Antes de mais nada, você sabe o que é o ensaio Smash The Cake? Trata-se daquele ensaio fotográfico, no qual a criança ainda bebê, é colocada em um cenário bem bonito e com um delicioso bolo à sua frente. Um bolo cheio de creme, chocolate, e quaisquer outros ingredientes que possuem apenas uma finalidade: despertar na criança a vontade incontrolável de DETONÁ-LO (no bom sentido) à frente das câmeras.

Convenhamos que dependendo da criança, essa missão pode ser um tanto difícil, concorda?

Contudo, fazer a criança se lambuzar no ensaio Smash The Cake não é um bicho de sete cabeças. Na verdade, o que não é tão simples é harmonizar a foto para que fique o mais profissional e divertida possível, enquanto os pequenos fazem a festa. O desafio aqui é fazer a foto ficar bem espontânea, sem que apareça qualquer traço de interferência dos pais ou do fotógrafo.

Para registrar esse momento especial de forma eficiente, vale a pena prestar atenção em alguns detalhes. Veja quais são:

Cenário

Cenário colorido para ensaio Smash the Cake

O cenário é a regra básica do ensaio Smash The Cake, no entanto, é preciso dizer que ele não pode chamar mais atenção do que a criança.

Portanto, atente-se para que a cena não esteja decorada em excesso e nem tão pouco tenha cores muito fortes, que acabam deixando a criança em segundo plano. O essencial é fazer com que a criança seja o centro das atenções.

Atenção às roupas (principalmente as escuras)

Assim como o cenário não pode roubar a atenção do ensaio Smash The Cake, o mesmo vale para as roupas dos pequenos. Não utilize um vestuário muito extravagante, ou cores destacadas de forma exagerada. Tente criar uma combinação com o ambiente, de modo que o local seja agradável aos olhos e deixe a criança sempre em primeiro plano.

O intuito do ensaio Smash The Cake é mostrar a diversão da criança. Ela toda lambuzada, rindo, comendo, enfim, se “acabando” naquela delícia de bolo. Esse efeito quase nem vai aparecer, se as roupas da criança forem escuras, pesadas. Algo nada a ver com a alegria de quem está explorando o mundo do jeito mais gostoso, não é verdade?

Por isso, tenha cuidado ao vestir a criança e evite as roupas escuras, pois elas tiram, mesmo sem querer, o real brilho do momento, sem contar que dificultam o trabalho da fotografia.

Nada de bolos duros

Bebê sentado comendo bolo

Se o intuito do ensaio Smash The Cake é fazer a criança se lambuzar no bolo, não tem o menor sentido entregar um bolo duro à criança, o qual exige dela certo esforço para quebrar e mastigar. Importante também que o bolo seja molhadinho, o que vai facilitar o trabalho da criança de amassá-lo.

Portanto, o melhor é escolher um bolo de creme com mais chantilly possível, afinal, o ato de “amassar” o bolo por parte da criança no ensaio Smash The Cake, tem uma importância tremenda. Isso porque a textura do bolo é uma característica vital dessa técnica, ou seja, se o bolo estiver duro, não haverá o efeito desejado nas fotos e o ensaio pode ir de água a baixo.

» Ensaio de fotografia infantil: 5 Dicas valiosas
» Fotografia infantil traz lucro para o profissional?

Cuidado com a limpeza

A limpeza da criança não significa que o ensaio Smash The Cake acabou. Ela é parte do final. É nesta hora que os pais podem utilizar tanto um baldinho de água, como tinas enfeitadas, de maneira a fechar o ensaio com chave de ouro. O ato de mostrar, mesmo que de forma subentendida, a criança tentando se limpar, pode render ótimos cliques.

Mas lembre-se de que este recurso somente é válido para dias quentes, quando a criança não vai passar frio nem correr o risco de ficar doente.

Então, essas foram as nossas dicas para que você realize um ensaio Smash The Cake maravilhoso! Com os toques especiais que demos, esse momento ficará marcado não só no papel, mas também na memória afetiva do seu filho e familiares. Por isso, divirta-se e bom trabalho!