Não importa se a história é do casal, dos filhos, dos pais, pets e outros: muitos fotógrafos pedem dicas para fazer ensaios fotográficos de tirar o fôlego. Fotografar um ensaio é contar essa história. Essa é a função do ensaio fotográfico, apresentar uma narrativa através das imagens, que realce os sentimentos daquele momento.
Para tanto, algumas dicas são importantes. São elas:
Dicas para fazer ensaios fotográficos
Converse com os clientes
é preciso que haja conexão, empatia e confiança entre fotógrafo e clientes, e elas não surgem do nada. É importante que o profissional converse com os clientes e esta é uma das mais importantes dicas para fazer ensaios fotográficos.
Conversas sobre figurino, lugares, ideias para se fazer os trabalhos, enfim, tudo que for possível para deixar os clientes à vontade.
Estes aspectos singulares das pessoas que trazem verdade nos sentimentos demonstrados durante a sessão de fotos.
As roupas e o cenário são importantes
O local das fotos e as roupas usadas devem ser temas confortáveis ao cliente, porque é um dos principais estímulos para que a foto fique perfeita.
O fotógrafo pode até sugerir o que usar ou onde fazer as fotos, mas tem que ser do gosto dos clientes.
Revele a espontaneidade do cliente

Esta é a parte em que começa o dom do fotógrafo. É quando ele revela sua arte atrás das lentes, mostrando toda espontaneidade, alegria, felicidade do clientes à frente delas.
Como a relação entre cliente e fotógrafo está positiva, fica fácil captar pelas lentes a felicidade deste, pois o mesmo já se encontra à vontade.
Mas é preciso estar atento com a câmera, prestando bem atenção nos clientes, para poder captar esses momentos. Nesses pequenos instantes residem sentimentos profundos, que merecem ser fotografados sem grande interferência dos fotógrafos.
Lembre-se que um momento vale mais do que 100 poses!
Equipamentos certos para o trabalho
Os equipamentos são importantíssimos. Um fotógrafo que preza pela qualidade deve sempre estar bem equipado.
No caso dos ensaios, um bom fotógrafo pode contar com câmeras Canon EOS 6D, e com as lentes EF 50mm f/1.4 USM. Essas lentes permitem fazer fotos tanto de longa distância como “fechadas” nos clientes. Agora, se a intenção também for fotografar panoramas mais angulares e apresentar as imagens maiores, uma outra lente versátil é a EF 24-70mm f/2.8L II USM. Essa lente possui um “zoom” que possibilita ao fotógrafo fazer o enquadramento mais aberto, além de permitir a criatividade no ensaio.
Seleção de fotos
A seleção de fotos é considerada por muitos profissionais a parte mais difícil do trabalho. Selecionar é sempre difícil, mas muito importante. Uma boa escolha de fotos garante que a história seja contada de maneira direta e clara.
E justamente para facilitar esta etapa do trabalho, produtos como o Selpics oferecem um sistema inovador de apresentação das fotos para os clientes. Trata-se de uma galeria de imagens, onde o fotógrafo pode enviar as fotos diretamente para os clientes, de forma que eles selecionem as que mais gostaram, além de ter a opção de pagar pelas fotos extras dentro da galeria 🙂
Este tipo de tecnologia facilita tanto a vida do fotógrafo como a do cliente, que tem a liberdade de escolher as fotos que mais lhe agradam e que, portanto, contam melhor a história do registro.
Inovações como esta tornam o trabalho do fotógrafo ainda mais completo, e a satisfação do cliente, muito mais garantida.
» Os erros mais comuns dos fotógrafos iniciantes
» Dicas de composição na fotografia