Por que investir em marketing?

Se você ainda não sabe se deve investir em marketing para fotógrafos, pensei na seguinte hipótese:

Enquanto você se questiona, e perde tempo sem anunciar seus serviços na internet, inúmeros outros fotógrafos estão fechando ensaios e eventos. Quanto mais tempo você perde sem investir na divulgação, menos trabalhos aparecem para que você continue ativo e faturando.

Sim, é uma hipótese incômoda, mas é muito real. Para confirmar isso, você pode acessar o Google, o Instagram ou Facebook, e conferir quantos fotógrafos da sua cidade estão trabalhando em ações para conquistar novos clientes.

Por isso, é de extrema importância que o fotógrafo que deseja aumentar seu alcance, invista em marketing. Através dele, seu portfólio será conhecido por muitos potenciais clientes, e seu trabalho poderá se tornar uma grande referência. Mas, para que isso aconteça, é necessário utilizar as técnicas corretas e no momento certo.

Ações de marketing para fotógrafos

Sabendo agora que o marketing é muito mais poderoso do que você imaginava, vamos falar sobre como utilizá-lo da maneira correta. Afinal de contas, boas técnicas com o público errado não realizam nenhum tipo de ação favorável.

Ou seja, para obter sucesso e fechar mais serviços, você precisa trabalhar diretamente com o marketing para fotógrafos. Parece óbvio, mas é algo que precisa ser dito e enfatizado, pois muitos profissionais se utilizam de ações que funcionam em outras áreas e nichos, mas que na fotografia não têm tanto efeito.

Sendo assim, vamos falar sobre 5 ações direcionadas que irão te auxiliar a conquistar novos clientes, aumentar seu alcance e melhorar sua imagem, para que seu trabalho seja cada vez mais reconhecido e requisitado.
Confira abaixo, as 5 dicas:

Crie um blog

Muitos fotógrafos acreditam que não precisam investir no contato com o cliente, mas isso é um dos maiores erros que ele pode cometer. Se você pensa assim, por favor, reveja sua estratégia.

Criando um blog, por exemplo, você poderá estar em contato direto com seus clientes atuais e potenciais novos clientes, gerando conteúdo e garantindo seu espaço.

Por exemplo, se você trabalha com ensaios infantis, pode abordar temas de festas no blog. Você pode escrever sobre decoração, escolha dos temas das festas, iluminação, dicas, e etc.

Dessa maneira, todas as pessoas que pesquisarem por temas que você aborda, poderão encontrar seu blog, e descobrir seu trabalho, contratando seu serviço.

O mais importante aqui, porém, é fornecer um conteúdo de qualidade, e não apenas escrever por escrever. Fale sobre assuntos que te interessam, e que tenham a ver com seu nicho de trabalho. Assim o trabalho não ficará pesado, e sua audiência terá assunto relevante para ler, e poderão conhecer o seu trabalho.

Aposte no Instagram e Facebook

Sim, aposte em sorteios nas redes sociais, por mais clichê que isso possa parecer. Quando você promove um sorteio, e cria regras sobre seguir o perfil e indicar amigos, por exemplo, você abre um leque de oportunidades.

Seu perfil passa a se tornar muito mais visível, e se seu conteúdo for igualmente interessante, será uma questão de tempo até que muitos novos seguidores comecem a surgir e a permanecer.

Por isso, é importante deixar as regras do sorteio muito claras, utilizar um app que não traga problemas de fraude, e não abusar das regras com práticas abusivas. Além, é claro, de manter um perfil interessante e com uma excelente apresentação do seu portfólio.

Divulgue sua rotina nos stories

Você pode utilizar os stories do Instagram e do Facebook como uma grande ferramenta de marketing para fotógrafos.

Além de divulgar as fotos e os ensaios prontos no feed, também é fundamental que você divulgue sua rotina de fotógrafo por lá. Com essa proximidade com o público, além de garantir muito mais engajamento, você poderá mostrar em tempo real qual é o seu diferencial, suas direções e como você trabalha.

Invista nesse tipo de marketing e conquiste muito mais seguidores e potenciais clientes.

Impulsione o alcance das suas melhores fotos

Divulgue todas as fotos que você encontrar potencial, e que poderão tornar seu perfil comercial e agradável aos olhos, mas invista verdadeiramente nas melhores.

Você pode pagar para que o alcance dessas fotos sejam melhores, em todas as redes sociais, atraindo assim, muito mais público e clientes. Não precisa fazer grandes investimentos. Muitas vezes com apenas R$ 20,00 você aumenta, e muito, o alcance de uma publicação.

Tenha um WhatsApp para atendimento

Sim, trabalhar com um WhatsApp diretamente para conversar com os clientes e potenciais clientes é uma forte estratégia de marketing para fotógrafos. Através dele, você poderá conversar com cada um deles, tirar dúvidas, falar sobre pacotes, valores e promoções.

Além disso, com o WhatsApp, você também poderá estar em contato constante com as leads, aquelas pessoas que se interessam pelo seu trabalho o suficiente para procurarem, porém não o bastante (ainda) para fecharem negócio.

Você poderá então, convencê-los muito mais sobre o porquê do seu serviço ser uma boa escolha e como vale a pena investir na eternização dos momentos que você faz.

Conclusão

Se o marketing para fotógrafos carrega um poder tão grande de divulgação do seu trabalho, e pode ajudá-lo a conquistar mais contratos de fotografia, não pense duas vezes. Comece agora mesmo a colocar todas as dicas em prática e conquiste seu espaço no mercado!