Nenhum fotógrafo gostaria de passar por uma situação difícil ou desconfortável com um cliente. Por isso, alinhar as expectativas de maneira clara e transparente é o melhor caminho para evitar problemas.

O alinhamento, além de tornar esses desconfortos mais distantes, ajuda a garantir a satisfação do cliente com o serviço e atendimento e, também, estabelecer uma comunicação de qualidade entre fotógrafo e cliente. Mas como fazer isso?

Entenda as necessidades e desejos do cliente

Fazer uma reunião inicial com seu cliente (ou potencial cliente) para compreender suas vontades e objetivos com o ensaio fotográfico é o primeiro passo para alinhar as expectativas.

Faça um briefing completo, incorporando desde perguntas mais abrangentes até abordar pontos como possíveis referências que os clientes tenham, quais são suas preferências estéticas e a visão imaginada para as fotos. 

Leia mais sobre como conduzir uma primeira conversa com o cliente: Vendas na Fotografia: Como conquistar o cliente na primeira conversa – YouFocus 

Explicar seu estilo e processo de trabalho 

Uma prática muito interessante para alinhar expectativas com o cliente é apresentar o seu portfólio de maneira mais detalhada. Explique como você aborda seus projetos, como é o seu processo de trabalho e qual é seu estilo fotográfico.

Essa estratégia diminui a abertura de questionamentos e até mesmo possíveis reclamações diante de escolhas artísticas nas sessões de foto ou na pós-produção. 

Quando um cliente contrata um serviço, ele deve estar ciente da estética do trabalho do profissional. Por isso, deixe esses pontos esclarecidos desde o começo.

Defina detalhes do serviço

Mostre de forma clara o que é possível ser feito dentro de cada pacote e o que o cliente pode esperar do serviço que contratou.

Relembre-o de pontos como: quantidade de fotos entregues, tempo de cobertura se for um evento ou tempo do ensaio fotográfico, locais ou cenários inclusos e qualquer outra informação relevante.

Reforce, também, os prazos de entrega — essa técnica ajuda a evitar cobranças indevidas e contribui para uma experiência mais satisfatória do cliente, que terá mais certeza da data que receberá suas fotos.

Apesar da maioria dessas informações serem encontradas em suas páginas ou em seu portfólio, ter uma conversa direta é a melhor maneira de garantir uma comunicação clara e evitar confusões.

Uma dica extra é elaborar um documento PDF para enviar para os clientes que fecharam o contrato, garantindo mais transparência e facilitando para que ele possa rever os pontos quando achar necessário. 

Imponha limites claros

Quando se trata de evitar situações desconfortáveis e conflitos, é crucial deixar seus limites claros e, se necessário, impor essas condições para não dar abertura para cobranças ou grosserias. 

Estabeleça regras para possíveis modificações no trabalho, deixe claro os custos adicionais para fotos extras e qualquer outro detalhe importante que deve ser transparente e esteja sempre comunicando o cliente dessas questões.

Impor limites para o seu cliente não significa ser ríspido, é apenas uma forma de valorizar o seu trabalho e conseguir entregar o melhor resultado para o cliente. 

Lembre-se que essa prática é apenas necessária diante de momentos conflituosos ou inadequados. 

Aprenda como lidar com situações e clientes difíceis na fotografia: Como lidar com situações e clientes difíceis na Fotografia – YouFocus 

Formalize em contratos

Após esclarecer todos os pontos fundamentais do seu serviço, formalize-os em um contrato. Destaque cláusulas importantes como as políticas de imprevistos, cancelamentos e pedidos de alterações. 

Elabore esse documento com uma linguagem acessível para que não haja dúvidas e  questionamentos futuros. Deixar tudo fácil e claro também contribui para uma experiência positiva do cliente, já que ele tem mais controle e conhecimento do serviço que contratou.

Quanto mais simples de entender, melhor.

Peça feedback no pós-atendimento

Entrar em contato com o cliente solicitando feedback após a entrega das fotos é uma prática recomendada de aplicar no seu negócio.

Assim, você não apenas coleta depoimentos para possivelmente utilizar em seu site ou redes sociais, mas também recebe um feedback sobre o seu serviço. Pergunte se o resultado atendeu às expectativas e se o processo foi descomplicado. 

Assim, caso algo tenha fugido do esperado, você saberá como melhorar os próximos atendimentos. Esse comprometimento com a experiência do cliente é uma maneira de fechar o serviço com chave de ouro.


Alinhar as expectativas do cliente com o serviço que você oferece é fundamental para que não exista nenhuma situação indesejada.

Uma comunicação transparente não apenas garante maior entendimento, mas também oferece mais segurança e constrói confiança para ambas as partes.

Ou seja, além de deixar tudo claro e simples, contribui para uma experiência positiva e satisfatória do seu cliente com seu negócio.


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