O momento mais gratificante de um estudante na faculdade é o da sua formatura. Geralmente são 4 anos ou até mais pensando em como será esse acontecimento. Inúmeros são os detalhes que compõem essa etapa e quando se trata de fotografia de formaturas, esses detalhes precisam ser registrados sem exceção.

A sessão de fotografia de formaturas conta com poses individuais e coletivas, estas no caso, reunindo todos os formandos. Estas fotos estamparão álbuns, convites, homenagens, dentre outras situações que peçam uma reprodução deste momento.

A empresa ou o profissional responsável por esta incumbência, terá sobre si uma grande responsabilidade, a de eternizar com cuidado, um momento que será lembrado por toda vida de cada um dos formandos ali presentes. A fotografia de formaturas, desta forma, é um trabalho que atravessa gerações e leva todos a viverem, cada qual em seu tempo, as emoções daquele instante eternizado.

Neste momento, quando é chegado o instante de planejar a formatura, muitos estudantes desconhecem como será o procedimento da fotografia de formaturas. Preparamos nesse sentido, um roteiro que poderá te ajudar com algumas dicas.

Fotografia de formaturas

Como planejar a fotografia de formaturas?

Escolhendo a empresa que cuidará da fotografia de formaturas

É preciso procurar por empresas ou profissionais no mercado, que acima de tudo, tenham experiência e portfólio para apresentar. Não adianta se interessar por preços baixos, pois nestes casos, o investimento abaixo do preço de tabela no mercado, poderá provocar uma grande frustração. Peça referências de outras turmas e compare os trabalhos desenvolvidos.

O que a turma está procurando?

Existem muitos profissionais e empresas no mercado e claro, todos com seus estilos de fotografia de formaturas. Nem sempre o jeito de uma empresa fazer tal registro agrada aos formandos. Por isso, em se tratando desta cobertura fotográfica tão peculiar, que inclui baile, colação de grau, cerimônia de formatura, dentre outros eventos, os estudantes precisam checar cada pacote apresentado e verificar a qualidade das sessões de fotos, tanto externas como as de estúdio.

Ao buscar uma empresa responsável, que realize a fotografia de formaturas, os estudantes devem montar uma planilha de comparação para analisar os prós e os contras e verificar, se as expectativas podem ser atendidas. Lembre-se de que é um momento único, que não se repete e por isso, todo cuidado é pouco. É preciso cautela.

Analisar a infraestrutura da empresa

Outro ponto importante a ser observado é, inclusive, se a empresa pautada possui a infraestrutura para realizar todos os compromissos propostos em contrato. Por isso, antes de escolher a empresa de fotografia, a pesquisa de mercado é fundamental.

Verificar, por exemplos, se a empresa possui os equipamentos necessários, os tipos de câmeras mais adequados, as lentes certas, ou profissionais devidamente capacitados para poder executar o trabalho no dia, dentre outros fatores. O evento requer muita agilidade, experiência, foco, jogo de cintura e paciência, para que as fotografias saiam perfeitas.

Sessão de Fotografia de Formaturas – Estúdio e Externo

Escolhida a empresa responsável pelas fotos, vem a parte mais gostosa desse projeto: planejar como serão os ensaios fotográficos, sejam em estúdio ou ambiente aberto. Algumas turmas de formandos optam pelos dois estilos em um mesmo pacote de registros fotográficos. Tanto as fotos realizadas em estúdio como as em ambiente aberto, são boas, mas cada qual exige os seus “truques”.

No caso de se escolher ambientes externos, é preciso estar atento ao lugar, se no entorno não há obras ou mesmo grande circulação, sendo por exemplo, mais recomendada a escolha de parques e áreas livres e isoladas.

Fotografia de Formaturas no Estúdio

Estas fotos ficam muito bem para os convites de formatura. São registros que representam uma vitória pessoal, lembranças, e que portanto, requerem bastante espontaneidade e descontração. Nessas horas, vale a pena:

Chamar os amigos para participarem das fotos

Em estúdio, os profissionais registram as fotos tanto individuais como de toda a turma. Isso inclui também alguns grupos menores de formandos. É nesse momento que o fotógrafo manda todos se agruparem, e os deixa bastante à vontade para relaxarem diante das câmeras.

Todo esse cuidado resulta em fotos muito mais divertidas e dinâmicas, que tendem a mostrar toda a alegria do grupo.

Objetos e acessórios adequados

Tal qual uma brincadeira, as fotos podem ser realizadas estando os formandos com objetos e acessórios que estejam relacionados às suas áreas. Uma turma de medicina, por exemplo, pode estar com estetoscópios pendurados (existem alguns de fantasia à venda) e que dariam um tom mais informal e descontraído às poses. Uma turma de jornalistas, por exemplo, poderia segurar gravadores, blocos de papel, canetas e porque não uma brincadeira com o famoso super-herói jornalista, Clark Kent?

Vai da imaginação dos estudantes e claro, das condições que a empresa contratada puder oferecer.

Escolha do traje adequado para as fotos

O tipo de roupa mais comum utilizado nas fotos de estúdio são a beca e a camiseta do curso. Vale aqui também outras ideias que os formandos tiverem e que possam imprimir maior personalidade às fotos. Fica a critério da turma.

Fotografia de Formaturas e a Colação de Grau

Este é o momento da entrega simbólica do diploma. É o momento em que o aluno recebe em suas mãos, um papel que poderá mudar pra sempre a sua trajetória. Ali inicia uma fase adulta na vida daquele jovem, ou uma fase de grande mudança pessoal na vida do cidadão mais experiente, aquele que viveu grandes dificuldades e esperou o momento de se formar no tão sonhado curso.

É indispensável o registro adequado deste momento, entre a entrega do documento e a reação, tanto dos que recebem, como dos que entregam, visto que estes sabem de sua importância na vida dos alunos.

Fotografia de Formaturas e o Baile de Gala

Ah, o Baile de Gala… Este é com certeza um dos momentos mais esperados pelos estudantes. Os formandos geralmente fazem questão sempre de incluí-lo no pacote, porque, além de ser o momento mais descontraído, nele encontram-se outros amigos e familiares.

É importante estar atento aos momentos peculiares, aos olhares dos casais, à fome dos estudantes que rende fotografias divertidíssimas e engraçadas, aos momentos de emoção de parentes e amigos, que choram, riem, se emocionam sem qualquer pudor.

Toda essa emoção merece e precisa ser documentada!

Nunca se esqueça, a foto perfeita é a que nos transporta para aquele momento tão especial.