É importante ter em mãos tudo necessário para fazer o ensaio perfeito. Além disso, como estamos falando de bebês muito jovens, é preciso ter alguns cuidados especiais.

Preparação do estúdio ou local da sessão

Antes dos pais chegarem para fazer a sessão de fotos, tudo já deve estar pronto. Mas, afinal, o que precisa arrumar?

Primeiro, atente-se à higiene do local. Deixe tudo extremamente limpo para garantir a saúde da criança.

Tome cuidado com cheiros fortes e perfumes, que podem incomodar o bebê.

Depois que tudo estiver limpo, é hora de preparar o cenário de acordo com o tema escolhido pelos pais.

É importante que você tenha diversas opções de cenário na cabeça, para que as fotos não saiam todas iguais.

Agora, você precisa arrumar a luz do ambiente. Falaremos mais sobre luz natural e artificial mais adiante.

Abra suas janelas e posicione seus tripés de maneira que a luz fique mais natural e difusa possível.

Por último, deixe os acessórios e brinquedos disponíveis, para que quando a criança chegar, ela já comece a brincar e se sinta em casa.

Garantindo a segurança do bebê

Um dos pontos mais importantes ao fazer fotos de mesversário é o bem-estar e a segurança da criança.

Você deve tomar muito cuidado para que nada aconteça com a criança e para que ela não esteja desconfortável em nenhum momento.

Primeiramente, vamos falar sobre a temperatura do ambiente. É recomendado que ela esteja entre 26 a 30 graus celsius.

Esse número pode variar de bebê para bebê, então esteja atento aos sinais do corpo da criança, mudando a temperatura se achar necessário.

Todo o ambiente e todos os acessórios devem estar devidamente higienizados. As mãos do fotógrafo e do assistente também!.

Lembre-se que o sistema imunológico do bebê é mais frágil do que o de um adulto. Logo, se alguém que estiver dentro do estúdio estiver com algum problema de saúde que possa passar para a criança, o ensaio deverá ser remarcado.

Nunca deixe a criança sozinha, principalmente se ela for mais nova e não conseguir ficar sentada ou de pé ainda.

Além disso, tome cuidado com as posições em que a criança é colocada. Lembre-se que os membros dela ainda são frágeis e fracos. Algumas posições podem deixá-las desconfortáveis ou até mesmo machucá-las.

Tome muito cuidado também com a cabeça da criança. Prepare almofadas e cobertores para que ela fique bem segura.

Acessórios e cenários

Os cenários são parte fundamental das fotos de mesversário, pois eles mostram o momento que a criança está vivendo, sua personalidade e seus gostos.

As roupas dos bebês também podem ser temáticas, o que deixa o ensaio mais bonito ainda! Há também cenários prontos que são vendidos na internet. Eles são fáceis de montar e deixam o fundo de suas fotos bem bonito e natural.

Os temas podem ser escolhidos tanto pelo fotógrafo quanto pelos pais, como falaremos a seguir.

» Dicas de iluminação para fotografias – natural e em estúdio

Como criar distrações para o bebê

Muitas vezes os ensaios demoram horas. Em alguns casos, pode ser necessário usar mais de um dia para eles. Isso porque o bebê pode estar agitado ou desconfortável no horário escolhido.

Precisamos lembrar que crianças são impacientes. Dessa forma, em qualquer tipo de ensaio infantil, você deve contar com estratégias para distraí-las.

É interessante pedir para que os pais levem brinquedos de casa. E se o brinquedo for relacionado com o tema, melhor ainda: ele pode fazer parte do ensaio!

Além disso, os pais ou seu assistente podem brincar com a criança, para que ela olhe para eles. Assim, você tem mais oportunidades de fotos e expressões diferentes para registrar.

Sugira temas para os pais

É importante que os pais também sejam aconselhados na escolha do tema. Muitos já sabem sobre o querem fazer, mas é fundamental contar com algumas ideias para os indecisos.

Além disso, há diversos temas que estão na moda, mas que os pais podem não conhecer.

Temas da atualidade são interessantes, pois retratam a época em que o bebê nasceu. Essa é uma forma interessante de registrar o momento com ainda mais detalhes e criar uma lembrança especial.

Iluminação ideal: nada de flash!

A iluminação é um dos pilares mais importantes da fotografia, pois sem luz não há como tirar uma foto. Mas existem diversos tipos de luzes diferentes, e saber como usá-las e quando usá-las é imprescindível.

No caso das fotos de mesversários, que normalmente são feitas em estúdios, não é recomendado o uso de flash.

Isso porque os olhos dos bebês são muito delicados antes do primeiro ano de idade, e a luz forte pode incomodar ou até mesmo ser perigosa para os pequenos.

Nossa dica é abusar da luz natural. Se seu estúdio tiver janelas, tente sempre deixá-las abertas para que a luz entre por elas. Posicione os bebês de forma que essa luz seja bem aproveitada.

Nesse caso, é importante que todos os ensaios sejam marcados de manhã ou de tarde, ou seja, enquanto ainda há luz.

Contudo, muitas vezes a luz natural não é suficiente para fazer uma foto bem iluminada. Se for usar a luz artificial, tome cuidado para evitar as luzes duras ou fortes demais.

As fotos com bebês ficam mais delicadas e bonitas com a luz difusa. Um exemplo do que você pode utilizar é uma softbox

Agora que você já sabe tudo sobre as fotos de mesversário, pode ter mais segurança na hora de fechar um pacote de fotografia para e fazer o acompanhamento por um ano.

Lembre-se de que é um momento muito importante para toda a família, e você é o responsável por eternizar tudo isso!

Fique atento à segurança das crianças e deixe tudo perfeito para que os pais se surpreendam.

Escolha bem os temas e não esqueça de incluir os pais na sessão e, principalmente, nas decisões sobre ela. E não esqueça: use e abuse dos acessórios e brinquedos.

Acompanhe a YouFocus no Instagram para ficar por dentro do universo fotográfico.