Você, fotógrafo iniciante ou experiente, precisa de inspirações para newborn, de modo a fazer um bom ensaio?

Então esse artigo irá lhe ajudar bastante, já que permitirá que você possa ter originalidade nos seus trabalhos, construindo um estilo que seja próprio e que seja reconhecido.

Para isso é preciso buscar por inspirações e referências que lhe permitam fazer trabalhar bonitos e criativos, que lhe diferenciem no mercado.

Com as ideias que iremos lhe mostrar aqui, você vai poder se inspirar e ter novas ideias, reinventando, reelaborando e ressignificando ideias que já existem.

Quer saber tudo sobre dicas de inspirações para fotografia newborn? Então não deixe de acompanhar esse texto até o final!

O que é a fotografia newborn?

Vamos começar falando sobre o que é a fotografia ou o ensaio newborn, para deixar tudo mais claro acerca desse tema.

O ensaio newborn (em tradução do inglês “recém-nascido”) trata-se de um ensaio cuja finalidade é fazer registros dos primeiros dias de vida de um bebê, em geral os 15 primeiros dias.

As fotografias tiradas do bebê nesse período focam nas feições deles e nos detalhes a serem captados pelo fotógrafo.

Esse é um mercado que vem encantando muitos pais, que desejam captar os primeiros dias de vida dos seus bebês e que cada vez tem mais profissionais se especializando.

O ensaio ou a fotografia newborn pode ser descrita como tendo duas vertentes: aquela com maior produção e a com fotos mais naturais.

A vertente com maior produção refere-se tanto ao cenário das fotos em geral como às poses do bebê e dos seus pais, e os acessórios utilizados por eles.

A segunda vertente, que é aquela com fotos mais naturais, é conhecida como “lifestyle” (ou estilo de vida, em português), preocupando-se com captar o recém-nascido e a família no dia a dia deles.

Agora que lhe mostramos mais sobre o ensaio newborn, é hora então de você ver algumas inspirações para realizá-lo com mais qualidade e trazer originalidade para suas fotos.

Inspirações para newborn

As dicas, inspirações e referências permitirão a você saber o que é preciso para deixar o seu ensaio com maior qualidade.

Quanto à iluminação

A iluminação é importante para a fotografia em geral e isso não é diferente em um ensaio newborn, e sabendo utilizá-la da forma certa, você poderá deixar seu trabalho bem mais original e com a sua marca.

Uma dica é escolher um tipo de iluminação específica para trabalhar com todos os clientes ou ainda fazer modificações de acordo com o que o cliente deseja.

Fazer uso da luz natural é uma boa ideia, aproveitando a luz em dias de sol para as fotos dentro da casa da família.

Caso não haja a possibilidade do uso da luz natural, você pode fazer a utilização da luz artificial, como de um abajur ou de uma luminária.

Um trabalho original na fotografia newborn é usar o jogo de “luz e sombra”, que ajuda a trazer algumas sensações diferentes, como de volume, criando contornos ou direcionando o olhar de quem verá a fotografia, por exemplo.

Você não precisa de equipamentos específicos de estúdio para criar esses jogos de luz, basta usar a própria luz do ambiente.

Poses na fotografia newborn

Para trazer mais inspirações newborn, sem nenhuma dúvida é preciso conhecer aquelas poses básicas e que fazem sucesso em qualquer ensaio.

Existem três poses básicas que são muito indicadas para quem está começando nesse ramo e que serve para que treine bastante com elas.

A seguir, você vai conferir quais são cada uma delas.

Posição do sapinho

Foto inspirações para newborn por Laura Alzueta. Pose do Sapinho.
Foto por Laura Alzueta

Essa é uma posição na qual as mãozinhas do bebê são colocadas uma ao lado da outra, com os antebraços encostados, de modo a dar sustentação à sua cabeça.

Os cotovelos dele devem ser apoiados com o uso de panos, como toalhas ou ainda rolinhos, de modo a deixá-lo mais confortável e seguro.

Bum Bum ou Bum Up

Foto inspirações para newborn por Roberta Meirelles. Pose Bum Up.
Foto por Roberta Meirelles

Uma outra posição que é muito usada para iniciantes que desejam aprender a como fazer fotografias newborn é a do bum bum ou bum up.

Essa é uma posição na qual você deve cruzar as perninhas do bebê contra a barriga dele e posicioná-lo no local da foto, como em um puff, de barriga para baixo.

Uma das mãozinhas do bebê será colocada sob o rosto dele e irá ser um suporte para a cabeça, ao passo que o outro bracinho deve ficar ao lado do bebê e não sob ele.

Fotografar o bebê sob diferentes ângulos é uma ótima dica, pois permite que você possa ter uma grande variedade de imagens.

Pose lateral ou Side Pose

Foto inspirações para newborn por Click Photo Studio. Pose lateral.
Foto por Click Photo Studio

Essa é uma pose que pode ser conseguida a parte da pose anterior, sem precisar mexer muito no bebê.

O bracinho que não está sob o queixo dele deve ser mexido para que fique ao mesmo lado do outro, ao mesmo tempo em que você gira o bebê de forma lateral, em diagonal.

As mãozinhas podem ser unidas sob o rosto, de forma a ficar palma contra palma, ou ainda fazendo a pose da soneca, com cada uma delas de um lado do rosto.

» Newborn: Como acalmar os pais antes do ensaio?

Dicas de cenário

Por último, em termos de inspirações para newborn, é preciso dar algumas dicas de cenário, que vão fazer muita diferença no momento de lhe dar novas ideias.

Por exemplo, você pode pensar sobre onde irá colocar o bebê para fazer as fotografias, principalmente no caso de seguir a vertente com maior produção.

A maior parte dos fotógrafos iniciantes começa a fazer as fotografias em puffs, que são confortáveis para os bebês e os mantêm seguros.

Entretanto, você pode mudar o local para modificar as fotografias, como é o caso de usar uma caminha colorida, o que vai dar a sua cara para o ensaio.

Algumas outras dicas de locais que você pode estar usando para colocar o bebê com a finalidade de criar ensaios diferenciados são:

⦁ Caixa de presentes: a chegada de um bebê é sempre um presente para a família, por isso você pode utilizar essa associação para seu ensaio

⦁ Caminha de ferro: dá um visual de história de contos de fadas, por isso mesmo você pode usar esses contos como inspirações para newborn

⦁ Caixa de frutas: usar as caixas de frutas, que já são utilizadas em outros tipos de ensaios, na fotografia newborn é uma ótima ideia, mas lembrando-se sempre de manter o conforto do bebê

⦁ Xícara gigante: essa é uma outra ideia bastante divertida, para fazer fotografias de “bebê dentro da xícara”, podendo adicionar outros acessórios, como fitas ou lenços

Dessa forma, deixe a sua imaginação criar asas para fazer os melhores ensaios e com a maior originalidade possível usando todas essas dicas.

Conclusão

Como você viu, o ensaio newborn cada vez torna-se mais requisitado pelos pais que querem guardar de lembrança as fotos dos primeiros dias dos seus bebês.

Neste texto, mostramos a você diversas dicas incríveis que vão permitir criar a sua fotografia newborn com a sua marca e com originalidade, diferenciando-se de outros fotógrafos para gravar seu nome no mercado.

Gostou do artigo de hoje sobre as inspirações para fotografia newborn?
Se você ficou com alguma dúvida sobre esse assunto, escreva-a abaixo nos comentários para que eu possa ajudá-lo.