Muitos fotógrafos têm desejado iniciar no ramo de fotografia lifestyle, trazendo um estilo bem mais natural para as fotos de trabalho.

Entretanto, o grande problema é que eles não sabem muito bem por onde começar ou o que exatamente devem fazer para conseguir vender sessões de fotografia desse estilo aos clientes.

Por conta disso, esse artigo tem o intuito de mostrar como você pode começar na fotografia lifestyle para assim obter o sucesso desejado.

É claro que é preciso respeitar o jeito de cada fotógrafo e sua forma de atuar, mas há algumas dicas que podem ajudar você a iniciar nesse mercado.

Quer aprender mais sobre o assunto? Então não deixe de acompanhar esse texto até o final!

O que significa fotografia lifestyle?

Fotografia de familia em estilo lifestyle
Fotografia de familia em estilo lifestyle

A primeira coisa que precisamos falar aqui nesse artigo é a respeito do que é a fotografia lifestyle, para você entender esse estilo e implementar de verdade no seu trabalho.

Há muitos profissionais que dizem que fazem fotografia lifestyle, mas na verdade eles usam apenas o rótulo e não buscam fazer retratos do cotidiano e da rotina dos fotografados.

Portanto, você precisa entender justamente que o estilo lifestyle nada mais é do que fazer a retratação do dia a dia dos seus clientes, de modo que compreender isso vai facilitar passar esse conhecimento para eles de forma simples.

Dito isso, a partir de agora iremos mostrar a você sobre como começar na fotografia lifestyle e implementar de vez esse estilo nas suas sessões de fotografia.

Dica para começar a fazer fotografia lifestyle

Comece a fazer trabalhos usando esse estilo

Fotografia de bebê em estilo lifestyle
Fotografia de bebê em estilo lifestyle

A primeira dica é comece a fazer trabalhos utilizando esse estilo, pois isso vai permitir que você vá ganhando experiência dentro dele e ainda irá lhe permitir obter um bom portfólio.

Apenas praticando o estilo é que você vai realmente conseguir obter muito mais segurança e confiança para dirigir os clientes a serem fotografados durante as sessões.

Você vai saber exatamente o que pedir para eles fazerem ou ainda saberá usar o timing para tirar fotografias dos momentos espontâneos do cotidiano.

Para fazer a montagem do seu portfólio, você precisa convidar exatamente aquelas pessoas que realmente se encaixam no tipo de ensaio que deseja fazer, pensando em todos os detalhes da sessão e depois passando a divulgá-lo.

Isso permite que você acabe virando “refém” dos clientes que contrataram seus serviços anteriormente e gostam do que já fazia antes em seus trabalhos, bem como também não fica com os braços cruzados esperando oportunidades surgirem.

A fotografia lifestyle pode ser aplicada nos mais diversos tipos de sessões, como nas fotos de famílias completas, de casais, de bebês ou de gestantes, por exemplo.

Identifique o seu público e o entenda

Fotografia mãe e filha em estilo lifestyle
Fotografia mãe e filha em estilo lifestyle

Um dos grandes problemas de quem deseja começar na fotografia lifestyle é não procurar identificar e entender o seu público-alvo.

Ao fazer isso, você vai acabar não sabendo como lidar com as pessoas para as quais irá realizar os ensaios e que tentará conquistar.

Um erro muito comum, por exemplo, é tentar mudar o que o cliente gosta ou deseja, ou seja, um cliente antigo que tinha preferência por um outro estilo de fotografia para que ele goste de foto lifestyle.

Não há como você tentar buscar um cliente ideal que gosta de uma coisa para tentar convencê-lo a gostar de outra.

Os clientes que você tem que tentar atrair são aqueles que gostam do seu trabalho porque não curtem ensaios com fotos muito produzidas e cheias de poses.

É preciso conhecer esse tipo de cliente, pois é ele que interessa para o seu negócio, que irá valorizar a naturalidade desse estilo de fotografia e o que você vai conseguir capturar para adquirir seus serviços.

Portanto, procure conhecer bem o seu público-alvo e comece a estudar sobre ele, para que você possa garantir uma comunicação voltada para esse grupo de pessoas.

Isso vai lhe permitir, sem nenhuma dúvida, a alcançar o sucesso dentro desse novo estilo de fotografia.

Tenha objetividade na sua divulgação

Fotografia de criança em estilo lifestyle
Fotografia de criança em estilo lifestyle

Para você que quer começar na fotografia lifestyle é importante construir um portfólio para publicar apenas fotos com esse estilo, de modo a deixar bem claro ao seu cliente sobre como será o resultado do ensaio contratado.

Além disso, isso irá permitir que o cliente possa lhe ver como um fotógrafo que é especializado ou está se especializando nesse determinado estilo.

A divulgação é tudo para um negócio, fazendo uma enorme diferença para que você possa atrair mais clientes e assim fazer mais vendas.

Então de nada adiantará ficar publicando ensaios realizados com fotos de pessoas usando acessórios e fazendo poses se seu público tem preferência por ensaios naturais e espontâneos.

Você não quer clientes de diversos estilos diferentes, seu objetivo é trabalhar apenas com um tipo de fotografia e então atrair o público certo para ele.

Assuma esse estilo de fotografia para o seu trabalho, se você realmente deseja trabalhar com ele e foque na divulgação dos seus ensaios lifestyle, essa é a única forma de conseguir atrair a atenção de pessoas interessadas nesse tipo de foto.

Fotografia lifestyle é sobre movimentos e ações

Fotografia de família em estilo lifestyle

Um erro enorme que você que está começando a trabalhar com fotografia lifestyle comete é, no momento do ensaio, pedir para os fotografados fazerem poses.

Essa dica é bastante prática e vai permitir que você possa colocar em prática os ensaios da forma correta a partir de agora.

Sempre no momento de uma sessão de fotografias, você jamais deve dirigir seus clientes para que eles façam pose, pelo contrário, é preciso pedir que eles movimentem-se e estejam constantemente em ação.

Um abraço, um carinho ou um beijo no pé do bebê, por exemplo, são algumas dicas de ações e movimentos que os fotografados podem realizar no momento do ensaio.

Você não deve pedir que eles fiquem em poses estáticas, mas deve capturar o que eles estão fazendo e é isso que torna a fotografia lifestyle tão diferenciada.

Esse tipo de direcionamento faz com que as fotos tenham mais naturalidade e isso deixa o ambiente do ensaio bem bacana.

A partir do momento em que você colocar isso em prática então passará a ver como as suas fotos vão passar a ser bem mais naturais, verdadeiras e muito mais leves.

É importante também falar sobre como você deve sempre estar com a câmera preparada para que seja possível captar os momentos mais espontâneos, o que vai deixar suas fotos muito diferenciadas e o resultado final incrível.

Conclusão

Como você viu, o trabalho com a fotografia lifestyle é algo incrível, mas que é preciso que o fotógrafo realmente conheça para garantir que ele irá alcançar os resultados excelentes esperados.

Neste texto, mostramos a você algumas dicas incríveis que irão lhe permitir começar a usar esse estilo em suas fotografias, atraindo mais clientes e conseguindo mais vendas.

Coloque tudo o que aprendeu em prática e passe a ver como as suas fotos irão, cada vez mais, estar mais espontâneas, naturais e também verdadeiras.

Gostou do artigo de hoje sobre como começar na fotografia lifestyle? Cadastre-se em nossa newsletter para receber mais conteúdos sobre fotografia.