A fotografia newborn (de recém-nascido, em inglês) vem ganhando o coração dos pais e dos fotógrafos, cada vez mais. No Brasil, ela estourou nos últimos anos e continua na lista de desejo de diversas mamães e papais. Por essa razão, preparamos um artigo com dicas para você saber como realizar lindos ensaios de recém-nascidos!

Antes de mostrá-las, é importante lembrar que o fundamental nesse momento é a segurança, o conforto do bebê e a tranquilidade dos pais durante o ensaio newborn. Tudo deve ser feito de uma maneira que ele não se assuste, pois isso pode ser arriscado e causar quedas.

Temos um artigo específico com mais dicas sobre boas práticas para iniciar na fotografia de recém-nascidos. Fica a dica para a próxima leitura 😉

Agora, vamos aos itens que vão fazer os pais se apaixonarem pelo seu trabalho!

Dicas para fazer fotografia newborn:

Arrume o ambiente

Como o principal é o cuidado com o recém-nascido, primeiro o profissional tem que adequar o ambiente para fazer o ensaio. Esse pode ser feito tanto em um estúdio quanto na própria casa do fotografado. A temperatura deve ser controlada e permanecer entre 28° e 30° graus. Caso seja inverno, deixe um aquecedor no local. Com ele quentinho, a criança ficará mais calma.

O cenário é um grande elemento nesse tipo de produção. Compre mantas de diversas cores para ter a possibilidade de montar paisagens diferentes, puffs e props feitos de materiais seguros para apoiar o bebê. Em certos casos, para dar mais firmeza ao corpo dele, talvez seja preciso colocar um pesinho dentro do cesto.

Lembre-se: é recomendado que as fotografias sejam feitas entre o 6º e 15º dia de vida dele, porque nesse período o newborn é mais flexível (o que facilita na hora das poses) e tem o sono mais pesado. Peça ainda para a mãe alimentá-lo um pouco antes do ensaio para garantir que ele não ficará com fome e para mantê-lo tranquilo.

» Como fazer ensaio newborn na casa de clientes

Faça testes

Para saber as poses que fará com o bebê, treine antes com bonecas e estude a analogia do fotografado para não machucá-lo. É válido ressaltar que algumas posições que vemos em ensaios contém a ajuda de assistentes que não aparecem na foto. Ou seja, o newborn não está parado daquele jeito sozinho. Muitas vezes, a mão ou um dedo de um ajudante que dá apoio à criança foram retirados por softwares de edição de imagens.

Esse tópico mostra também a importância de ter um assistente por perto quando for fazer esse tipo de ensaio. Ele auxilia nas poses e no cuidado com o neném. Um conselho: mesmo que tenha treinado muito uma pose, se ela não funcionar com o recém-nascido em questão, não insista!

Poses de fotografia newborn

Pose fotografia newborn

Comece pelas fotos com a família, todos juntos, depois com cada parente separadamente e, por último, faça as fotografias do recém-nascido sozinho. Elabore diversos cliques com ele em uma mesma posição, mas de ângulos diferentes para obter várias opções e não precisar mexer muito na criança.

Uma pose queridinha dos fotógrafos de newborn é a Bum Bum, que possibilita explorar bem distintas perspectivas. Você deve cruzar as pernas do bebê contra sua barriga e colocá-lo de bruços no puff. Uma das mãos dele vai sob o rosto, para dar suporte à cabeça. O outro braço tem que ficar ao lado do corpo e não embaixo. Leve o bumbum dele para frente, delicadamente, até que os cotovelos se juntem aos joelhos.

Outra muito utilizada é a do Queixo. Nela, a criança fica com a cabeça apoiada em suas mãozinhas que estão uma sobre a outra. Para isso, os cotovelos devem ser sustentados por toalhas abaixo da manta. Não se esqueça de clicar detalhes do recém-nascido, como mãos, pezinhos e expressões.

» Fotografia infantil traz lucro para o profissional?

Bem, agora que você aprendeu um pouco sobre fotografia newborn,  que tal ver algumas dicas de Smash the Cake, que é outra área da fotografia de bebês?