Se você é um fotógrafo iniciante de casamento, tenha em mente que é sua responsabilidade capturar os melhores momentos e criar um ótimo álbum de memória deste grande dia!

Separamos algumas dicas bem úteis e simples que podem te ajudar nesta missão. Vamos lá!

Pré-planeje a sessão de fotos

Planejar o processo de fotografar é tão importante quanto fotografar em si. Dedique um tempo planejando como deverá realizar a fotografia do casamento, levando em conta todos os detalhes e momentos importantes.

Você vai querer agendar um tempo para tirar várias fotos da noiva e do noivo em locais diferentes.

O casal seguirá suas instruções e seu julgamento profissional, mas também pode ter suas próprias ideias para as fotos.

Dependendo de quão confortável seus clientes estão na frente da câmera, você pode ter que fornecer instruções extras para capturar a melhor foto.

É por isso que é tão importante ser paciente com os pombinhos. Quanto mais você puder ajudá-los a se sentirem confortáveis, mais eles aproveitarão a experiência.

Aqui no Blog da YouFocus temos um conteúdo que pode te ajudar na direção na fotografia de casamentos.

Capture os primeiros

Fotografia dos noivos se abraçando no casamento.

Os casais querem se lembrar de cada minuto de seu grande dia, especialmente os primeiros momentos marcantes. Essas estreias monumentais incluem o primeiro beijo, a primeira dança e o primeiro olhar do casal.

Seus clientes podem até estar planejando seus próprios “primeiros momentos” não tradicionais, então é importante perguntar a eles sobre quaisquer momentos especiais que desejam fotografar.

Planeje o tempo para esses primeiros momentos e certifique-se de que você estará posicionado com antecedência para capturar a melhor foto. Esses marcos são rápidos, portanto, você precisa estar atento.

A melhor estratégia para garantir que as imagens do primeiro momento saiam bem é configurar a câmera com alta velocidade do obturador para que você possa tirar várias fotos rápidas sem demora.

Assim, no pós-processamento, você terá uma série de imagens, oferecendo mais opções aos clientes na hora da seleção das fotos.

Tente obter ângulos diferentes desses primeiros momentos também! Por exemplo, se o casal planeja uma grande entrada, tente configurar várias câmeras com um obturador remoto para capturar a entrada de vários pontos de vista.

Fotos posadas

A noiva e o noivo, os pais dos noivos ou mesmo os filhos juntos. As fotos de família podem ter um impacto poderoso. Elas também ajudam a manter o tema da união, que é o significado dos casamentos.

Pense na atmosfera que deseja mostrar, que é diferente das outras duas fotos.

Você quer mostrar amor e ternura? Então, dar as mãos, abraçar um ao outro ou se beijar são ótimos exemplos para mostrar esse humor. As crianças podem estar se divertindo ou os amigos podem estar rindo juntos.

Fotografe os pequenos detalhes

Fotografia dos detalhes de um casamento, com pequenos buquês de flores enfeitando as pontas das cadeiras dos convidados.

Este dia é preparado com todo o carinho, muitas vezes tirando o sono das noivas, que querem que tudo, tudinho seja perfeito.

Então registrar os detalhes é muito importante, pois, eles fazem parte da amibientação.

Fotografe tudo, como, as alianças, o vestido, sapato, flores, jogos de mesa, menus, etc. Com certeza os noivos ficarão satisfeitos com essas memórias no álbum de casamento.

Foque nas reações

Os recém-casados adoram ver fotos de seus convidados se divertindo em seu álbum de casamento.

Se você notar convidados e amigos se divertindo na pista de dança ou durante o jantar de recepção, faça um esforço para capturar esses momentos também.

Essas expressões de parentes, amigos e familiares que apareceram para apoiar seus clientes merecem ser capturadas.

Se você está trabalhando com um assistente, é um ótimo trabalho para ele assumir.

Atribua-os para capturar o “WOW!” expressões de convidados e familiares enquanto você fica perto dos noivos.

Peça ao seu ajudante para tirar fotos rapidamente e cobrir o máximo de rostos que puder. É uma ocasião alegre, e esses momentos devem ser preservados para o casal ver mais tarde.

Conheça os convidados

Em um casamento, existem todos os tipos de convidados. Vizinhos, colegas, parentes, amigos de infância, etc.

Embora capturar a alegria dos convidados seja importante, lembre-se de que eles não são os protagonistas do dia.

Discuta a lista de convidados com o casal para definir alguns convidados VIP.

Esses convidados especiais devem ter registros prioritários, e você deve se esforçar para aprender seus nomes e fazer com que se sintam confortáveis para a foto.

Como você já sabe, os amigos e a família da noiva e do noivo são a vida da festa. Eles são importantes para o casal, o que significa que são importantes para você fazer um ótimo trabalho. Planeje fazer alguns bons retratos deles com o casal e sozinhos.

» Por que fazer um briefing de fotografia com o cliente?

Capture uma foto de grupo

Todo mundo quer ter um retrato com o casal, o que pode levar a noite toda!

Uma boa opção é fazer fotos em grupos. Caso contrário, você não terá tempo suficiente para as fotos mais importantes.

Gerencie esses grupos de forma eficiente com a ajuda de seu parceiro. Seu assistente pode ficar encarregado de designar grupos, consertar cabelos rebeldes e ajustar outros pequenos detalhes para que você possa se concentrar na fotografia.

Ao fotografar grupos, é difícil fazer com que todos pareçam perfeitos ao mesmo tempo. Algumas pessoas piscam, outras estão fora de foco. É por isso que é útil tirar muitas fotos em sequencia, para que você possa escolher a melhor para cada grupo.

Procure sorrisos

Onde há um sorriso, há um momento que vale a pena capturar.

Crianças brincando, pessoas cochichando sobre um momento especial, amigos rindo do canto – todos esses são momentos escondidos em uma cerimônia e recepção de casamento que podem alegrar ainda mais a diagramação do álbum de casamento.

Você não pode criar ou planejar esses momentos, porque eles são espontâneos e originais. Isso significa que você tem que estar atento a eles e não hesitar em clicar.

O casal vai adorar esse tipo de foto, pois retrata a felicidade e animação das pessoas durante o evento.

Espere o inesperado

Nenhum casamento é imune a problemas e desencontros. O padrinho não consegue encontrar o anel, a chuva cai bem no final da cerimônia, a florista decide se sentar no meio do corredor ou a noiva não se lembra de seus votos.

Esses momentos podem causar um pouco de pânico na hora, mas sem dúvida farão parte das histórias lembradas com carinho pelos noivos e convidados.

Tente capturá-los e você poderá acabar com algumas imagens divertidas que resumem o dia muito bem. Normalmente, eles acabam entre os favoritos de todos.

Dica Extra

Os casamentos são para celebrar; eles devem ser divertidos. Quanto mais você se diverte como fotógrafo, mais relaxados ficam os que você está fotografando.

Talvez a melhor maneira de soltar as pessoas seja sorrindo e demonstrando satisfação por fazer parte desse momento.

» 15 Dicas para ensaio fotográfico de casais

Acompanhe a YouFocus no Instagram para ficar por dentro do universo fotográfico.