Não importa se a história é do casal, dos filhos, dos pais, pets e outros: muitos fotógrafos pedem dicas para fazer ensaios fotográficos de tirar o fôlego. Fotografar um ensaio é contar essa história. Essa é a função do ensaio fotográfico, apresentar uma narrativa através das imagens, que realce os sentimentos daquele momento.

Para tanto, algumas dicas são importantes. São elas:

Dicas para fazer ensaios fotográficos

Converse com os clientes

é preciso que haja conexão, empatia e confiança entre fotógrafo e clientes, e elas não surgem do nada. É importante que o profissional converse com os clientes e esta é uma das mais importantes dicas para fazer ensaios fotográficos.

Conversas sobre figurino, lugares, ideias para se fazer os trabalhos, enfim, tudo que for possível para deixar os clientes à vontade.

Estes aspectos singulares das pessoas que trazem verdade nos sentimentos demonstrados durante a sessão de fotos.

As roupas e o cenário são importantes

O local das fotos e as roupas usadas devem ser temas confortáveis ao cliente, porque é um dos principais estímulos para que a foto fique perfeita.

O fotógrafo pode até sugerir o que usar ou onde fazer as fotos, mas tem que ser do gosto dos clientes.

Revele a espontaneidade do cliente

Menina feliz na chuva. 123RF

Esta é a parte em que começa o dom do fotógrafo. É quando ele revela sua arte atrás das lentes, mostrando toda espontaneidade, alegria, felicidade do clientes à frente delas.

Como a relação entre cliente e fotógrafo está positiva, fica fácil captar pelas lentes a felicidade deste, pois o mesmo já se encontra à vontade.

Mas é preciso estar atento com a câmera, prestando bem atenção nos clientes, para poder captar esses momentos. Nesses pequenos instantes residem sentimentos profundos, que merecem ser fotografados sem grande interferência dos fotógrafos.

Lembre-se que um momento vale mais do que 100 poses!

Equipamentos certos para o trabalho

Os equipamentos são importantíssimos. Um fotógrafo que preza pela qualidade deve sempre estar bem equipado.

No caso dos ensaios, um bom fotógrafo pode contar com câmeras Canon EOS 6D, e com as lentes EF 50mm f/1.4 USM. Essas lentes permitem fazer fotos tanto de longa distância como “fechadas” nos clientes. Agora, se a intenção também for fotografar panoramas mais angulares  e apresentar as imagens maiores, uma outra lente versátil é a EF 24-70mm f/2.8L II USM. Essa lente possui um “zoom”  que possibilita ao fotógrafo fazer o enquadramento mais aberto, além de permitir a criatividade no ensaio.

Seleção de fotos

A seleção de fotos é considerada por muitos profissionais a parte mais difícil do trabalho. Selecionar é sempre difícil, mas muito importante. Uma boa escolha de fotos garante que a história seja contada de maneira direta e clara.

E justamente para facilitar esta etapa do trabalho, produtos como o Selpics oferecem um sistema inovador de apresentação das fotos para os clientes. Trata-se de uma galeria de imagens, onde o fotógrafo pode enviar as fotos diretamente para os clientes, de forma que eles selecionem as que mais gostaram, além de ter a opção de pagar pelas fotos extras dentro da galeria 🙂

Este tipo de tecnologia facilita tanto a vida do fotógrafo como a do cliente, que tem a liberdade de escolher as fotos que mais lhe agradam e que, portanto, contam melhor a história do registro.

Inovações como esta tornam o trabalho do fotógrafo ainda mais completo, e a satisfação do cliente, muito mais garantida.

» Os erros mais comuns dos fotógrafos iniciantes
» Dicas de composição na fotografia