Aprender a como realizar a diagramação de álbum de aniversário infantil é importante para garantir que o resultado será perfeito.

Isso porque os álbuns possuem a função de se eternizar momentos que são marcantes para a história de uma pessoa ou de uma família, tendo cada um deles uma especificidade diferente.

Por tudo isso, nós resolvemos trazer aqui esse artigo com algumas dicas essências, práticas e bastante simples de como você pode fazer a diagramação de álbum com fotos de aniversário infantil.

Com essa diagramação realizada de forma diferenciada, então você vai conseguir encantar os seus clientes que desejam ter guardadas como lembrança cada momento de suas vidas.

Para saber mais a respeito desse assunto, não deixe de acompanhar esse texto até o final!

Realizando a curadoria de imagens

A primeira dica de como fazer a diagramação de álbum de aniversário infantil é realizando a curadoria de imagens, sendo considerada como uma das partes mais complicadas, é verdade.

Afinal, você vai precisar fazer a seleção de apenas algumas imagens em meio a diversas opções que são tão bacanas e bonitas, ainda mais quando o trabalho de fotografia foi seu.

Uma sugestão que ajuda muito nesse momento é você começar fazendo a retirada aquelas imagens que não ficaram boas, como as que saem tremidas, desfocadas e com uma péssima iluminação.

O seu cliente não deve sequer ver que essas imagens existem!

Após remover as imagens com qualidade abaixo do esperado, é necessário enviar as fotos para o cliente realizar a seleção de fotos online através do Selpics.

Com a relação das fotos escolhidas pelo cliente em mãos, você poderá definir as fotografias que melhor contam a história do momento fotografado.

Você deve colocar as imagens escolhidas para o álbum em uma pasta separada, facilitando o processo de diagramação do álbum.

Tratamento das fotos

O próximo passo para uma boa diagramação de álbum de aniversário infantil é fazer o tratamento das imagens, para que assim elas possam ficar ainda mais bonitas.

Isso vai ajudar a ressaltar o quão alegre a e divertida a festa estava. Só tome cuidado para não exager na saturação das cores.

Entenda que nesse caso menos é mais

No momento de fazer a diagramação de álbum de aniversário infantil, você deve sempre ter em mente que menos é mais.

Isso significa que não se deve fazer um álbum com 500 imagens, como muitas famílias realmente desejam, pois afinal elas querem guardar todas as recordações dos seus pequenos.

Você deve mostrar para seus clientes que o álbum fica muito mais bonito se ele possui poucas fotos por cada página, com áreas de respiro e espaços em branco.

Apostar no menos vai fazer com que o álbum fique mais “clean” e bem menos cansativo de se olhar.

Cor de fundo

A quarta dica a respeito de como fazer a diagramação de álbum de aniversário infantil é que ele deve ser sempre ser alegre e divertido, sendo cheio de energia como as próprias crianças são.

Por isso mesmo é que você deve atentar-se para que o fundo da página não acabe ganhando mais destaque e ofuscando as próprias fotos.

A cor de fundo é algo extremamente importante no momento de realizar a diagramação do álbum infantil, por isso que é preciso ter bastante cuidado.

Você não deve utilizar as mesmas cores de fundo de quando cria um álbum de casamento, por exemplo, pois esses eventos exigem cores que sejam mais neutras.

No caso dos álbuns infantis, você pode usar cores distintas, para deixar o produto mais cheio de vida, apenas tenha cuidado, como dito, para as cores não ofuscarem as fotos.

Use na cor de fundo uma coloração que já exista na foto que está em destaque. Dessa forma você diminui o risco de ofuscar a foto, mantendo uma harmonia maior entre as cores.

Caso você esteja começando agora a trabalhar com a diagramação de álbum infantil e tenha medo de acabar errando na dose, uma boa opção é utilizar os tons pastéis.

Fontes na diagramação de álbum de aniversário infantil

Você deve escolher as fontes que vão ser utilizadas na diagramação de álbum infantil, mas deve sempre lembrar que elas deverão ser bem sutis.

Faça a escolha de apenas uma ou duas fontes para usar em toda a diagramação do álbum. Certifique-se de que as fontes escolhidas são legíveis e harmosiosas.

As fontes scripts, por exemplo, costumam ser bastante indicadas para você fazer o nome do aniversariante no álbum, pois trazem trações mais delicados e elaborados.

Caso deseje escrever também a data de aniversário ou quantos anos o aniversariante está fazendo, ou ainda qualquer outra informação que não o nome dele, escolha então uma fonte que seja bem mais simples.

Uma dica que vale muito a pena considerar é usar uma fonte no estilo sans serif, uma vez que possuem um visual mais discreto e clean, sem detalhes ou ornamentos.

Espaçamento entre as fotos do álbum

Mais uma importante dica de como fazer a diagramação de álbum de aniversário infantil é observar o espaçamento entre as fotografias.

Mantenha sempre o mesmo espaçamento entre todas as fotos que irá colocar no álbum, evitando assim criar uma desarmonia na história que está sendo contada ali dentro.

Evite também usar as fotos de forma torta, pois isso pode passar a impressão para o cliente de que o álbum foi feito de qualquer forma, que está bagunçado e confuso.

Então, sempre busque deixar as imagens alinhadas dentro do álbum para garantir o melhor resultado possível.

Atente-se à ordem das imagens

Outra coisa a que você deve ficar atento no momento de diagramar um álbum infantil é que ele sempre precisa focar na criança, então deixe as fotos dela com a família apenas para a parte final.

Você pode dividir o álbum por capítulos, já que o objetivo principal é que ele conte uma história, por isso mesmo a ordem das imagens é importante.

Por exemplo, você pode começar a montar o álbum com as fotos dos convidados chegando e usar outro capítulo para brincadeiras realizadas na festa e para os parabéns, e assim por diante, sempre seguindo uma ordem.

Conclusão

Como você viu, é importante aprender a como fazer uma correta diagramação de álbum de aniversário infantil para garantir que o resultado será mais do que perfeito para o seu cliente.

Neste texto, mostramos a você algumas dicas incríveis que ajudarão muito na hora de planejar a diagramação.

Aproveite para seguir o perfil da YouFocus no Instagram.