Algumas características marcantes das fotografias de esporte são dinamismo, ação e velocidade. São estas características que o fotógrafo precisa ter para registrar um lance singular. Muitas vezes, pode ser o único lance memorável da partida e o qual fará a diferença. É nesse momento que entram os equipamentos para fotografia esportiva.

O esporte ajuda o atleta a dar o melhor de si em cada etapa e desafio. Essa superação, pode ocorrer a qualquer momento em qualquer etapa ou partida. Quando bem focada e registrada, o fotógrafo de esporte captura expressões do rosto, do corpo, movimentos únicos oriundos do esforço desse profissional. Como tal ofício pode ser executado sem os equipamentos certos para fotografia esportiva?

Estes registros de superação  passam toda a emoção do esporte a quem acompanha e até deseja ser como eles. A dor de uma contusão, o sofrimento da derrota, a alegria da vitória, a revolta, o choro, enfim, tudo faz parte de uma disputa esportiva.

Portanto, é necessário que o fotógrafo esteja bem preparado para realizar estas capturas. Alguns acessórios e equipamentos para fotógrafos de esporte são fundamentais:

Equipamentos fundamentais à fotografia esportiva:

Fotógrafo usando uma lente teleobjetiva no esporte
Fotógrafo usando lente teleobjetiva

A câmera profissional faz toda diferença. Quando possui um sensor de aproximação menor, a aproximação dos objetos se torna ainda mais nítida. Se for feita uma foto de corpo a corpo, há uma diferença na velocidade e na quantidade de disparos por segundo. Logo, os movimentos são registrados em maiores detalhes.

Lentes objetivas

Geralmente, a distância focal mais recomendada ao profissional durante o registro fotográfico de uma modalidade é 200mm. Há necessidade de se contar, também, com os estabilizadores de imagem e sistemas de “auto-foco”, que podem ajudar a capturar a foto o mais perfeita possível, sem que a imagem pareça distorcida ou embaçada.

Vale ressaltar que, quanto maior for a abertura do diafragma (representado em número pela letra ‘f’: f4, f2.8), maior será a velocidade do obturador.

Lente “Grande Angular”

Quando há necessidade de se aproximar ainda mais do lance, a lente “grande angular” é a mais indicada. Seja a comemoração de um gol ou um ponto na quadra, a saída do jogador para comemorar com a torcida o tento marcado, ou simplesmente para fazer uma foto aberta do ginásio ou estádio, para mostrar o quão lotado está.

É nestas horas que a grande angular ajuda a tornar a foto ainda mais perfeita. Também conhecida como lente “olho de peixe”, a grande angular é muitas vezes usada como uma segunda ou terceira câmera atrás do gol, nos jogos de futebol, e seu disparo é realizado por meio de controle remoto. Nestas circunstâncias, o profissional conta com sua câmera principal, esta com uma tele-objetiva 300mm ou 400mm, e um segundo corpo com uma 70-200mm.

Extenders / tele-converters: O que são?

Tratam-se de duplicadores, estes tubos aumentam as potências das lentes. Um dos mais comuns, embora se perca dois pontos na abertura com ele, é o de 2x que dobra a distância focal.

O que usar para começar a trabalhar com fotografia esportiva?

Para um profissional que gosta de acompanhar esportes e deseja começar a trabalhar com fotografia esportiva, recomenda-se uma lente objetiva 70-200mm, f/2.8. Esta lente serve para trabalhar na cobertura esportiva de forma bem eficaz e ainda possibilita a realização de ensaios e até books dos atletas. Sua abertura permite trabalhar com pouca luz e alta velocidade suficiente para “congelar” os lances mais rápidos do esporte.

Dá para fazer um ótimo trabalho e com um equipamento bem profissional. Vamos praticar?