Se você é fotógrafo ou amante de fotografia, sabe o desespero que é ver alguém colocando dedo na lente ou não demonstrar os devidos cuidados com a câmera fotográfica.

Afinal de contas, para que o resultado seja excepcional é preciso que a preparação esteja à altura. Mas, para que isso ocorra, é preciso tomar certos cuidados com a câmera e com os momentos dos ensaios antes, correto?

Se você deseja descobrir quais são esses cuidados, para que seu ensaio seja muito melhor aproveitado, sem problemas técnicos ou perdas, continue lendo esse artigo até o final.

Por que cuidar da sua câmera fotográfica?

Se você não sabe porque é tão importante ter cuidados com a câmera, então esse é o momento de descobrir. De uma maneira geral, é importante ter cuidado com as coisas para que elas durem mais e sejam melhores aproveitadas por mais tempo.

Mas, quando o assunto é trabalho, a situação fica ainda mais séria.
Isso ocorre, pois, quando você não apresenta os cuidados necessários com seus equipamentos, eles tendem a durar muito menos, te obrigando a comprar novos equipamentos, e gastando mais dinheiro.

Dependendo da frequência que essas compras precisam ser feitas, você vai perceber que está trabalhando para pagar os equipamentos, e não para ter dinheiro.

Manutenção é fundamental, e nenhum aparelho dura eternamente, mas quanto mais cuidados você tiver, melhor poderá desfrutar dele, e por mais tempo.

Sendo assim, cuidar da câmera é um ato de atenção com as suas coisas, em primeiro lugar, e um investimento na sua carreira, que não terá mais gastos do que deveria ao longo do tempo.

Dicas para cuidar da sua câmera fotográfica

Compreendendo melhor a importância dos cuidados com a câmera fotográfica, fica muito mais fácil seguir as orientações para que ela dure por mais tempo.

Sendo assim, observe abaixo os direcionamentos e cuide bem do seu equipamento, para que ele possa acompanhar sua carreira e sua evolução pelo tempo necessário, e não menos do que isso:

Evite os locais empoeirados e úmidos

Assim como você não gosta de estar em um quarto mofado, úmido e abafado, não faça sua lente passar por essa situação desagradável.

Com a umidade e o excesso de poeira e ambiente fechado, ela pode desenvolver focos de mofo e perder sua vida útil.
Escolha deixa-la então, em locais secos e arejados.

» Os erros mais comuns dos fotógrafos iniciantes

Utilize acessórios próprios para o cuidado da sua câmera e das suas lentes

Não improvise com cases e equipamentos de proteção para lentes e câmeras. Qualquer equipamento que não seja apropriado poderá arranhar ou causas danos mais graves ao seu aparelho.

Evite também, deixa-los com objetos que podem causar danos, como moedas, chaves, cartões e etc.

Nunca se esqueça, que seu equipamento não é à prova d’água

Câmera fotográfica na água da praia

É muito importante lembrar desse detalhe, pois muitas pessoas acreditam que por não serem à prova d’água, que é um conceito mais profundo, como mergulho, as câmeras aceitam respingos de chuva ou comida.

A resposta é: não.

Por isso, é tão importante manter o cuidado com os equipamentos e isola-los para que não estejam expostos a esse tipo de contato.

Antes de guardar a câmera, remova tudo

Antes de você iniciar seu processo de guardar sua câmera em uma local arejado e apropriado, retire tudo dela:

⦁ Bateria ou pilhas
⦁ Cartão de memória

Tenha cuidado com o lugar em que irá trocar sua lente

Troque suas lentes em um local arejado, mas sem muito vento, sem muvuca, sem a correria das crianças e sem muitos incômodos. Logo em seguida, guarde a lente trocada e tampe a nova.

Preste atenção na temperatura

Algumas câmeras fotográficas param de funcionar ao passarem por mudanças muito bruscas de temperatura. Então, se você está viajando, se atente a essas mudanças e em como seu equipamento irá se comportar.

Mantenha sempre o foco na limpeza

kit de cuidados com a câmera fotográfica

Sempre que você utilizar sua câmera, principalmente em locais com muito vento ou muita poeira, areia e etc., ela está muito mais sujeita a ficar suja.
Essa sujeira nem sempre é tão visível, mas precisa ser eliminada, pois pode encurtar, e muito, o tempo de vida da sua câmera, danificando sua lente e todo o seu funcionamento.

O melhor jeito de organizar essa limpeza, é comprando um kit específico para limpeza de câmeras, que irá evitar danificações e arranhões.

Leia sempre o manual do fabricante sobre os cuidados com a câmera

Caso você tenha dúvidas sobre o manuseio da sua câmera durante a limpeza, ou não saiba como limpar as lentes e os botões, por exemplo, a melhor solução é consultar o manual do fabricante.

Lá você irá encontrar todos os direcionamentos mais importantes a respeito do funcionamento geral da sua máquina, e como você deve cuidar da manutenção da mesma.

Nada melhor do que o próprio fabricante para auxiliar nesse processo, não é mesmo?

Lembre-se sempre da importância do seu equipamento

Para cuidar bem do seu equipamento, é preciso ter em mente a importância que ele tem para a sua carreira e na sua vida. Quando você entende que é a partir ele, que você poderá receber sua fonte de renda, passa a compreender a importância de um cuidado mais minucioso.

Além disso, sua câmera fotográfica é muito valiosa, e precisa ser cuidada pelo bem material que é.

Sendo assim, para manter tudo bem protegido, você deve evitar utilizá-la em locais que podem trazer algum tipo de risco para ela, além de seguir as dicas dadas nesse artigo.

Se você for uma pessoa ainda mais preocupada, poderá investir em um seguro, mantendo-se protegido em casos extremos de perda, roubo ou acidente com o seu material de trabalho.

» Dicas de composição na fotografia
» Fotometria: Dicas de fotografia para iniciantes

Conclusão

Alguns cuidados são fundamentais para que a vida flua da maneira correta, e isso ocorre em todas as áreas possíveis e imagináveis.

Não seria diferente na fotografia, onde existem muitos e necessários cuidados com a câmera, que irão facilitar muito a vida do fotógrafo, e do cliente que receberá trabalhos de qualidade superior.

Para cuidar do seu equipamento e garantir os melhores resultados, cuide sempre da sua câmera e siga as sugestões dadas nesse artigo da YouFocus!