Na história da fotografia mundial existem grandes fotógrafos que marcaram o mundo e que têm seus nomes, até hoje, citados por qualquer pessoa que é uma amante dessa arte.

Obviamente, não é fácil falar apenas de alguns deles, mas decidimos colocar aqui aqueles que consideramos como sendo os principais.

Portanto, se você deseja conhecer mais sobre os grandes e geniais fotógrafos da história, não deixe de acompanhar esse artigo até o final!

Sebastião Salgado

Sebastião Salgado

Nascido no ano de 1954, Sebastião Ribeiro Salgado Júnior é um fotógrafo brasileiro e nada melhor do que começar com um profissional do nosso país.

Ele é reconhecido mundialmente por ter um estilo de fotografar único, por isso esse mineiro é um dos mais reconhecidos e respeitados fotojornalistas nos dias atuais.

Sebastião Salgado
Sebastião Salgado
Sebastião Salgado

Henri Cartier-Bresson

Henri Cartier-Bresson

Henri Cartier-Bresson faleceu no ano de 2004, entretanto a sua fotografia continua muito viva na memória mundial e, principalmente, dos amantes das fotos.

Ele é considerado por muitos da área como sendo o pai do fotojornalismo, fazendo grande parte do seu trabalho no século XX.

Além disso, Henri, como um fotógrafo humanista, era considerado como sendo o mestre da fotografia espontânea e um pioneiro no gênero ou estilo de fotografia de rua.

Ainda conta como marco na história de Henri Cartier-Bresson ele ter sido um dos primeiros fotógrafos a adotar o uso do filme de 35 mm.

Henri Cartier-Bresson
Henri Cartier-Bresson
Henri Cartier-Bresson

Steve McCurry

Steve McCurry

Mais um nome marcante como um dos maiores fotógrafos do mundo é o de Steve McCurry, que é um profissional que faz parte do time da National Geographic.

O seu registro fotográfico mais famoso em todo o mundo é a imagem da “Menina Afegã”, tirada no ano de 1984 no Afeganistão, quando uma guerra tomava conta do país.

A imagem, um ícone da fotografia, foi capa da famosa revista e tornou-se reconhecida em todo o mundo, sendo até hoje lembrada e comentada a respeito da personagem da foto.

Steve McCurry
Steve McCurry
Steve McCurry

Annie Leibovitz

Annie Leibovitz

Não há como falar em grandes nomes da fotografia mundial sem citar Annie Leibovitz (nascida Anna-Lou Leibovitz).

A fotógrafa americana é notabilizada pelo seu trabalho envolvendo retratos de celebridades mundiais, com a marca de uma colaboração íntima com aqueles que são fotógrafos, o que acaba por render personagens bem criados.

Leibovitz foi fez fotografias marcantes como:

Annie Leibovitz
Annie Leibovitz
Annie Leibovitz

Além disso, ainda marcam o trabalho da fotógrafa a escolha dela para acompanhar a banda Rolling Stones em sua turnê nas Américas, pela revista de mesmo nome, e tendo sido fotógrafa-retratista da Vanity Fair.

Robert Capa

Robert Capa

Endre Ernő Friedmann ou Robert Capa, como era mundialmente conhecido, foi um fotógrafo búlgaro conhecido como um dos grandes fotógrafos de guerra.

Ele cobriu os conflitos mais importantes no mundo na primeira metade do século XX, como:

Robert Capa
Robert Capa
Robert Capa

Ele faleceu de forma trágica realizando seu trabalho durante a Guerra da Indochina, sendo atingido por uma mina terrestre.

Seu nome ficou marcado para sempre na história da fotografia como um dos maiores e mais bravos profissionais.

Ansel Adams

Ansel Adams

Ansel Adams foi um fotógrafo estadunidense que ficou muito famosos pelas fotos tiradas de paisagens dos parques nacionais localizados no oeste dos Estados Unidos, além de ter sido um inovador técnico.

No ano de 1916, por exemplo, ele realizou fotografias no famoso Parque Nacional de Yosemite, com uma Kodak Nº 1 Box Brownie, que foi presente dos seus pais.

Ele voltou até o fim da sua vida a esse parque, por isso mesmo essas são as suas fotos mais conhecidas.

Adams foi um dos principais responsáveis pela fotografia ter sido aceita como uma forma de arte, além de ser reconhecido como sendo um dos maiores técnicos da história da fotografia mundial.

Ansel Adams
Ansel Adams
Ansel Adams

Helmut Newton

Helmut Newton

Helmut Neustädter, conhecido mundialmente como Helmut Newton, foi um fotógrafo de moda nascido na Alemanha no início dos anos 20 e que se naturalizou australiano mais tarde.

Ele ficou muito famoso por conta de seus estudos acerca dos nus femininos, além também da dramatização da sensualidade.

Um fato interessante sobre a vida de Helmut é que logo após a chegada dele à Austrália ficou internado em um campo de concentração, que era voltado para “estrangeiros inimigos”.

Ele abriu seu estúdio de fotografia em 1946, um ano após o final da 2ª guerra, trabalhando com moda, tendo vivido posteriormente em Paris e em Londres, tendo trabalho para a Vogue Francesa.

Helmut Newton
Helmut Newton
Helmut Newton

Richard Avedon

Richard Avedon

O americano nascido na cidade de Nova York começou a ter o primeiro contato com a fotografia (apesar de ser filho de um fotógrafo) aos 21 anos de idade, sendo auxiliar no estúdio fotográfico de Alexey Brodocovich.

Em 1945 tornou-se fotógrafo da Harper’s Bazar e até o final dos anos 1940 passou a fotografar para a Vogue.

Desde então a sua carreira tornou-se incrível e ele passou a ser um dos grandes fotógrafos do mundo, tendo como primeiro foco a moda e posteriormente os retratos.

Richard Avedon
Richard Avedon
Richard Avedon

Walter Firmo

Mais um grande fotógrafo brasileiro entra na nossa lista, tendo sido também jornalista e professor.

Walter Firmo nasceu no Rio de Janeiro em 1937 e começou como repórter fotográfico no jornal Último Hora no final da década de 1950.

Ele é famoso até hoje por fazer fotografias de Cartola, Dona Ivone Lara e também de Pixinguinha.

Robert Doisneau

Esse fotógrafo francês é famoso por ter sido um apaixonado pelo estilo de fotografia de rua, tendo registrado a vida social das pessoas que viviam em Paris, capital francesa, e nos seus arredores.

Além disso, ele também trabalhou com fotografias para publicações em revistas, e ainda tornou-se famoso pela fotografia chamada de “O Beijo do Hotel de Ville”, feito em Paris nos anos de 1950.

As suas fotos costumavam misturar as classes sociais das ruas e dos cafés parisienses, tendo se tornado extremamente icônicas.

Irving Penn

O último entre os grandes fotógrafos a serem mostrados aqui é Irving Penn, que passou a tornar-se um fotógrafo de forma profissional na metade da década de 1940.

Apenas três anos mais tarde, no final da década, ele passou a realizar trabalhos para a famosa revista Vogue, com a qual colaborou por muitas décadas depois disso.

Ele ainda é famoso por ter fotografado diversas pessoas famosas, como Pablo Picasso, Truman Capote, Gisele Bündchen e também Kate Moss.

Conclusão

Como você viu, a fotografia mundial possui diversos nomes que ficaram famosos e tornaram-se extremamente marcantes para a história e para os amantes de fotos.

Neste texto, mostramos a você alguns dos nomes principais da fotografia mundial, mas há muitos outros que poderiam também ser incluídos aqui.

Fotógrafos como Diane Arbus, Alberto Korda, Elliott Erwitt e Mario Testino poderiam também ter sido incluídos aqui por tudo o que representam para a fotografia do mundo.

Gostou do artigo de hoje sobre grandes nomes da fotografia internacional?
Se você ficou com alguma dúvida sobre esse assunto, escreva-a abaixo nos comentários para que eu possa ajudá-lo.