Conseguir atrair, conquistar e fidelizar clientes, nem sempre é uma tarefa fácil. Apresentação profissional, portfólio, pacotes com difereciais e uma boa abordagem de vendas, podem ajudar o fotógrafo a destacar-se e conseguir mais negócios.

No mercado da fotografia profissional, bem como noutros segmentos, é necessário que o profissional capriche no seu diferencial perante a concorrência. Muitas vezes, o cliente que procura um fotógrafo profissional para a cobertura de um evento ou algo mais marcante em sua vida, não está procurando apenas “quem faça as fotos”. O cliente deseja um profissional que saiba dar a mesma importância que ele dá àquele evento único.

Esta importância está relacionada à forma como o profissional trabalha e executa a sua apresentação ao cliente, à forma como, indiretamente, vai mostrar o quanto é confiável para aquele job, e é claro, os benefícios que seu trabalho oferece perante a sua contratação.

Todas estas demandas fazem parte da velha questão ‘Custo x Benefício’. Então, para que o seu trabalho tenha valor no mercado, algumas atitudes podem ser adotadas (ou aperfeiçoadas) para que você seja escolhido pelos clientes. Veja quais são:

Apresentação Profissional e Portfólio

O primeiro passo é cuidar da própria aparência. No dia e hora marcados, o profissional deve estar com o portfólio organizado e também é importante arrumar-se adequadamente para a situação, de modo a causar uma boa imagem profissional.

É essencial que o fotográfo escolha um local silencioso e apropriado para conversar e, principalmente, escutar o que o cliente tem a lhe dizer e/ou pedir. Ouvir é um processo muito mais importante do que falar, pois permite ao profissional atender justamente às dúvidas e anseios do cliente.

Ofereça um Diferencial

Não é que o cliente deseje sempre receber um benefício em toda transação comercial, mas é claro que entre um profissional que faz o serviço bem feito, e outro que oferece o mesmo nível de qualidade, mas que oferece algum tipo de brinde ou experiência diferenciada, o cliente vai contratar ao segundo e não o primeiro. Mas por que isso acontece?

Justamente porque o cliente valoriza o investimento que faz em um serviço como esse, que além de satisfazer sua necessidade, ainda dispõe de um algo a mais, um diferencial. Por isso, saiba que a vantagem que o cliente ganha é um diferencial de mercado.

Muitas vezes, o fotógrafo profissional imagina que apenas ajustar o preço já ajuda, e isso está errado! Por isso, é importante comparar os serviços e pacotes da concorrência e verificar quais as diferenças entre eles. Isso ajudará, por exemplo, a criar um pacote promocional diferente e que seja vantajoso e atraente para os clientes.

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Qualidade das fotos e “iscas”

De que maneira um profissional entrega suas fotos? Ao criar os seus pacotes, é primordial que o fotógrafo determine tamanhos e qualidades diferentes, mas sempre lembrando de nunca entregar os materiais brutos, porque esse tipo de trabalho são como “commodities”, e precisam ir além, de forma a fazer parte de um processo mais aprimorado caso se queira agregar mais valor ao trabalho e destacá-lo no mercado.

Então, podem ser criados pacotes pela quantidade, pela forma de entrega (álbum impresso ou mídia digital) etc. O importante é oferecer algum tipo de vantagem em seus pacotes mais caros, como, uma ampliação, um álbum extra, um acabamento especial, enfim, algo que mostre ao cliente que o valor, mesmo mais alto, está adequado ao serviço.

Deve-se também escolher um dos pacotes (o de menor preço), como um “pacote isca”. Esse será utilizado tanto para divulgação dos serviços, como para chamar a atenção dos clientes, tão logo procurem o fotógrafo para conversar.

Abordagem de vendas

Com o pacote “isca” nas mãos, o portfólio organizado, a boa aparência e um local respeitável, não tem erro! Agora é hora de ouvir o que o cliente tem para dizer, prestando atenção nos seus anseios e dúvidas, e aproveitando a oportunidade para mostrar os trabalhos prontos.

Ao finalizar, sempre é bom “encaminhar” o cliente direto para a assinatura do contrato de fotografia, sugerindo, por exemplo, o agendamento adiantado, para o caso de não haver mais espaço na agenda e se possível, ofereça um ótimo parcelamento. Outra coisa: é importante também oferecer um valor diferenciado na contratação de futuros trabalhos, pois dessa forma, fica mais fácil garantir a fidelização dos clientes.

Como vimos, conquistar e fidelizar clientes nem sempre é algo simples. Mas isso não quer dizer que seja impossível, pelo contrário: com as atitudes certas e a preparação adequada, muito provavelmente o seu pacote de fotografia será contratado por diversos clientes.