Encontrar maneiras de inovar dentro da fotografia pode abrir caminhos para o profissional e fazer com que ele se estabeleça em posições de destaque dentro da profissão.
E, com a tecnologia entregando cada vez mais opções de equipamentos e novos sistemas, conseguir trazer mais inovação nos trabalhos não é tão difícil.
Diante deste cenário, a Fotografia 360º é uma boa opção para fotógrafos que desejam investir em maneiras de se destacar no mercado de forma tecnológica e atual, surpreendendo seus clientes.
O que é a Fotografia 360º?
Também chamado de fotografia panorâmica esférica, esse formato é conhecido por conseguir capturar um ambiente em todas as direções – tanto na horizontal quanto na vertical. Ou seja, ela consegue registrar 360 graus ao redor do ponto de captura.
É um tipo de fotografia que envolve quem está vendo por proporcionar uma experiência imersiva, como se estivesse dentro da imagem.
Existem formas de incorporar esse tipo de tecnologia em seus trabalhos para tornar seu portfólio mais interessante e impressionar seus clientes.
Como utilizar a Fotografia 360º em seus trabalhos
Cobertura de eventos
Fotógrafos especializados na cobertura de eventos podem utilizar a fotografia 360º como uma forma de criar mais engajamento e interação – tanto com os clientes e convidados quanto com sua audiência nas redes sociais.
Você pode incluir em seu pacote premium, por exemplo, fotos em 360º para capturar o ambiente inteiro e fazer com que a pessoa que está vendo se sinta parte daquele momento.
Isso faz com que, mesmo quem não estava presente consiga sentir a atmosfera do evento de uma maneira mais realista.
Casamentos, festas e ocasiões especiais
Dentro da cobertura de eventos, essa técnica fotográfica se encaixa perfeitamente com fotógrafos especializados em ocasiões especiais como casamentos, aniversários, batizados, etc.
Utilizar a fotografia 360º para eternizar momentos únicos de uma maneira mais detalhada é uma forma de distinguir seu trabalho aos olhos dos seus clientes, possibilitando que recordem daquele dia de um jeito muito mais envolvente e especial.
Documentação histórica
Com a vinda desse tipo de tecnologia, novos jeitos de documentar lugares importantes da história vão sendo desenvolvidos, e a fotografia 360º é uma grande aliada para a educação.
Fotos que registram o ambiente de todos os ângulos podem ser utilizadas para eternizar museus, exposições ou pontos turísticos importantes, oferecendo um recorte no tempo para fins educacionais.
Se você é um profissional que trabalha em nichos como arquitetura, educação, viagens, ou apenas possui interesse por esse tipo de fotografia, a técnica 360º é muito interessante como uma forma de recordação histórica.
O Museu do Amanhã, localizado no Rio de Janeiro, oferece uma visita virtual do museu e exposições em 360º no seu website. Confira aqui.
Tour pelo seu espaço físico ou estúdio
Considerando a característica imersiva e detalhada das fotografias 360º, utilizar esse formato para apresentar seu espaço físico a potenciais clientes é uma forma de aproximá-los do seu trabalho e, também, de atraí-los para a contratação.
Você pode fotografar seu estúdio ou escritório envolvendo o cliente com todos os ângulos e detalhes do ambiente.
Se você possui cenários e backdrops para ensaios, fotografar cada um deles dessa forma é um jeito de mostrar o que você está oferecendo como profissional e atiçar a curiosidade do cliente para seu ensaio.
Embora em uma escala maior comparado a um tour por um estúdio de fotografia, você pode conferir um exemplo de visita virtual a um espaço físico de uma empresa aqui.
Presença digital
Publicar seus projetos 360º nas redes sociais é uma forma de encantar seus seguidores com um estilo diferente do que estão acostumados.
Apesar da maioria das plataformas não suportarem esse formato diretamente, você pode criar um vídeo enquanto navega pela sua imagem e publicar em formato de Reels, Tiktok ou dentro de carrosséis, tweets ou feeds do Facebook.
É um jeito de expor sua versatilidade como fotógrafo dentro das suas mídias digitais, surpreender seus seguidores atuais e atrair novos visitantes para seu perfil, aumentando sua visibilidade e, possivelmente, fechando novos contratos.
Embora o investimento em tecnologias como essa possa não ser viável para muitos fotógrafos, é sempre uma boa estratégia estar por dentro das tendências e buscar meios de inovar.
Para os profissionais que podem investir em equipamentos que possibilitam a fotografia 360º, trazer esse fator de diferenciação pode gerar resultados surpreendentes para os negócios.
Gostou desse conteúdo? Então siga a YouFocus no Instagram para acompanhar os melhores conteúdos sobre estratégia, produtividade, empreendedorismo, marketing e vendas, tudo voltado para o universo da fotografia.
#FocoNoSucesso 🚀