos de prestação de serviços – isso significa o tempo que o contratante tem para exigir obrigações contratuais e abrir um processo judicial se desejar. 

Isso vale para contratos que não possuem cláusulas que determinam o tempo de armazenamento de arquivos – e, por esse motivo, é recomendável que essa questão seja incluída.

Ou seja, existe um risco de possíveis desentendimentos e até mesmo possibilidade de responder judicialmente caso o profissional não inclua uma previsão contratual do prazo para guardar as fotos do cliente e acabe deletando ou perdendo os arquivos antes do tempo.

De qualquer forma, muitos profissionais recomendam estabelecer pelo menos um ano de armazenamento – independente do nicho fotográfico ou da demanda. 

Segurança dos materiais

Um ponto muito importante na hora de pensar no armazenamento dos arquivos, é escolher um método de arquivamento que garanta a segurança dos trabalhos e não ofereça riscos de perdas. 

Pendrives ou HDs externos, por exemplo, precisam ser guardados em ambientes adequados para evitar o corrompimento dos arquivos e possíveis erros irreparáveis, longe de umidade e recebendo o tratamento correto na hora de conectar e desconectar de seus aparelhos. 

Quando se trata de plataformas online para guardar arquivos, a praticidade precisa trazer, também, segurança. Manter seus dados de acesso seguros, com as verificações necessárias para evitar vazamento de informações, é um ponto essencial na hora de armazenar seus trabalhos digitalmente.

Plataformas como o Google Drive, Dropbox, Mega, entre outras que oferecem armazenamento em nuvem, são intuitivas e fáceis de usar, porém, com um limite de espaço que, para aumentar, é preciso realizar assinaturas mensais.

Espaço disponível  

O espaço digital é outra questão a ser considerada. Nos sistemas mencionados anteriormente, é preciso assinar mensalmente para aumentar a capacidade de armazenamento da conta. 

Pastas com fotografias em alta tendem a ser pesadas e ocupar bastante espaço em disco. Por isso, o fotógrafo acaba tendo um gasto adicional com armazenamento. Entretanto, ter uma segurança maior no meio de armazenamento é ideal para evitar possíveis problemas. 


Ou seja, armazenar seus trabalhos não é tão simples como salvá-los em um pendrive e jogar dentro de uma gaveta. É preciso levar em consideração diversos pontos que podem, além de eliminar vários riscos legais, garantir sua credibilidade e seu profissionalismo diante de seus clientes. 

Gostou desse conteúdo? Então siga a YouFocus no Instagram para acompanhar os melhores conteúdos sobre estratégia, produtividade, empreendedorismo, marketing e vendas, tudo voltado para o universo da fotografia. 

#FocoNoSucesso 🚀