As fotografias de casamento estão em alta e uma tendência é fazer o making of da noiva. Veja sete dicas que vão te ajudar a registrar esse momento tão especial!

É fato que as fotografias de casamento estão em alta no país. Diversos fotógrafos se especializam na área, cada vez mais, para entregar um álbum incrível para os clientes. Além das fotos do evento, uma tendência desse ramo é fazer o making of da noiva, porque ele eterniza um momento bem importante do dia especial: a preparação dela antes da cerimônia.

Para fazer um bom registro dessa ocasião, têm alguns itens que não podem faltar! Contudo, os profissionais que não estão acostumados a realizar esse trabalho talvez não saibam quais são esses elementos. Se esse for o seu caso, não se preocupe.

Separamos sete dicas de fotografia para making of da noiva. Continue lendo o post para saber como registrar este momento especial.

1. Descubra como será a preparação da noiva

Para entregar um bom trabalho é preciso se planejar, certo? Sim. Então, converse com antecedência com a noiva para saber onde ela vai se arrumar, em qual horário e como é o local. Isso é importante para você pensar no cenário das fotos e se organizar.

É fundamental ainda perguntar quais acessórios ela pretende utilizar no dia e se há um em especial, com alguma história. Caso haja, você poderá pensar previamente em tipos de fotografias que destaquem o objeto e sejam uma boa lembrança para a noiva.

Lembre-se também de perguntar quem estará com ela nessa hora. Além da maquiadora e cabeleireira, a mãe estará junto? Uma irmã? Ou ela prefere estar sozinha para se preparar? Tendo essa informação, o fotógrafo saberá se vai fazer fotos espontâneas da família ou se será um ambiente mais intimista.

Esses dados permitem que o profissional vá para o making of preparado e com ideias que são realizáveis. Afinal, se o fotógrafo chegar no serviço com conceitos, mas sem saber como é o lugar e como estará o ambiente, talvez o que ele tinha imaginado não se concretize.

» Por que fazer um briefing de fotografia com o cliente?

2. Não faça muitas fotos posadas

A preparação da noiva é uma ocasião que desperta muitas emoções nela e em quem a acompanha nessa hora. A ideia do making of é captar esses sentimentos de forma espontânea para que ele se torne um registro eterno desse dia inesquecível.

Então, não faça muitas fotos posadas, e nem tente interferir ou dirigir uma cena verdadeira. Isso pode tirar a naturalidade do instante e é exatamente ela que o profissional busca em seus registros.

Peça para as fotografadas fingirem que não há um fotógrafo lá e agirem de maneira autêntica, informal. Deste modo, você conseguirá clicar as cenas espontâneas. Agora, uma observação importante: não é proibido fazer uma fotos posadas. Basta não exagerar.

Uma ou outra vez será necessário pedir para que a noiva pose para a fotografia, ou mostre um acessório que você deseja destacar no registro. Só não abuse e dê preferência para as imagens sinceras que reflitam o ambiente e o momento.

3. Fotografe detalhes

Sapato e buquê da noiva no making of
Sapato e buquê da noiva no making of

Foque em acessórios que compõem o visual todo da noiva. Faça uma foto que deixe os sapatos dela em evidência, por exemplo. Uma pulseira ou anel que sejam significantes para a mulher também podem acrescentar bastante a uma fotografia de making of.

Esses objetos mostram as escolhas que a noiva fez até ali e são uma parte da personalidade dela. Por detalhes, podemos entender ainda pequenas ações que passariam despercebidas, mas dão lindas fotos, cheias de sentimento.

Na hipótese de a mãe estar com a filha, e elas darem as mãos antes de partirem para a cerimônia, registre as mãos dadas. A foto será uma lembrança do carinho e até mesmo do nervosismo que o evento desperta.

4. Registre as emoções do dia

Como foi dito, a data traz diversos sentimentos para a família e os amigos que participam desse momento. Então, além dos detalhes, é essencial focar igualmente nos rostos e nas expressões de todos.

Algumas noivas gostam de ter a companhia de uma madrinha ou da mãe na hora de se arrumar. Alterne entre fotografias que destacam os pormenores e as que revelam as grandes emoções dos envolvidos. Faça um clique da interação entre ambas, seja ela de alegria, ansiedade ou companheirismo.

São nesses instantes que a espontaneidade é muito bem-vinda. Afinal, quem não gosta de olhar uma foto e se lembrar exatamente do que estava sentindo no minuto em que ela foi feita?

5. Não se esqueça do vestido

Noiva olhando para o vestido no making off
Noiva olhando para o vestido no making of

O vestido da noiva é um dos principais itens do dia em um casamento. São várias ideias, provas e ajustes até que ele fique pronto. Por essas razões, uma parte do álbum deve ser dedicado a ele.

Aqui o profissional deve registrar o vestido antes de a mulher vesti-lo, quando ela estiver colocando (se a cliente permitir), e após, para mostrar o visual completo dela. Nessa parte do making of da noiva, as cenas posadas vão ser mais utilizadas.

Caso a noiva fique incomodada e não queira o fotógrafo (seja homem ou mulher) na hora de pôr a roupa, é possível montar algumas situações. Se o vestido tiver botões, por exemplo, ela pode deixar dois desabotoados apenas para o profissional registrar como se ela estivesse terminando de se vestir.

Quando ela estiver pronta, faça diversas fotografias da noiva que destaquem o vestido, sua maquiagem e os detalhes do look. Garanta diversas opções para que ela possa escolher depois as preferidas.

6. Use o local como cenário para o making of

Certas mulheres gostam de se arrumar em casa, outras no salão de beleza e até mesmo em uma fazenda ou algo parecido, se o casamento for ao ar livre. Em um salão é mais complicado conseguir montar um cenário, mas é primordial que o fotógrafo saiba utilizar o lugar a seu favor.  

Locais externos, como uma fazenda, são ótimos fundos para fotos ao ar livre, ainda mais as românticas como são as de um casamento. Durante o making off, aproveite o espaço para fazer cliques da noiva e até de alguns objetos. Só preste bastante atenção ao horário do ensaio, por causa da luz.

A casa própria também é bacana, porque faz parte da história do casal e o fotógrafo pode colocar elementos que se relacionem com a união de ambos. Além disso, para arrumar o ambiente é mais fácil porque o profissional tem a oportunidade de conversar com a cliente e levar alguns itens para incrementar o cenário, se for necessário.

Em um salão de beleza não há tantas opções, mas é possível fazer alguns registros. O mais indicado é procurar uma sala exclusiva para noivas ou uma área decorada, com espelhos e objetos imponentes, como um lustre ou um sofá sofisticado. Escadas são uma boa pedida para quem quer valorizar o look da noiva.

7. Retrate os momentos finais antes do casamento

Depois de tudo isso, o making of está quase terminado, porém ainda falta uma das fotografias principais: a da noiva indo para o casamento. Pode ser em uma escada com ela segurando o buquê ou ela saindo do quarto em que se arrumou com a mãe, por exemplo.

O imprescindível é que o profissional fotografe o momento em que ela está com o buquê e pronta para a cerimônia. Em seguida, ele ainda tem muito trabalho pela frente, pois terá que fazer as fotos do evento também. Contudo, uma parte bem importante do álbum está garantida.

O making of da noiva é uma tendência que caiu no gosto dos brasileiros, porque ele mostra a expectativa para esse dia tão sonhado por uns, que é o do casamento.

Agora que você já conferiu todas as nossas dicas de fotografia do making of da noiva, que tal ver também dicas sobre fotografia de casamentos?