A etapa de entrega de fotos desempenha um papel essencial na experiência do cliente ao lidar com um negócio fotográfico. Além de ser fundamental para um serviço completo, uma entrega profissional também contribui para a fidelização dos clientes, estimula indicações e auxilia na conquista de novos trabalhos.

Por isso, adotar algumas estratégias em seu negócio para proporcionar uma experiência de entrega mais satisfatória para seus clientes é uma maneira eficaz de impressioná-los e demonstrar mais cuidado e preocupação.

Tipos de entregas de fotos

Materiais impressos

Embora o mundo esteja digitalizado, as entregas físicas ainda possuem um grande apelo para os clientes. Investir em diferentes formatos de materiais impressos pode surpreender seus clientes durante a sua entrega, tais como:

• Álbuns de fotos
• Fotolivros
• Pôsteres

Oferecer várias possibilidades de impressões não só aumentará o apelo do seu serviço, mas permitirá que seus clientes escolham opções que melhor atendam às suas necessidades e preferências.

Digital

Entregar as fotos por meio de links digitais para download se tornou uma das opções mais comuns no mercado. Entretanto, surge um novo desafio: formalizar esse formato e torná-lo mais profissional.

É importante enviar as imagens por meio de plataformas que ofereçam uma aparência profissional, que mantenham a identidade visual da sua marca e possibilitam a entrega em alta qualidade. Além disso, é preciso deixar esse processo de download intuitivo e prático para o cliente — principalmente considerando aqueles que não possuem tanta familiaridade com a internet.

Pendrives e HDs

Embora não sejam tão populares como antigamente, alguns clientes ainda valorizam cópias físicas de suas fotos em pendrives ou HDs, por sentirem mais segurança com um backup adicional.

Para tornar essa entrega mais exclusiva e profissional, você pode investir em mini boxes projetadas especialmente para esse formato. Personalizar as caixas com a identidade da sua marca e fotos do cliente torna a entrega mais exclusiva e especial.

Estratégias para deixar a entrega de fotos mais completa

Existem algumas estratégias que você pode implementar em seu negócio para elevar seu processo de entrega a um novo patamar e encantar seus clientes. Assim, você aumenta as chances de uma próxima contratação, criando uma base de clientes fieis que indicam seu trabalho.

Embalagens personalizadas

Entregar os materiais físicos em embalagens exclusivas e personalizadas com a sua marca é uma estratégia impactante para impressionar o cliente e, ao mesmo tempo, tornar seu negócio mais memorável. No final das contas, seu logotipo será destacado em bolsas, caixas e envelopes que potencialmente serão guardados pelos clientes.

Você demonstra profissionalismo ao seu cliente, transmitindo atenção e cuidado em todas as etapas do seu negócio.

Overdelivery

Overdelivery é a prática de superar as expectativas do cliente, entregando mais que o prometido. Essa estratégia funciona como uma maneira de impressionar seu cliente, surpreendendo-o com toques especiais na entrega.

Você pode investir em brindes, como ímãs de geladeira, calendários ou chaveiros personalizados com fotos do ensaio. Outra ideia é incluir marcadores de página, podendo ser personalizados com as fotos ou que combinem com a estética da sua marca e do seu nicho de atuação.

Além disso, você pode adicionar algumas fotos extras como brinde — seja na entrega digital ou até mesmo presenteando o cliente com um porta-retrato.

Outra opção é a entrega rápida. É muito importante deixar os prazos de entrega do seu serviço claros e definidos. Porém, quando for possível, entregar os materiais antes do prazo é uma forma de surpreender e oferecer uma experiência mais positiva para o cliente.

Cartões de agradecimento

Expressar gratidão pela preferência do cliente é essencial para que ele se sinta valorizado. Além de reforçar a entrega do serviço, você estabelece uma conexão mais próxima com seus clientes, fortalecendo o relacionamento.

Você pode enviar um cartão de agradecimento com um cupom de desconto, estimulando uma próxima contratação. Outra opção para deixar a mensagem ainda mais especial e exclusiva é escrever seu recado à mão.

Feedback após a entrega

Uma forma de mostrar preocupação e dedicação com seu serviço é solicitar uma avaliação ao cliente após a entrega de todos os materiais.

O feedback é muito importante para entender de maneira mais significativa a experiência do cliente com o seu trabalho. Dessa maneira, além de buscar aprimorar seu serviço diante de avaliações insatisfeitas, você pode utilizar depoimentos positivos em seu portfólio e nas suas redes sociais.

Além disso, estabelecer essa comunicação com seus clientes faz com que se sintam valorizados, proporcionando um espaço para que expressem qualquer opinião que desejam compartilhar.


Um profissional que expressa preocupação com todas as etapas da jornada do cliente cria um diferencial para seu negócio. Ao entregar um trabalho de qualidade junto de uma experiência positiva e completa, o fotógrafo se consolida no mercado como autoridade e conquista mais clientes.


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