Se você trabalha com crianças recém-nascidas ou se deseja iniciar no ramo agora, nesse artigo falaremos sobre boas práticas para o fotógrafo de newborn, que são importantíssimas para o sucesso de um ensaio.

Com direcionamentos simples, você irá compreender que para alcançar grandes resultados, extremamente satisfatórios e muito bem feitos, você não precisa de muito. Tudo o que você vai precisar, é de paciência, algumas dicas a seguir e paixão por esse tipo de ensaio.

Então, se as dicas de newborn são um investimento para sua carreira, continue com a leitura desse artigo.

Dicas para fotografia newborn

Fotografia newborn por Julia V Photography

Considerando que as dicas de newborn poderão auxiliar a todos, tanto a criança que não será incomodada, quanto os pais que não se preocuparão em excesso, quanto o fotógrafo que terá tranquilidade para trabalhar.

Essas dicas de newborn têm por objetivo justamente isso, trazer a tranquilidade para o ensaio, que precisa de um ambiente propício para que tudo e todos estejam fluindo e de acordo.

Sendo assim, se você está iniciando agora nessa carreira ou nesse nicho, confira abaixo, todas as dicas de newborn que esse artigo traz para te auxiliar a conquistar o melhor dos ensaios:

Mantenha sempre a limpeza e higiene

A pele do bebê, por mais macia e limpinha que seja, pode descamar e causar reações alérgicas em outros bebês. Além disso, por serem tão novinhos e ainda não obterem controle sobre suas necessidades e desejos, eles podem sujar os adereços e mantas, com vômitos, xixi, e etc.

Sendo assim, o melhor a se fazer é lavar todas as pelas sempre que uma criança as utilizar, por uma questão de precaução.

» Como fazer ensaio newborn na casa do cliente

Garanta para os pais, a segurança do bebê

Foto de uma mãe feliz e seu bebê

Pais sempre se preocupam com seus filhos, não importando a idade ou a condição em que eles se encontram.

Pais de recém-nascidos então, têm uma preocupação triplicada por seus pequenos. Eles costumam pensar em todas as coisas que podem atrapalhar o sono, cansar, desgastar, incomodar, dentre tantas outras situações que podem acontecer ao longo do dia com seu filho.

E eles não estão errados, pois bebês tão pequenos necessitam de um cuidado especial, pois são mais sensíveis e não podem expressar com palavras seu descontentamento, cabendo a quem está perto, compreender e ajudar.

Então, cabe a você, fotógrafo, tranquilizar os pais do bebê, para que se sintam confortáveis com a situação. Demonstre interesse em cuidar de tudo, mostre que você sabe o que está fazendo e que você não fará nada para machucar ou atrapalhar a criança.

Responda às perguntas, e fale sobre tudo o que você deseja fazer, desde as roupas ao cenário, poses, e temas. Deixe os pais a par de cada detalhe, e se preocupa com os pais, e com o bebê.

Lembre-se, que se os pais não estiverem tranquilos com a situação ou preocupados, o ensaio não irá fluir e os resultados não serão bons.

Seja extremamente paciente

No ensaio de newborn, você estará em um constante exercício de paciência, pois as fotos só poderão ser tiradas no momento do sono mais profundo do bebê. Porém, até que isso aconteça, eles podem ter refluxo, fazer xixi, coco, vomitar, chorar e etc.

Para conseguir obter as melhores imagens, você precisará aguardar pelo momento certo, que pode ser extremamente rápido ou muito demorado.

Converse bastante com os pais

Como já foi dito por aqui, é fundamental garantir aos pais a segurança que eles desejam para seu bebê. Mas, além da segurança em relação ao cuidado com o bebê, é preciso também garantir a segurança de que eles continuam tendo poder sobre o ensaio.

É importante falar sobre isso, pois, muitos fotógrafos, por serem profissionais no assunto, se sentem no direito de decidirem tudo sozinhos.

Se você é iniciante no ramo de newborn, precisa compreender que para que tudo ocorra bem, é preciso todo o apoio da família. Ali, você vai estar fotografando uma pessoa e toda a história que está por trás dela. Por isso, é fundamental que você passe todas as suas ideias, para que pais as aprove ou não.

Pergunte também, se eles desejam colocar algum tipo de objetivo específico no ensaio com a criança, para representar algo da família, e etc. Dê aos pais a opção de escolha de adereços, e mantenha-os sempre por perto.

Invista no ambiente

Fale com os pais sobre como os bebês são influenciados pelo ambiente, e como é extremamente necessário que o local emita paz, tranquilidade e coisas boas. Evite todo tipo de estresse, agitação e ansiedade.

Invista também em sons ambiente, como o barulho do útero, e ele se sentirá dentro da barriga da mãe de novo, pois era o barulho que escutava.

Se você mantiver um som ambiente que seja constante no seu estúdio, muito provavelmente irá auxiliar seus clientes a dormirem em sono profundo com muito mais facilidade e velocidade.

Tire fotos da família

Como já foi dito, ao fotografar um bebê, você conta a história dele e de todos que estão à sua volta, então, por que não mostrar quem está em volta também, não é mesmo?

Tire foto dos pais com eles, dos irmãos, avós, primos, tios, ou quem mais os pais desejarem. Foque na família, seja criativo, escolha temas que combinem com eles, com o cenário e com o ambiente.

Use sua criatividade, se surpreenda e surpreenda seus clientes.

Pratique

Fotografia newborn por Beloved Photography

Para começar, tudo o que você precisa é começar.

Peça, de graça, para tirar fotos dos filhos dos seus amigos ou de parentes próximos. Melhore todos os pontos, observe tudo o que você pretende aprimorar e mantenha o foco em melhorar cada vez mais.

Com o tempo, e a prática, você irá realizar os melhores ensaios!

Conclusão

Pronto! Agora, você poderá iniciar com tudo a sua carreira de fotógrafo no nicho de recém-nascidos, levando em conta todas essas dicas de boas práticas. Elas podem auxiliar todo o seu trabalho, direcionando suas ações e reduzindo as chances de erros que podem atrapalhar o resultado final do ensaio.

Então, boa sorte com a sua nova empreitada e um bom ensaio newborn para você!