Tirar fotos de crianças nem sempre é fácil, e fotografar aniversário infantil apresenta suas próprias oportunidades e desafios únicos para o fotógrafo.

Positivamente, esses eventos nos apresentam emoções, interação, cores vivas e uma energia única.

Por outro lado, as festas infantis podem ser locais caóticos, com muito movimento e desordem, o que exige rapidez para fazer bons registros.

Por isso, aqui estão algumas dicas interessantes para fotografar aniversário infantil de uma forma mais tranquila e suave.

Cronograma da festa

Para não perder nenhum momento importante, você pode se informar se existe uma programação com horários definidos.

Pergunte aos pais sobre quais serão as atividades e brincadeiras, em qual ambiente irão acontecer, quando as velas serão apagadas, etc.

Assim você terá tempo suficiente para estar bem posicionado em cada momento.

Ter bons registros de cada etapa da festa pode fazer toda a diferença na diagramação de álbum de aniversário infantil.

Concentre nos detalhes

Outra maneira de adicionar interesse às suas fotos é se concentrar nos detalhes da festa. Muitas dessas fotos podem ser tiradas antes da chegada dos convidados.

Você pode incluir fotos do bolo, balões, presentes, mesa de docinhos, decorações, etc.

Estes elementos merecem atenção, pois, são cuidadosamente planejados pelos pais do aniversariante.

Portanto, reserve um tempo para se concentrar somente nos detalhes da festa.

Interaja ao fotografar aniversário infantil

As melhores fotos surgem quando as crianças confiam em você e no lugar onde a festa está sendo realizada. Portanto, procure conhecer as crianças, demonstrando ser amigável e divertido.

Você pode utilizar acessórios lúdicos em sua câmera ou roupa, para passar atrair a atenção dos pequeninos.

Perspectiva de uma criança

É um erro comum fazer todas as fotos olhando de cima para baixo, com a perspectiva de um adulto.

Um conselho essencial para obter boas fotos ao fotografar um aniversário infantil é buscar a perspectiva das crianças, mostrando a forma como elas enxergam as coisas ao seu redor.

Uma técnica muito utilizada é fotografar sempre no nível dos olhos da criança.

Diferentes ângulos

Para obter uma série diversificada de fotografias, é necessário procurar diferentes ângulos e distâncias focais.

Por exemplo, você pode fotografar em posições mais elevadas (sobre uma cadeira ou escada) usando um ângulo amplo.

Você também pode aumentar o zoom nas crianças, decorações e outros elementos de festa.

Observe o ambiente e não tenha medo de testar. Somente assim você entregará um trabalho mais diversificado e criativo para o cliente.

Capture emoções

Crianças brincando

Ao contrário da maioria dos dos adultos, as crianças tendem a ficar super animadas durante uma festa de aniversário, mostrando suas emoções abertamente.

Portanto, certifique-se de capturar os sorrisos e expressões dos baixinhos.

Isso geralmente acontece espontaneamente, então é importante estar sempre pronto para clicar.

Fotos dos amiguinhos

O aniversariante deve ser o centro das atenções durante a sua festa, mas é importante que você faça algumas fotos das outras crianças também.

Será uma ótima recordação para o futuro, podendo render boas risadas quando essas crianças se tornarem adultas.

Outro motivo é que os pais das outras crianças podem se interessar pelo seu trabalho, gerando novas oportunidades de trabalho.

Para evitar um possível mal-estar, você pode verificar se os pais das crianças não ficarão incomodados de seus filhos sendo fotografados.

É improvável que alguém se oponha, mas é melhor prevenir. Isso é especialmente verdadeiro se você for compartilhar as fotos online.

Fotos de familiares

Reserve um momento e reúna todos os convidados para uma grande foto em grupo. É como um livro fotográfico de convidados para sua festa.

Esta será uma foto divertida para postar nas redes sociais, permitindo que todos se identifiquem e se lembrem do dia divertido que passaram juntos.

Descubra quem são os familiares mais importantes da criança, como os avós, tios e padrinhos. Como estas pessoas merecem um pouco mais de atenção, faça registros exclusivos delas com o aniversariante.

Fotos dos adultos

Não há dúvida de que foco das festas infantis são as crianças. Mas os adultos presentes podem fornecer algumas fotos interessantes.

Às vezes, suas reações ao que as crianças fazem podem ser bastante memoráveis, ​​e vale a pena ter estes instantes registrados, especialmente dos adultos mais próximos do aniversariante.

Apagando as velas

Crianças soprando as velas do bolo
Crianças soprando as velas do bolo

Se há um momento que você não pode perder na festa de aniversário de uma criança, é o aniversariante soprando as velas. Este é o clímax da celebração; o centro da festa, por assim dizer.

Se não houver um horário definido para cantar parabéns, peça para ser avisado com um pouco de antecedência.

Posicione-se de forma a ter uma visão clara do rosto do aniversariante e concentre-se nisto (não no bolo) enquanto todos começam a cantar e o bolo chega à mesa.

Criar várias imagens e incluir outras no quadro dá uma sensação geral de diversão e emoção.

Iluminação

A maioria das festas de aniversário infantil acontece em ambientes fechados, como salões ou buffets. Nem sempre a iluminação disponível será a ideal.

As câmeras digitais tem uma variedade de configurações manuais e automáticas, que podem ser ajustadas de acordo com a iluminação do ambiente.

É preciso estar alerta para adaptar a configuração sempre que necessário.

Conclusão

Fotografar um aniversário de criança pode não ser uma tarefa simples, mas com estas dicas você poderá se preparar melhor para realizar um ótimo trabalho.

Curta os momentos, aproveite a energia dos pequeninos e registre todas as emoções. Essas memórias serão muito importante para os pais e para a criança.

Curtiu este conteúdo? Então acompanhe a YouFocus no Instagram para ficar por dentro do universo fotográfico.