Atualmente a tecnologia está presente em praticamente todos os setores e mercados, e na fotografia isso não é diferente, afinal, os profissionais da área contam com uma variedade de ferramentas digitais que os auxiliam em suas atividades diárias.
Dentre todas as opções de serviços, a seleção de fotos online é a que mais se destaca, uma vez que a grande maioria dos fotógrafos envia as fotos para o cliente escolher aquelas que devem ser editadas e entregues posteriormente.
Neste breve conteúdo, vamos te ajudar a decidir qual o sistema de escolha de fotos ideal para você, apontando alguns aspectos importantes que devem ser considerados e comparados.
Vem com a gente. 😃
O que é seleção de fotos online?
Até alguns anos atrás, os fotógrafos apresentavam as fotos impressas em tamanho reduzido, no que era chamado de copião. Com as miniaturas estampadas em uma folha A4, as pessoas marcavam as suas favoritas usando uma caneta.
Vamos concordar que este método não é nada prático para o cliente, e muito menos para o profissional, que precisava encontrar todas fotos escolhidas, uma a uma, em seu computador.
Os serviços de seleção de fotos online surgiram para facilitar todo esse trabalho, permitindo que o cliente visualize as imagens de forma mais conveniente e agradável através da internet, fazendo suas escolhas em poucos cliques.
Os fotógrafos também ganharam mais produtividade com este tipo de serviço, uma vez que conseguem automatizar tarefas, como separar as fotos em lotes no computador, enviar lembretes para os clientes e até mesmo receber os pagamentos.
Outros benefícios de usar a seleção de fotos online:
• Fluxo de trabalho mais simples e produtivo;
• Imagem mais profissional do estúdio/empresa;
• Valoriza a apresentação das fotos;
• Clientes mais satisfeitos e fidelizados;
• Aumento no número de fotos vendidas.
Agora que você já conhece um pouco mais sobre seleção de fotos digital, vamos mostrar algumas características essenciais que você deve ter em mente na hora de decidir qual serviço contratar para o seu negócio de fotografia.
Facilidade para utilizar
Como comentamos anteriormente, as ferramentas de seleção de fotos tem como objetivo principal, facilitar o processo de escolha, tanto para o fotógrafo quanto para o cliente.
Portanto, o primeiro aspecto que você precisa examinar é a usabilidade do serviço, ou seja, se ele é fácil ou difícil de utilizar. Comece observando se o design das páginas é claro e intuitivo, e se a navegação ocorre de maneira tranquila.
O ideal é que você consiga executar suas tarefas sem precisar se esforçar para compreender o que deve ser feito em cada etapa.
Da mesma forma, verifique se a galeria de fotos do cliente também é simples e intuitiva, e se possui uma versão adequada para ser usada em smartphones.
Personalização de marca
Você provavelmente possui um logotipo ou identidade visual, que utiliza em seu site, redes sociais e cartões de visita, não é? Isso é fundamental para manter uma padronização em todos os pontos de contato com o cliente.
Dito isso, uma questão importante na hora de comparar as soluções de seleção de fotos online, é analisar quais delas aceitam personalização nas páginas.
Ou seja, dê preferência para aquelas opções que permitem configurar seu logotipo e suas cores, mantendo sua apresentação mais consistente, reforçando a imagem da sua marca para o público.
As fotografias são de sua autoria, então, você deve ser o destaque. 😊
Apresentação das fotos
Você estudou bastante, investiu um bom dinheiro em equipamentos e trabalhou duro para fazer registros incríveis para o cliente. Todo esse empenho merece uma apresentação digna e com aspecto profissional.
Assim sendo, leve em conta a qualidade visual da galeria de fotos onde seu trabalho será exibido ao cliente. Verifique se o layout é bonito, moderno e privilegia suas fotografias.
Acredite, uma página elegante valoriza, e muito, o seu trabalho.
Venda de fotos online
Um dos recursos mais importantes em um sistema de seleção de fotos online é, sem dúvida, a configuração de venda de fotos.
Devido a praticidade de escolher as imagens no conforto de sua casa, com mais calma e tranquilidade, o cliente tende a consumir mais fotos. Nesta situação, é fundamental que ele possa efetuar o pagamento no mesmo momento.
Isso elimina um grande transtorno para o fotógrafo, que é cobrar o cliente após a seleção.
Pensando nisso, escolha um serviço que ofereça integração com meios de pagamentos seguros e reconhecidos pelo público, para que realizem a compra das fotos sem receio.
Outro ponto de atenção é se a ferramenta permite que você crie pacotes de fotos com descontos, para estimular a aquisição de mais imagens. Quanto mais vendas, melhor, não é?
Suporte prestado pela empresa
Por melhor que seja o serviço, em algum momento você pode precisar de suporte, seja para sanar alguma dúvida ou para relatar um problema.
Portanto, antes de tomar uma decisão sobre qual ferramenta adotar, verifique se a empresa possui um bom atendimento, com canais de contato práticos, como WhatsApp ou e-mail.
Uma central de ajuda bem organizada, com artigos em texto e tutoriais em vídeo, também pode ser um fator determinante se você for um adepto do autoatendimento.
Custo-benefício
Para finalizar, nossa última dica é que você pondere sobre o preço cobrado pelo sistema de escolha de fotos online, confrontando aquilo que é entregue pela ferramenta, com o valor cobrado pela sua utilização.
Muitas pessoas acabam pagando mais caro por um produto que, no final, entrega uma qualidade inferior, pois são persuadidas por influenciadores contratados para divulgar e elogiar o serviço.
Nossa sugestão aqui, é que você teste os produtos disponíveis no mercado, conheça seus atributos e características, para depois decidir qual software entrega o melhor custo-benefício para o seu negócio.
Conheça nossa solução
Clique no banner, cadastre-se e ganhe 200 créditos para testar grátis todos os recursos do Selpics, o sistema de seleção de fotos online mais completo do Brasil.
Ficou com alguma dúvida? Envie um e-mail para [email protected] que vamos te auxiliar da melhor maneira possível. 😉