O ensaio smash the cake vem conquistado cada vez mais as mamães e papais. Com um cenário sempre muito fofo, com cores vivas e muito bolo, doces e decorações criativas, as crianças têm a liberdade de se soltar, enquanto são fotografadas.

Muitas famílias têm aderido a esses ensaios para comemorações de aniversários, mesversários e outras datas comemorativas.

Se você tem interesse em conhecer mais sobre a fotografia smash the cake, continue lendo esse artigo até o final.

O que é smash the cake?

Fotografia ensaio smash the cake por Fiama Kétuli
Foto por Fiama Kétuli

A origem da fotografia smash the cake é dos Estados Unidos, e desde então, esse ensaio tem conquistado famílias do mundo todo.

A tradução da frase significa “amassar o bolo”, e é exatamente o que ocorre durante todo o ensaio.

O bebê é colocado em um cenário geralmente bem colorido, com algum tema que os pais podem escolher e com um bolo por perto. Normalmente a criança têm entre 6 meses e 3 anos.

Em algum momento, esse bolo vai ser colocado próximo o suficiente da criança, para que ela sinta ele pela primeira vez, e faça exatamente o que o nome do ensaio diz: amasse o bolo.

Como é uma experiência extremamente sensorial, a criança pode ter várias reações, como rir, comer, passar no rosto, no corpo, no cabelo, jogar para o alto, enfim, aproveitar e fazer bagunça mesmo. rsrs

Enquanto isso, você fotógrafo, poderá tirar inúmeras fotos espontâneas e cheias de vida desse momento tão inocente e divertido.

Mas, para que seus cliques não sejam perdidos, é preciso que você tenha alguma experiência em fotografar crianças e todos os seus movimentos repentinos e espontâneos.

Smash the cake ou smash the fruit?

Fotografia ensaio smash the fruit por Jéssica Nery
Foto por Jéssica Nery

Para alguns medicos e nutricionistas, crianças menores de 3 anos não devem ter contato com açúcar refinado e de adição, como é o caso do que é usado para adoçar bebidas, aqueles encontrados em refrigerantes, biscoitos, e etc.

Eles acreditam que quanto mais cedo uma criança tiver contato com esse tipo de paladar doce demais, menos interesse ela terá em comer frutas, que no geral são menos doces.

Além disso, existem inúmeras pesquisas que comprovam o quanto o doce pode ser viciante e, por isso, muitas famílias evitam que esse tipo de ensaio ocorra com seus pequenos.

Mas, isso não é motivo para que você perca clientes.

Se, em algum momento, você encontrar alguma mãe ou pai que demonstre interesse no seu trabalho, mas não deseje fazer o smash the cake pelos motivos citados acima, ofereça o smash the fruit.

A concepção é a mesma, a diferença é que ao invés de amassar o bolo, ela irá amassar frutas. Essa é uma opção mais saudável, e que pode ser viável para você.

» Ensaio de fotografia infantil: 5 Dicas valiosas
» Fotografia infantil traz lucro para o profissional?

Dicas para realizar o melhor ensaio smash the cake

Conheça agora, algumas dicas muito úteis, que irão te auxiliar a alcançar o melhor desse ensaio cheio de surpresas:

Escolha o melhor bolo

Fotografia ensaio smash the cake por Jhulli Tatagiba
Foto por Jhulli Tatagiba

Nesse caso, o melhor bolo não é necessariamente o mais gostoso, mas aquele que mais vai combinar com o momento, cenário e a criança.

Para que seu momento de escolha seja ainda mais facilitado, observe a seguinte lista:

Não se esqueça do bolo: deixe combinado com os pais se você deve encomendar o bolo, ou se eles assumirão essa responsabilidade. O importante é que o bolo esteja prontinho para ser destruído no dia do ensaio.

Ingredientes: se você for o responsável pela encomenda, repasse para os pais toda a lista de ingredientes, pois se a criança tiver alguma alergia, o ensaio não será nada agradável.

Escolha cores vivas: além de ficar muito mais bonito na foto, os bolos coloridos atraem a atenção das crianças, auxiliando na sessão de fotos.

Beleza e aparência: o bolo precisa ser colorido, mas também precisa ser bonito. Um bolo com uma decoração criativa, que combine com o tema, vai fazer toda a diferença no resultado final do ensaio.

Direcione sobre as roupas da criança

Direcione os pais, e lembre-os que a roupa da criança ficará suja. Se eles preferirem, podem deixar a criança só de bermuda e saia.

Mas, não deixe de pedir que sejam roupas confortáveis, pois o bebê precisa estar livre para brincar e se divertir durante todo o ensaio.

Escolha o melhor local para a sessão

Você tem inúmeras opções para realizar suas sessões de foto smash the cake, mas não se esqueça, na hora de escolher, que é uma sessão fotográfica que irá causar muita sujeira.

Você pode então, escolher um cenário fechado, como sua casa, e manter à mão os produtos de limpeza, ou fotografar em estúdio ou ao ar livre, como em um parque.

Invista no cenário

Ensaio smash the cake menino.

Para que as suas fotos fiquem lindas e vibrantes, você precisa se atentar a certos detalhes, como a cor do bolo, o cenário e a roupa da criança, mas além disso, para melhorar ainda mais, você poderá utilizar composições adicionais, como:

⦁ Balões de gás hélio
⦁ Bandeirinhas
⦁ Bichinhos de pelúcia
⦁ Garrafinhas
⦁ Docinhos

Essas são apenas algumas dicas. Pesquise por referências na internet, e use toda a sua critividade para compor cenários diferenciados e criativos.

Tempo de duração

O tempo de duração dos ensaios é fundamental, pois, para o fotógrafo implica em horários sem estresse por parte da criança e dos pais.

Isso ocorre, pois crianças funcionam melhor com rotinas específicas, e com a quebra dos seus hábitos, elas tendem a ficar mais nervosas, o que pode acabar prejudicando o seu trabalho.

Defina então, um tempo máximo de duração dessa sessão de fotos e repasse para os pais, para que eles se programem e realizem todos os preparativos com a criança antes de iniciar o ensaio.

» Fotografia newborn: Como fazer lindas fotos

Conclusão

Agora você já sabe como a fotografia smash the cake pode ser explorada e bem trabalhada nos seus ensaios. Se seu nicho envolve ensaios infantis, não deixe de experimentar essa nova técnica, que tem tudo para conquistar ainda mais corações!