Nos últimos anos, a inteligência artificial conquistou seu espaço e revolucionou o mundo, sendo hoje uma das ferramentas tecnológicas mais utilizadas.
Entre as milhares de funcionalidades das IAs, um grande destaque é a capacidade de desenvolver programas e aplicativos que são treinados para gerar imagens baseadas em comandos, utilizando como referência uma foto do rosto dos usuários, cujas aparências são replicadas em diferentes cenários e realidades.
Essa nova era de criação de imagens por IA levanta sérios questionamentos, e um deles é: considerando a capacidade de produção de imagens das pessoas do jeito que elas quiserem, com um simples comando ou toque de tela, seria o fim do trabalho do fotógrafo como conhecemos?
O papel da inteligência artificial na fotografia
A inteligência artificial vem revolucionando o mercado, transformando o trabalho de muitos profissionais e oferecendo novas ferramentas e equipamentos que facilitam a produção.
Na fotografia, os equipamentos se tornam cada vez mais poderosos por conta dos avanços da inteligência artificial, com câmeras potentes e tecnológicas que elevam o trabalho do fotógrafo.
A IA também transformou o jeito que o profissional edita suas imagens, tendo a capacidade de identificar aspectos que precisam ser aprimorados e implementar essas melhorias de maneira instantânea.
Além disso, ferramentas generativas como o ChatGPT, também podem auxiliar profissionais com demandas do dia a dia que antes tomavam muito tempo, como a criação de textos para conteúdos, campanhas ou mesmo contratos.
Leia mais sobre como utilizar essas plataformas para otimizar sua rotina na fotografia neste artigo.
Os desafios da fotografia com a IA
Dentro da fotografia, existe um grande debate e uma grande preocupação ao redor da necessidade do fotógrafo no futuro, diante desse cenário de evolução tecnológica constante.
O grande receio dos profissionais é perceber uma diminuição na demanda por serviços, considerando que a IA pode, futuramente, passar a atender às necessidades de alguns clientes na medida que a tecnologia se torne mais realista.
Outra dificuldade de alguns fotógrafos é a necessidade de adaptação a diversas novas ferramentas, muitas que podem sair do orçamento disponível para investimento.
E, quando se trata dessas novas ferramentas, não se resumem apenas a equipamentos. Muitas plataformas e recursos que estão sendo criados podem acabar transformando diversos nichos fotográficos.
Por exemplo: fotógrafos de retratos e ensaios pessoais passam a ter que competir diretamente com programas que criam as imagens das sessões de fotos sem que o cliente tenha que sair de casa.
As vantagens da fotografia sobre a Inteligência Artificial
Apesar das preocupações que alguns fotógrafos podem sentir diante do cenário da IA, existem habilidades cruciais para um profissional da fotografia que ferramentas tecnológicas não conseguem replicar.
Olhar artístico e humano
Muitas vezes, quando imagens ‘falsas’ geradas por IA viralizam na internet, os comentários são sempre os mesmos: é muito fácil identificar que não é uma pessoa de verdade.
Fotografias geradas por inteligência artificial pecam em uma qualidade muito valorizada pelo público: o olhar humano. Por mais realista que as imagens sejam, as pessoas criadas pelas ferramentas não parecem humanas — algo sempre parece estar faltando.
Por isso, os usuários enxergam esses programas e aplicativos apenas como brincadeiras e trends das redes sociais, mas não levam a sério o suficiente para efetivamente substituir o trabalho de um fotógrafo por um “ensaio” realizado pela IA.
Além disso, as referências artísticas de um profissional são muito pessoais e únicas, e a tecnologia não consegue reproduzir a originalidade. Afinal, as fotos são geradas baseadas em bancos de imagens já produzidas e armazenadas na internet.
Cuidado e profissionalismo
Uma empresa de fotografia requer várias características para que faça sucesso, e todas dependem exclusivamente do profissional.
Qualidades como o cuidado com o negócio, o profissionalismo da marca, a credibilidade transmitida, a atenção com o cliente, entre muitas outras, são fatores que impulsionam o trabalho de um profissional e que um sistema de inteligência artificial não consegue entregar.
No final das contas, o serviço fotográfico é o conjunto de marca, profissional, trabalho e resultado. É um processo completo que apenas o fotógrafo consegue oferecer.
Contato e conexão com o cliente
Construir conexão e proximidade com os clientes é uma enorme vantagem do fotógrafo sobre a inteligência artificial.
Criar um relacionamento mais próximo com seu público-alvo é uma forma de conquistar mais clientes e de entregar uma experiência mais personalizada e completa. Essa habilidade de conexão e familiaridade é algo que os sistemas tecnológicos não conseguem oferecer aos usuários.
Mesmo se tratando de IAs como o ChatGPT, treinadas para interagir com os usuários, a sensibilidade e tato para conversar e se conectar são inexistentes na máquina — tanto na visão do cliente, que sabe que não está conversando com outro ser humano, quanto dentro do sistema, que não possui a capacidade de elaborar uma interação calorosa.
Tratamento de imagens personalizado
Enquanto existem ferramentas e recursos que otimizam e facilitam o processo de pós-produção, fica nas mãos do profissional tratar suas imagens para que o resultado entregue ao cliente atenda suas expectativas e seja satisfatório.
O cuidado com o tratamento das fotos também pode ser relacionado ao olhar humanizado e artístico de um fotógrafo, que saberá o que o cliente deseja e trabalhará para alcançar um resultado exclusivo e cuidadoso.
Todo o processo de pós-produção impacta diretamente na entrega, então deixá-lo nas mãos das máquinas não é a melhor estratégia na fotografia. Esse trabalho continuará sendo responsabilidade do profissional.
Apesar dos desafios e preocupações diante do cenário da IA, uma coisa é certa: o trabalho dos fotógrafos não poderá ser substituído, apenas adaptado diante de novas ferramentas e recursos.
De qualquer maneira, é importante que o profissional acompanhe essas evoluções e perceba que as novas tecnologias oferecem muitas oportunidades para se reinventar e prosperar na carreira.
Assumir uma postura curiosa e estar sempre buscando conhecimento na profissão é uma das principais formas de, assim como a inteligência artificial, estar constantemente evoluindo.
Gostou desse conteúdo? Então siga a YouFocus no Instagram para acompanhar os melhores conteúdos sobre estratégia, produtividade, empreendedorismo, marketing e vendas, tudo voltado para o universo da fotografia.
#FocoNoSucesso 🚀