Tão importante quanto saber administrar bem um negócio para o fotógrafo é saber como fazer divulgação na fotografia.

Saber como divulgar o seu negócio de fotografia faz toda a diferença para que seja possível alcançar o maior número de pessoas possível, de modo a conseguir fazer o maior número de trabalhos.

Mas como fazer isso? Quais são os erros mais comuns dos fotógrafos na divulgação do negócio?

Isso é o que nós iremos mostrar, a partir de agora, nesse artigo completo sobre esse assunto importantíssimo para qualquer profissional de fotografia.

Não definir o seu público-alvo

Público-alvo para fotógrafos

O primeiro erro mais comum na divulgação na fotografia é não definir qual é o público-alvo do seu negócio.

Isso faz com que você acabe escolhendo meios errados de divulgar a sua empresa, não alcançando as pessoas que desejava.

Muitos fotógrafos acreditam que para divulgar basta fazer publicações em uma rede social para atrair qualquer pessoa, o que é um grande erro.

Por exemplo, se você resolve trabalhar apenas com ensaios de famílias, então talvez não seja a melhor indicação divulgar seu negócio para pessoas solteiros, já que elas não tendem a desejar fazer esse tipo de fotografia.

A maior parte dos profissionais ainda costuma achar bobeira definir o público-alvo com o qual trabalhar no negócio de fotografia, por isso mesmo é comum ver muitos com grandes dificuldades.

A dica mais importante é, sem dúvida, fazer a definição do seu público e procurar conhecê-lo, evitando assim tentar vender “A” para quem quer comprar “B”, pois os desejos desse cliente são diferentes do que a sua empresa oferece.

O que vai acontecer é que os clientes não vão valorizar o seu trabalho e tentarão apenas o preço mais baixo que conseguirem.

Todos os outros erros cometidos na divulgação na fotografia são afetados diretamente por esse, o que mostra que ter um público-alvo definido é mais do que essencial para qualquer fotógrafo.

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Tentar divulgar com cartão de visita e folders

Esse é um tipo de divulgação que pode trazer resultados, é claro, entretanto ele é extremamente lento para se fazer e muito cansativo, tendo um impacto muito baixo.

Além disso, muitas pessoas podem achar algo não muito bacana o fotógrafo distribuindo folders, então pode até mesmo pegar mal para você.

A consequência de fazer esse tipo de divulgação acaba estando relacionada com o primeiro erro visto: você ao entregar um cartão de visitas ou um folder do seu negócio para qualquer pessoa, não estará comunicando-se com seu público-alvo.

Então algumas pessoas virão procurando o preço mais baixo porque percebe que você não se valoriza, que seu negócio não tem personalidade e isso é um grande problema.

Esse cliente não está diretamente interessado no seu olhar e no seu estilo fotográfico, mas apenas em quem cobra mais barato pelo serviço.

Se você está começando agora no ramo de fotografias, esse tipo de divulgação até pode funcionar e trazer alguns resultados inicialmente, mas não é algo eficaz no longo prazo.

Os profissionais acabam se apegando a essa estratégia, gastando muito dinheiro para fazer esses materiais de divulgação e tendo um resultado que sequer paga os custos.

Sendo assim, esqueça de vez essa forma de divulgar o seu negócio que só irá trazer gasto de tempo e dinheiro, e foque em algo que realmente lhe trará resultados.

Não criar um site para seu negócio

Homem frustrado pela má divulgação de fotografia

Mais um erro comum e que pode custar muito em termos de divulgação para um negócio de fotografia é não criar um site e trabalhar o marketing digital.

Ter um site é algo extremamente importante, por isso mesmo que não há como deixar de investir na criação do seu para divulgar a sua empresa de fotografia.

Você precisa colocar a sua empresa na internet, para assim conseguir obter estabilidade na web. Apenas um site pode fazer isso pelo seu negócio, pois ele traz a estabilidade que nenhuma rede social é capaz.

Por exemplo, muitos fotógrafos apoiam-se apenas em uma conta no Instagram e acham que isso é suficiente, mas é preciso dizer que se você tem apenas uma conta nessa rede social, então não há empresa.

As redes sociais estão constantemente sendo criadas e alcançando popularidade, então quando uma nova surge e você apenas focou em uma determinada rede social, então terá que começar seu trabalho do zero.

Já um site estará sempre na internet, independentemente de redes sociais que sejam ou não criadas.

Um site será a casa oficial do seu negócio na internet, o que vai permitir que os clientes possam encontrá-lo e contatá-lo quando precisarem do seu trabalho.

O site é uma das principais formas de conseguir trazer mais clientes de forma orgânica, por isso mesmo é importante usar bem o SEO para otimizá-lo na internet.

Assim, sempre que os usuários fizerem a pesquisa de uma palavra-chave relacionada com o seu site, se ele estiver bem posicionado, então isso vai fazer com que ele apareça primeiro nos resultados da busca.

Então é essencial que você, além de criar um site, estude sobre SEO para colocar o seu site como uma forma de potência para conseguir atrair mais clientes, encontrando-o nos primeiros resultados do Google.

Colocar o seu site no ar e mantê-lo atualizado deve ser sua meta para você que quer garantir sucesso como um fotógrafo profissional!

Não mostrar aos clientes que é bom

Um erro comum de muitos fotógrafos na divulgação do seu negócio é não parecer bom para os seus clientes.

Mas como assim?

Não basta que você realmente seja um bom profissional de fotografia, é preciso mostrar isso para os seus clientes.

Apenas essa demonstração vai permitir que você tenha um negócio com sucesso, capaz de atrair os clientes certos, lhe permitindo cobrar o preço justo pelo seu trabalho e fechar muito mais contratos de fotografia.

O ditado popular já diz que “a propaganda é a alma do negócio” e nada mais verdadeiro do que isso, pois se você não parece bom aos olhos de quem pode contratar os seus serviços, não será possível conseguir clientes.

Parecer bom significa criar uma identidade do seu negócio, garantir um bom posicionamento online, realizar uma boa comunicação com os clientes e trazer provas sociais de que o seu trabalho é valorizado pelas pessoas.

Pouco a pouco, isso começa a transformar o seu negócio em uma potência para o qual os clientes olham e sabem que ele realmente é bom, que proporcionará um serviço de qualidade.

Ter atenção ao marketing da sua empresa vai fazer com que ela esteja sempre alinhada com os clientes, garantindo assim que “ao bater o olho” eles já saibam que ela possui força e desejem contratar os seus serviços.

Conclusão

Como você viu, existem muitos erros que são extremamente comuns para qualquer profissional de fotografia em termos de divulgação do negócio.

Neste texto, mostramos a você quais são aqueles mais comuns e que devem ser evitados para garantir que os resultados desejados irão aparecer.

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