Fazer fotografia de família é algo que todos desejam, para assim eternizar os momentos mais importantes vividos com as pessoas que se ama.

É por isso mesmo que para um fotógrafo profissional é tão essencial saber como fazer bons ensaios fotográficos de família, seja em um batizado, em aniversários de 1 ano ou de 15 anos, ou mesmo em de um casamento.

Muitas ocasiões familiares realmente merecem um ensaio em família para registro e futuras recordações, que poderão ser comentadas em várias reuniões entre os parentes.

Um ensaio fotográfico de família pode ser realizado das mais diferentes maneiras, incluindo quem vai participar das fotos e o momento que pede a realização dessas fotos.

Mas como um fotógrafo pode realizar um bom ensaio de uma família, trazendo o resultado que ela deseja?

Isso é o que nós iremos lhe mostrar a partir de agora, nesse artigo completo com dicas excelentes a respeito de como fazer um ensaio fotográfico de família com muita qualidade.

Conheça o local onde irá fotografar

Sem nenhuma dúvida, um erro que fotógrafos ainda costumam cometer bastante diz respeito a conhecer o local onde irá ser realizado o ensaio.

A produção de uma sessão fotográfica, de forma geral, é sempre um desafio para o profissional e não conhecer o local onde ela vai ser realizada pode colocar em risco o resultado final.

É preciso que você conheça os melhores pontos para fazer as fotos, de modo que o trabalho fique como o esperado, afinal há vários entre os quais é possível escolher.

Uma outra dica relacionada com o conhecimento do local onde você vai fotografar é fazer um check-list para saber exatamente onde tirar as fotos e assim não perder nenhum detalhe.

Use o sol a seu favor na fotografia de família

Fotografia de família ao ar livre

Se optar por fazer o ensaio fotográfico ao ar livre, então o sol é um recurso essencial que você deve aproveitar e usar ao seu favor, para garantir que assim será possível conseguir excelentes fotos.

Naqueles dias em que o sol estiver mais visível, uma ótima dica é você fotografar sempre de costas para ele, com as pessoas que vão ser fotografadas estando em relação ao sol em um ângulo de 45 graus.

Isso ajuda a evitar que muitas sombras surjam e outros fatores que não são desejados acabem por atrapalhar o seu registro fotográfico.

Em geral, as sombras apenas prejudicam o momento de tirar a foto e fazem com que o resultado fique péssimo.

Dessa forma, a melhor coisa que você pode fazer é realizar testes antes do ensaio fotográfico oficial para saber quais são as posições mais adequadas para tirar fotografia de família.

Aqueles dias que são nublados não devem ser evitados, pelo contrário, é possível que você consiga fotografar à vontade, pois a iluminação será sempre a mesma, não importa qual seja a direção e o ângulo nos quais você tire as fotos.

Uma dica de ouro sobre o ensaio para fazer fotografia de família é optar, ao escolher realizá-lo ao ar livre, sempre por horários que sejam mais próximos ou do nascer do sol ou do pôr do sol.

São nesses horários em que o sol está na linha do horizonte, o que faz com que ele ilumine da melhor forma o rosto dos participantes do ensaio.

Melhores horários para fotografar

Aproveitando o tema sobre horários para fazer fotografia de família, ele merece um tópico único, porque faz toda a diferença no resultado obtido no ensaio.

As fotos que são feitas ao ar livre exigem muito da luz natural, para que assim o resultado que você planejou possa realmente ser alcançado.

Você deve sempre se lembrar que cada faixa de horário tem uma determinada luminosidade, que produz um efeito único e específico na imagem que é captada.

Existem aqueles horários que você pode utilizar como sendo ferramentas que ajudam a potencializar o seu trabalho, enquanto há outros que podem prejudicar muito a qualidade das suas fotos.

Aproveitar a luz que surge logo no início da manhã é garantia de conseguir excelentes imagens, pois as fotos tiradas no nascer do sol saem com tons rosados e com sombras bastante alongadas.

Você pode conseguir excelentes fotografias bem iluminadas até o período do meio dia, mas a partir daí é preciso evitar o sol, porque ele vai estar no seu ponto mais alto e pode ocasionar imagens que sejam imperfeitas.

Vai fazer fotos à noite? Então não tem como fugir das ferramentas necessárias para produzir a iluminação que você precisa.

Os ensaios fotográficos no período da noite sempre acabam exigindo mais do fotógrafo, que precisará utilizar diferentes ferramentas, como é o caso do tripé e da iluminação artificial, por exemplo.

Você também precisará configurar corretamente a sua câmera e a sua lente com ISO alto, com longos períodos de exposição, para uso do flash e com grande abertura do diafragma.

Locais de convívio da família são indicados

Ensaio fotográfico de família em casa

Uma importante dica para fazer um bom ensaio fotográfico de família é sempre escolher como local para as fotos aquele no qual ela convive.

A casa é sempre a melhor opção em termos de permitir que os fotografados fiquem mais à vontade para um ensaio em família.

Se você tem como objetivo no seu trabalho, justamente, retratar o convívio entre a família, então o mais ideal é que escolha um local no qual todos interagem no dia a dia, como a sala ou o jardim da casa por exemplo.

Aquelas casas que são grandes e com uma boa iluminação costumam ser muito indicadas para se fazer fotografia de família, mas também pode-se fazer bons ensaios em casas pequenas ou mesmo em apartamentos bem iluminados.

Inclua no ensaio os animais de estimação

Fotografia de família com pet

E por falar em casa e em convívio, você pode incluir os animais de estimação da família no ensaio, o que dará uma boa dinâmica e um excelente resultado.

Isso porque para muitas famílias os pets são considerados como sendo membros da família também, então nada mais lógico do que incluir eles nas fotografias.

Esses bichinhos, além de lindos e fofos, sempre são muito espontâneos, o que ajuda a deixar o ensaio fotográfico muito mais divertido para todos.

Aproveite para ler o nosso post com dicas para fotografia de pets.

Faça uso da espontaneidade na fotografia de família

Nem sempre as melhores poses de fotos do seu ensaio fotográfico serão aquelas que você tanto pensou e ensaiou.

As fotos que conseguem captar os melhores momentos são aquelas que pegam as “poses” espontâneas da família, como um abraço entre os familiares, por exemplo, que demonstra o amor existente.

É por isso mesmo que você deve sempre estar atento a todos os detalhes, para que assim possa fazer a captura de registros espontâneos e que são inusitados.

Conclusão

Como você viu, fazer um ensaio com fotografia de família pode parecer um desafio para muitos fotógrafos, mas com as dicas certas é possível ter um resultado excelente.

Neste texto, mostramos a você algumas das principais dicas a respeito de como fazer um bom ensaio em família, de modo a capturar momentos para a eternidade com muita qualidade.

Gostou do artigo de hoje sobre dicas para fazer ensaio fotográfico de família?

Se você ficou com alguma dúvida sobre esse assunto, escreva-a abaixo nos comentários para que eu possa ajudá-lo.