Para você, que é fotógrafo e procura por boas dicas de newborn, esse artigo tem tudo o que você precisa. Com alguns passos bem simples e pontuais, você poderá iniciar sua carreira nesse nicho, tão novo, e tão cobiçado.

O sucesso é bem simples de mensurar: quantas vezes você já viu um ensaio de newborn enquanto rolava o feed das suas redes sociais? Pois então, se existem excelentes fotógrafos que trabalham nessa área, ganham para isso e se realizam com isso, por que não você?

Para saber mais, continue com a leitura sobre as dicas de newborn, que irão te colocar no início da carreira de fotógrafo de recém-nascidos.

O que é fotografia newborn?

Foto por Laura Alzueta

Esse tipo de ensaio fotográfico tem como objetivo fotografar o início da vida do bebê, e registrar suas feições e expressões, podendo ser feito até o décimo quinta dia após o nascimento.

No geral, o fotógrafo pode tirar fotos apenas do recém nascido, ou incluir a família, mostrando como tem sido a vida desde que ele chegou.

De todas as formas, o ensaio de newborn tem tudo para ser maravilhoso para a carreira do fotógrafo, e um momento de muita felicidade para a família, que guardará para sempre aquelas memórias.

O que o fotógrafo deve vestir?

O ideal é utilizar sapatos e roupas que sejam confortáveis, pois você irá se mexer bastante dentro do estúdio. Como é preciso que a criança esteja em sono profundo, assim que ela adormecer, você abaixar, andar e agachar.

É interessante, também, levar uma roupa extra na bolsa, pois, algumas situações inesperadas podem acontecer, como o bebê fazer xixi e acabar sujando a roupa que está usando.

Além disso, se você tem cabelos longos ou médios, mantenha-os sempre presos.

O que levar de equipamento?

⦁ Uma lente primária de 50 mm ou de 80 mm
⦁ Uma lente de macro para focar nas mãozinhas, pezinhos, e etc.
⦁ Um rebatedor de luz
⦁ Pelo menos uma bateria extra carregada
⦁ Um cartão de memória vazio
⦁ Acessórios e adereços escolhidos por você e pelos pais

Composições de cenário que podem funcionar

Foto por Carla Durante

Assim, como a criança pode e deve ter adereços, para que a foto fique interessante, o ambiente em que as fotos serão tiradas também precisa. Esses acessórios são chamados de props, e na quantidade certa e no tom certo, podem transformar todo esse ensaio.

Você pode escolher qualquer coisa que não desconverse com o cenário, ou utilizar as ideias desse artigo, como:

⦁ Cama, sofá ou puff para colocar o neném
⦁ Pequenos travesseiros e almofadas para ajeitar a cabecinha
⦁ Tecidos para decoração de diversas cores e texturas, panos e moldes
⦁ Fantasias, gorros, chapéus, meias, luvas, meias, cachecóis, gorros, e etc
⦁ Telefones, malas, brinquedos, máquinas de escrever
⦁ Coisas para compor o fundo, como rolo de PVC, tecido, tapete
⦁ Cestas, pacotes, caixas para o bebê
⦁ Discos, cds, livros, dvds, e etc
⦁ Frutas, flores e plantas
⦁ Equipamentos de esporte, bola, uniforme
⦁ Acessórios de família

Não se esqueça de lavar, higienizar e passar álcool em tudo que utilizou!

Ambiente para o ensaio Newborn

Mantenha a temperatura sempre entre 26º e 30º para garantir o conforto do bebê, que se sentirá quentinho e em paz.

Você também poderá criar um ambiente, utilizando sons de útero ou músicas, como “white noise”, que farão com que ele se sinta aconchegado, e durma mais rápido.

Se procura por sons da natureza e de útero:
⦁ Rainy mood
⦁ In útero

Uma dica muito boa para iniciantes, é para quando você está em dúvida quanto às quantidades de poses que podem ser feitas no ensaio.
Faça de 3 em 3 poses, uma nova pose.

Como exemplo, você fazer 3 poses com o bebê o pai e a mãe, depois mais 3 poses sozinho, e etc. Assim, você consegue explorar diversas poses e com um número considerável de variações.

Iluminação

Se possível, escolha a iluminação natural, aquela que você encontra próxima de uma janela bem clara. Você pode posicionar a criança a 45º dessa luz natural, por exemplo.

Outra dica é fotografar a criança contra a luz, e ainda, utilizar um rebatedor para explorar ao máximo o que essa luz tem a oferecer.

» Dicas de iluminação para fotografias – natural e em estúdio

Passe segurança para o bebê e para os pais

Foto de bebê com os pais

Como você já sabe, pais de filhos recém nascidos, ainda mais tão novos, tendem a protege-los ainda mais. Essa proteção, quando excessiva, pode prejudicar de maneira direta o seu trabalho.

Por isso, é muito importante que você sane todas as dúvidas da família, fale sobre o que você aprendeu e tenha propriedade na fala.

Mesmo que você ainda não tenha muita ou tenha nenhuma experiência com newborn, os estudos a respeito do assunto precisam ser suficientes para que seu profissionalismo passe confiança para os envolvidos. O bebê, precisa se sentir seguro, acolhido e aconchegado, e os pais também.

Essa confiança só virá com o tempo, de maneira gradual e através da experiência, mas com algumas atitudes simples, você conseguirá passar mais tranquilidade para as famílias.

Aqui no Blog da YouFocus, temos algumas dicas para acalmar os pais durante o ensaio newborn. Vale a pena conferir 🙂

Cumpra com os horários

Bebês costumam ter rotinas muito bem planejadas sobre sonecas, mamadas e tempo acordado. Se o ensaio fotográfico o tirar mais do que o normal de sua rotina, o resultado será um ensaio estressante, com muito choro, irritação e frustração para todos.

Até porque, o newborn em si, já pode providenciar momentos assim, mas quando se torna algo descontrolado, pode tomar proporções desagradáveis também.

Sendo assim, se torna extremamente importante, que você repasse para os pais, o tempo de duração do ensaio e que você cumpra esse período. Não garanta 2 horas de ensaio, e fique 4 horas. As pessoas confiam em profissionais que têm palavra, e que sabem o que estão fazendo, e por isso são tão seguras.

» Como fazer ensaio newborn na casa do cliente
» Smash the Cake: Dicas para fotógrafos iniciantes

Conclusão

Com as dicas de newborn que esse artigo trouxe, e a sua dedicação para colocar cada uma delas em prática, será uma questão de tempo para o seu sucesso dentro desse nicho.

Existe lugar para todos, e com esforço e dedicação, o seu irá alcançar lugares ainda mais maiores. Invista na qualidade do seu trabalho e confie no seu potencial desde o início!

Agora, que tal conferir um artigo com boas práticas para começar sua carreira de newborn