As datas comemorativas trazem diversas oportunidades de faturamento para os profissionais do mercado fotográfico.

No entanto, a falta de planejamento pode ser um grande obstáculo para aqueles que buscam o sucesso, pois, com a correria do dia-a-dia, fica mais difícil se organizar e preparar as ações promocionais com antecedência.

A boa notícia é que existe uma ferramenta simples e valiosa, que traz a visualização antecipada de todas as datas relevantes para o negócio. Estamos falando do calendário promocional.

Neste post, daremos algumas dicas para te auxiliar na elaboração de um bom calendário promocional de fotografia, para que possa tirar proveito das comemorações e vender muito mais.

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Escolhendo as datas

O primeiro passo para criar seu calendário é identificar quais datas são mais relevantes para o seu público e segmento de mercado.

Fotógrafos que trabalham com crianças terão calendários distintos de fotógrafos que trabalham com casamentos.

Por exemplo, a páscoa é uma excelente data para os profissionais que atuam na área de ensaios infantis. Estes profissionais podem realizar campanhas para vender mini ensaios de páscoa neste período do ano.

O contrário acontece com o mês de maio, conhecido como mês das noivas, por ser um período mais promissor para fotógrafos de casamento.

Ou seja, avalie quais datas fazem mais sentido para o seu negócio, alinhando suas ações promocionais aos interesses e expectativas do seu público.

Além disso, é importante analisar a sua demanda em cada período do ano, escolhendo os meses onde a procura é mais baixa, criando novas oportunidades de rendimento.

Principais datas comerciais no Brasil:

• Carnaval
• Dia da Mulher
• Páscoa
• Dia das Mães
• Dia dos Namorados
• Dia dos Pais
• Dia das Crianças
• Black Friday
• Natal

Organizando a agenda

Depois de escolher as datas mais promissoras, é necessário organizar seu calendário promocional de fotografia, prevendo todas as ações que deseja realizar durante o ano, para não perder o timing das ações.

Além da data comemorativa em si, estabeleça também qual o melhor momento para iniciar a criação das peças de comunicação e quando a divulgação deve começar.

Por exemplo, se você decidiu que o natal é uma data relevante e quer realizar uma campanha de mini ensaios de natal, marque as seguintes datas em um planner.

01 de novembro
Iniciar a criação dos materiais da campanha.

10 de novembro
Iniciar a divulgação nas redes sociais e e-mail marketing.

25 de dezembro
Enviar e-mail de feliz natal para os clientes.

Dessa maneira, você terá mais tempo para desenvolver os textos e designs, fazer parcerias com outras empresas, comprar acessórios, compor os cenários, etc.

No site icalendario.pt você encontra diversos formatos de agenda para organizar o seu trabalho de forma super prática e fácil.

Quando fazer o calendário promocional?

Para aproveitar todas as possibilidades, o mais recomendado é elaborar o calendário promocional de fotografia logo no início do ano.

No entanto, você pode realizar esse planejamento a qualquer momento. O importante é que você esteja preparado e organizado para os meses seguintes.

Conclusão

Preparar um calendário de promoções de fotografia é muito simples, mas pode fazer toda a diferença para seu negócio.

Dedicando poucas horas é possível ter uma visão geral de todas as ações que serão realizadas ao longo do ano. Assim, você consegue se preparar melhor para aproveitar a demanda e conquistar novos clientes.

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