As datas comemorativas trazem diversas oportunidades de faturamento para os profissionais do mercado fotográfico.
No entanto, a falta de planejamento pode ser um grande obstáculo para aqueles que buscam o sucesso, pois, com a correria do dia-a-dia, fica mais difícil se organizar e preparar as ações promocionais com antecedência.
A boa notícia é que existe uma ferramenta simples e valiosa, que traz a visualização antecipada de todas as datas relevantes para o negócio. Estamos falando do calendário promocional.
Neste post, daremos algumas dicas para te auxiliar na elaboração de um bom calendário promocional de fotografia, para que possa tirar proveito das comemorações e vender muito mais.
Ficou interessado? Então vem com a gente. 😃
Escolhendo as datas
O primeiro passo para criar seu calendário é identificar quais datas são mais relevantes para o seu público e segmento de mercado.
Fotógrafos que trabalham com crianças terão calendários distintos de fotógrafos que trabalham com casamentos.
Por exemplo, a páscoa é uma excelente data para os profissionais que atuam na área de ensaios infantis. Estes profissionais podem realizar campanhas para vender mini ensaios de páscoa neste período do ano.
O contrário acontece com o mês de maio, conhecido como mês das noivas, por ser um período mais promissor para fotógrafos de casamento.
Ou seja, avalie quais datas fazem mais sentido para o seu negócio, alinhando suas ações promocionais aos interesses e expectativas do seu público.
Além disso, é importante analisar a sua demanda em cada período do ano, escolhendo os meses onde a procura é mais baixa, criando novas oportunidades de rendimento.
Principais datas comerciais no Brasil:
• Carnaval
• Dia da Mulher
• Páscoa
• Dia das Mães
• Dia dos Namorados
• Dia dos Pais
• Dia das Crianças
• Black Friday
• Natal
Organizando a agenda
Depois de escolher as datas mais promissoras, é necessário organizar seu calendário promocional de fotografia, prevendo todas as ações que deseja realizar durante o ano, para não perder o timing das ações.
Além da data comemorativa em si, estabeleça também qual o melhor momento para iniciar a criação das peças de comunicação e quando a divulgação deve começar.
Por exemplo, se você decidiu que o natal é uma data relevante e quer realizar uma campanha de mini ensaios de natal, marque as seguintes datas em um planner.
01 de novembro
Iniciar a criação dos materiais da campanha.
10 de novembro
Iniciar a divulgação nas redes sociais e e-mail marketing.
25 de dezembro
Enviar e-mail de feliz natal para os clientes.
Dessa maneira, você terá mais tempo para desenvolver os textos e designs, fazer parcerias com outras empresas, comprar acessórios, compor os cenários, etc.
No site icalendario.pt você encontra diversos formatos de agenda para organizar o seu trabalho de forma super prática e fácil.
Quando fazer o calendário promocional?
Para aproveitar todas as possibilidades, o mais recomendado é elaborar o calendário promocional de fotografia logo no início do ano.
No entanto, você pode realizar esse planejamento a qualquer momento. O importante é que você esteja preparado e organizado para os meses seguintes.
Conclusão
Preparar um calendário de promoções de fotografia é muito simples, mas pode fazer toda a diferença para seu negócio.
Dedicando poucas horas é possível ter uma visão geral de todas as ações que serão realizadas ao longo do ano. Assim, você consegue se preparar melhor para aproveitar a demanda e conquistar novos clientes.
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