Muitos fotógrafos fazem ensaio newborn na casa do cliente. Uns por falta de recursos, como não possuírem seu próprio estúdio, e outros por opção dos pais do fotografado. Uma vez que as fotos são feitas com recém-nascidos, certas famílias têm receio de fazer as imagens fora do lar.

Por isso, separamos algumas orientações que você deve seguir para que as suas fotografias de bebês feitas em casa sejam um sucesso! Está preparado para saber quais são elas?

Regule a temperatura do ambiente

Para tirar fotografias de um recém-nascido, o primeiro item que deve ser pensado (independente do lugar) é a segurança dele. Sendo assim, leve um aquecedor para conseguir determinar a temperatura do local. Como o fotografado geralmente tem entre 6 e 15 dias, o recomendado é deixar entre 26 °C e 29 °C.

Combine o horário ideal

Esse ensaio costuma ser marcado pela manhã, mas verifique com os pais qual é horário que a criança está habituada a dormir durante o dia. Marque nesse momento e peça para a mãe alimentar o bebê, aproximadamente, uma hora antes do combinado.

Dessa maneira, ele não ficará com fome enquanto as fotos são feitas. Caso o recém-nascido acorde e fique agitado, respeite o tempo dele para continuar o serviço.

Pense  em qual cômodo fará o ensaio

Normalmente, fazer esse tipo de trabalho em uma residência gera um pouco de bagunça nos ambientes que são utilizados. Afinal, móveis podem ser mudados de lugar para melhorar o cenário.

No entanto, isso não significa que o profissional pode escolher o cômodo de última hora, já que causará certo tumulto de qualquer forma. Conhecendo onde serão feitas as imagens, o fotógrafo economiza o tempo dele, dos pais, e ainda faz uma bagunça menor.

Se não puder ir à casa do cliente, peça para que ele mande algumas fotos dos cômodos para você estudá-los. Veja onde tem a melhor iluminação e o tamanho do espaço. Depois que a sessão terminar, lembre-se de organizar a casa!

» Viver de fotografia é possível?

Leve opções de cenário para newborn na casa do cliente

Criar uma paisagem bacana para um ensaio newborn demanda alguns itens clássicos, como os cestinhos, wraps, mantas e lacinhos. Ver o cômodo antecipadamente pode auxiliar nesse item, pois você conseguirá ter ideias, saber o que combina ou não e testar o que é possível fazer.

Aliás, é fundamental treinar antes do dia do ensaio. Algo pode cair bem na imaginação, mas não na realidade. Treine poses e cenários com bonecos para garantir que a ideia funcionará.

Um erro comum de quem é iniciante nessa área é levar todas os materiais que possui para a casa dos clientes. Além dos pais ficarem confusos com muitas opções, o fotógrafo também perderá muito tempo empacotando tudo para levar ao local e decidindo qual combinação fazer.

Levar ideias prontas diminui a duração do serviço e demonstra o profissionalismo do contratado. Por isso, é essencial estudar previamente fotografias com recém-nascidos para não fazer feio.

Para fazer um ensaio newborn na casa do cliente, o fotógrafo precisa se preparar para adaptar o que seria feito em estúdio em uma residência de verdade. Gerar alguma bagunça no espaço é normal, mas é importante ser profissional e não deixar tudo para ser decidido no último momento.

Se você tiver mais interesse nesse assunto, pode conferir um artigo que fizemos com sugestões para tranquilizar os pais dos recém-nascidos, antes e durante o ensaio.

Para saber mais sobre fotografias de bebês, acompanhe o blog da YouFocus!