Sem dúvida, a melhor maneira de ter uma recordação inesquecível é fazendo uma sessão fotográfica e, neste ano tão diferente, é uma forma ideal para recordar momentos divertidos.

A essência desse tipo de sessão é buscar a naturalidade de cada pessoa. Sorrisos aleatórios, olhares conhecedores e o reflexo de situações que trazem à tona a personalidade de cada um.

Está pensando em registrar esses momentos? Então não perca essas dicas para criar fotos de família em estúdio ou ambientes externos e misturar diversão com ótimos resultados.

Fotos de família em estúdio e ao ar livre

Existem alguns erros muito típicos neste tipo de fotografia que são facilmente corrigidos, outros são um pouco mais complicados, mas não se assuste, não é tão mau.

Se você se interessa pelo assunto, continue lendo este post em que apresento algumas dicas para conseguir ótimas fotos de família em estúdio e em ambientes externos, sejam suas ou não.

Busque espontaneidade

Existem situações e assuntos que tendem a ficar bem quando fotografados espontaneamente, mas existem alguns casos de fotografias de família em estúdio em que é necessário estudar e avaliar cuidadosamente as poses que os seus clientes devem assumir.

Você pode pedir a eles que se movam naturalmente e, dessa forma, mudem a expressão para que se sintam mais confortável. 

Se durante uma sessão pretende obter um resultado “particular”, isto é, algo fora do normal, converse com seus clientes, dê a eles alguns conselhos sobre como posar e enquanto fala, observe-os tirar as suas fotos.

Não é uma tarefa fácil para alcançar o primeiro lugar, mas se você colocar em prática esta técnica, com o passar do tempo, tudo será mais simples e até mesmo divertido.

Particularmente, recomendo fotos espontâneas, principalmente na fotografia de família em estúdio.

Que é quando as pessoas estão sendo retratadas enquanto trabalham ou fazem alguma atividade que amam e pela qual são apaixonadas, tudo isso sem perceber que uma câmera está apontando para elas. 

Antes de começar a fotografar, converse com a pessoa que deseja retratar, aprenda a conhecer cada um, estudar suas expressões e as linhas de seu rosto, simpatize com cada membro, para que possa trabalhar em plena harmonia. 

Use o cenário ao seu favor

Ao trabalhar com fotos de família em estúdios fotográficos ou ambientes externos, muitos tendem a cometer um erro, tendem a focar apenas no close-up.

Ou seja: fecham o enquadramento e excluem por completo o fundo, o ambiente, algumas pessoas, ou o contexto em que eles estão.

Não se preocupe, porque isso acontece com todos, o que você deve fazer ao tirar um retrato é: usar o fundo como parte do retrato.

Uma técnica muito conhecida, é o efeito bokeh, usado para desfocar o fundo que é amplamente utilizado nessas fotos.

Para contextualizar, adicione alguns detalhes da paisagem e mostre parte da cena, isso lhe dá a possibilidade de contar uma história, de transmitir ao seu observador a mensagem que você quer passar com a sua imagem.

Nem sempre um retrato precisa ser um close-up, existem vários métodos de enquadramento, é bom experimentar e variar, tente retratar a figura inteira ou meio busto.

Enquadramento

Uma das regras das fotos de família em estúdio é que as fotos devem ser tiradas na altura dos olhos, porém, as regras também foram inventadas para não serem cumpridas.

Crie o seu próprio estilo, experimente novas molduras, crie outras alternativas, encontre seu próprio ponto de vista, sem imitar outros fotógrafos.

Uma pessoa tem muitas facetas e só se você se mover ao redor dela, procurando a posição certa, poderá encontrar o ângulo que transmite melhor o que você deseja comunicar com sua foto.

Procure ângulos alternativos

Fotografe de baixo ou de cima, inclua elementos externos em sua composição.

Tente com que todos os membros da família estejam equilibrados, que seu enquadramento não seja excessivamente caótico e de consequências desinteressantes.

Lembre-se sempre: uma fotografia em família que funcione deve ser harmoniosa, onde todos os elementos estejam bem equilibrados entre eles.

Brinque com os olhos

Os olhos são o elemento principal numa fotografia de família – Existe uma regra que não pode ser violada, se o que se pretende é conseguir uma imagem impactante: os olhos têm que estar bem focados. Este tem que ser o seu mantra.

É difícil, eu sei, mas você pode ter uma foto com uma composição perfeita e o enquadramento certo, mas se o foco estiver errado, a foto não vai adiantar muito.

Exalte o visual dos clientes, estude-os, veja como eles se movem. Tente capturar o aspecto que mais destaca sua personalidade ou seu humor.

É um trabalho árduo e não é simples, pois requer muita habilidade, mas também não é impossível de conseguir. 

É essencial que você domine isso, porque os olhos falam e são uma janela que revela a alma de cada um de nós.

Nem sempre olhando para uma câmera

Algo diferente acontece se o assunto principal não olha para a câmera e direciona seu olhar para um ponto indefinido.

Nesse caso, cria um sentimento de curiosidade que o leva a pensar sobre “aquilo” para o qual o sujeito está olhando.

Em ambos os casos, se um retrato for bem feito, o observador concentrará sua atenção nos olhos e na expressão dos membros da família.

Vestuário

Essa primeira dica pode parecer pequena, mas não é, as roupas desempenham um papel fundamental na fotografia de família em estúdio ou áreas externas por uma série de razões.

Em alguns casos, é melhor que a família use roupas clássicas para que a foto não saia de moda em pouco tempo, isso porque, as roupas “da moda” podem estar muito boas nesse ano, mas em dois ou três, pode causar danos aos olhos.

Não é necessário que todos os membros usem a mesma cor, mas ajuda que as cores sejam muito semelhantes e combinem umas com as outras.

E se, por exemplo, houver vários membros da família que usam a mesma cor, é melhor evitar que sejam de tons muito diferentes.

No verão é melhor usar cores suaves, no inverno cores mais alegres para dar vida às cores que a natureza oferece (estamos falando de retratos ao ar livre).

Não é só combinar as cores, mas também o estilo da roupa, ou tudo formal ou tudo casual, as misturas não são boas…  Evite listras chamativas, xadrez ou designs que desviem a atenção.

Certifique-se de que a roupa mostra cotovelos e joelhos, pois essa parte do corpo não é nada lisonjeira (em adultos) e pode prejudicar o resultado.

É fácil ter de enfrentar um ensaio fotográfico de família em estúdio ou em qualquer outro local em que não se pode aconselhar previamente sobre o guarda-roupa.

Mas não se preocupe, um truque que poderá usar é colocar os membros por grupos de cores que se combinam. 

Crie um local adequado

Ao fazer uma sessão de fotografia em família, encontre um local que goste, um parque, uma floresta, uma praia… São ambientes muito agradecidos por este tipo de fotografia.

Se for dentro de casa ou em estúdio, preste atenção ao fundo e a qualquer elemento que distraia a atenção.

Ambiente adequado

É importante que eles gostem da sessão para que fiquem confortáveis ​​e relaxados, para que sejam muito melhor retratados e você possa levar o tempo que precisar.

Prepare a sessão como se fosse um jogo, principalmente se houver crianças. Em vez de pedir-lhes que sorriam, conte-lhes algo engraçado, curiosidades ou piadas, pois sorrisos forçados são artificiais demais.

Iluminação

Este é um dos pontos mais importantes e aqui eu separei algumas ideias que podem lhe ajudar (e muito) a tirar fotos de família em estúdio, tanto como em ambientes externos:

⦁ Dentro de casa, use o flash rebatido;
⦁ Se você tiver luz de fundo ou o fundo for muito mais claro do que o plano em que a família está, use o flash;
⦁ Se você puder usar luz natural, melhor ainda. Nesse caso, deve-se cuidar para que não haja parte da família ao sol e outra parte à sombra – Você não obterá um bom resultado;
⦁ Lembre-se de que os melhores horários para tirar fotos ao ar livre são no início da manhã ou no final da tarde;
⦁ Se for ao meio-dia, uma luz muito forte pode fazer com que fechem os olhos, criando também sombras indesejáveis. Procure uma sombra, mas tome cuidado para que todos os rostos estejam iluminados.

Posição

Evite adotar posturas desconfortáveis ​​ou forçadas, se parecerem naturais os resultados serão muito melhores.

Se houver muitos membros, um elemento como uma porta, cerca ou escada, pode ajudá-lo a organizar a composição em uma fotografia de família em qualquer ambiente.

Procure transmitir a essência da família

Comentei no início do post a importância de captar não só os membros de uma família, mas também sua personalidade. Você pode usar adereços ou objetos que eles normalmente usam.

O importante não é que todos olhem para a câmera, o importante aqui é que o núcleo familiar se mostre como é.

Para mostrar a conexão familiar, certifique-se de que haja contato entre eles, uma mão em um ombro, o braço atrás da cintura, etc. – Maior proximidade será percebida.

Faça um bom enquadramento

Lembre-se das dicas de composição e tome cuidado para não cortar as cabeças ou deixá-las no meio da foto. E se for de corpo inteiro, não corte seus pés!

Tire várias fotos

Quando há vários membros, é muito fácil alguém sair de olhos fechados ou com algum gesto pouco lisonjeiro. Quanto mais fotos díspares você tirar, maior será a probabilidade de obter uma em que a maioria dos modelos fique bem.

Seja flexível

É bem provável que você tenha uma ideia de como dirigir a sessão, isso não é ruim, mas não se esqueça de prestar atenção nesses momentos espontâneos.

Um dos melhores momentos pode ser de um desses instantes de improvisação.

Usa sua criatividade

Fuja dos retratos típicos e proponha algo divertido, um jogo, uma carreira, ou apenas mude de perspectiva… A imaginação não tem limites!

Capture emoções

Por último, o meu conselho preferido: as emoções são muito importantes em fotos de família em estúdio tanto quanto em ambientes externos.

Porque uma foto tem de provocar em ti um sentimento e nada melhor do que captar um momento emocional, além de poses ou gestos agradáveis.

A interação entre seus membros e as manifestações de carinho não podem faltar em um retrato de família.

Conclusão

Espero que estas dicas de fotografia para ensaios fotográficos tenham lhe ajudado e que agora você veja como é um pouco mais fácil retratar fotos de família em estúdio tanto como em ambientes externos.

Acompanhe a YouFocus no Instagram para ficar por dentro do universo fotográfico.