A definição do público-alvo é fundamental para o sucesso de qualquer negócio, mas, infelizmente, é muito comum vermos profissionais de fotografia tratando o tema como se fosse uma perda de tempo.

Existe um pensamento popular de que é necessário atender a todas as pessoas e a todos os serviços, para não perder as oportunidades que surgem no dia-a-dia.

No entanto, isso pode trazer muitas dificuldades para o negócio, uma vez que é preciso ter foco e direcionamento para conquistar os clientes certos, aqueles que realmente estão procurando por aquilo que você oferece.

Neste conteúdo vamos dar bons motivos para você definir o seu público-alvo o quanto antes, e alcançar o sucesso na fotografia. 😉

O que é público-alvo?

O público-alvo nada mais é do que um grupo de pessoas com algumas características similares, que possuem interesses e necessidades em comum. É uma fatia da sociedade que a empresa escolhe para atender.

O público pode ser definido com base em:

• Gênero
• Idade
• Estado civil
• Nível de formação
• Ocupação profissional
• Faixa salarial
• Estilo de vida
• Etc.

Serviços e produtos adequados

O primeiro argumento sobre a importância do público-alvo é que, quando se tem um público bem estabelecido, é possível elaborar produtos e serviços mais adequados às suas necessidades e desejos.

Podemos pensar em clientes de classes sociais diferentes. Por exemplo, um cliente que pertence à classe A, com uma renda elevada, está acostumado com produtos e serviços de maior qualidade e, por isso, têm expectativas distintas de clientes de classe B e C.

Esse cliente espera que as fotos sejam excelentes e acima da média, mas também querem que os produtos impressos, como álbuns e posteres, sejam sofisticados e tenham um acabamento mais nobre.

Portanto, antes de decidir quais produtos e serviços sua empresa de fotografia vai oferecer, você deve ter consciência de quem é o seu público-alvo.

Preços coerentes

O preço na fotografia sempre gera debates polêmicos, uma vez que os profissionais, principalmente aqueles em início de carreira, não sabem ao certo o quanto cobrar.

Muitos pedem orçamentos para os concorrentes apenas para copiar os valores dos pacotes, sem levar em conta que os públicos podem ser totalmente diferentes. O resultado dessa tática pode ser desastroso.

Alguns públicos procuram por preços baixos, por outro lado, existem pessoas que se interessam mais por orçamentos mais altos.

Se você tiver o público-alvo mapeado, sem dúvida conseguirá criar opções mais justas e condizentes com a realidade dos clientes que pretende conquistar.

Comunicação assertiva

Quando você não sabe quem é seu público-alvo, é praticamente impossível se comunicar e fazer campanhas de marketing de maneira eficiente.

Todas as peças de comunicação precisam estar alinhadas ao perfil do público, caso contrário, as pessoas impactadas podem não se interessar pelo seu trabalho, por melhor que ele seja.

Um fotógrafo focado na área de newborn, por exemplo, precisa trabalhar com uma linguagem completamente diferente de um profissional que atende o mercado corporativo.

Para o profissional de newborn, criar peças gráficas usando cores com tons mais suaves pode ser uma excelente opção. Já para o profissional de fotografia corporativa, usar cores mais fortes e escuras pode ser o ideal.

Dependendo do público, você deve pensar nos seguintes elementos de comunicação:

• Linguagem
• Tom de voz
• Paleta de cores
• Tipografia
• Padrão de imagens
• Etc.

Você pode confirmar esse argumento acessando sites ou perfis no Instagram de fotógrafos ou empresas bem-sucedidas. Observe como existe uma ligação entre as peças de comunicação e o setor de atuação.

Conclusão

A conclusão aqui é muito simples: Somente com um público-alvo bem definido você conseguirá conquistar mais clientes para sua empresa de fotografia. 😃

Lembre-se de que tudo que você faz deve ter o público-alvo como ponto de partida. 

Sem conhecer o cliente, não dá para elaborar produtos e serviços que atendam suas expectativas, criar peças que chamem sua atenção ou cobrar de forma adequada à sua realidade.

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