Que o Instagram é a rede queridinha dos fotógrafos a gente já sabe, afinal, muitos profissionais já a utilizam e alcançam ótimos resultados.
Mas, o que muitos profissionais ainda não sabem é que criar uma biografia no Instagram pode reter muito mais atenção dos clientes, parceiros e fornecedores, além de demonstrar mais profissionalismo e autoridade.
Por isso, neste post vamos te ensinar todos os passos para criar uma Bio perfeita para o seu Instagram.
A Importância de uma Bio estratégica no Instagram
Quem nunca ouviu a frase de que a primeira impressão é a que fica? Pois bem, por mais clichê que a frase pareça, ela ainda é muito atual também no ambiente digital.
A Bio ou biografia no Instagram é a área inicial do perfil, muitas vezes ela é o primeiro contato com um lead e, por isso, as informações nela contidas precisam estar muito alinhadas com o negócio e com a marca, para causar mais interesse e levar a uma ação. Que afinal, é o nosso objetivo.
Normalmente somos impactados por uma postagem no Instagram, através das recomendações, explorar ou mesmo um anúncio e logo queremos saber mais sobre o perfil em questão, e para isso, entramos na página e nos deparamos com a Bio.
Sabemos que no mundo digital a retenção de atenção é limitada a poucos segundos, por isso, uma biografia estratégica pode instigar o cliente a saber mais, entender o posicionamento da empresa de fotografia ou simplesmente de sair e partir para um próximo perfil.
Por isso, devemos dar atenção a ela.
Como criar uma Bio Estratégica
Uma biografia de Instagram tem um objetivo, reter o visitante e induzir a saber mais sobre a empresa, levando-o a uma ação.
Uma Bio estratégica e bem elaborada contém elementos que transparecem a credibilidade, profissionalismo e diferenciação do perfil:
Apresentação
Esse é o lugar para dizer quem você é e o que você faz, e o que te faz merecer a atenção do visitante. Ao escrever sua biografia a sugestão é que se tente responder algumas dessas perguntas:Quem sou eu ou minha marca?
• O que eu faço?
• Qual é a transformação que eu entrego?
• Quais serviços eu presto?
• O que me diferencia e me torna interessante?
• Como eu posso te ajudar?
• Quais valores eu agrego?
Categoria
Usar categorias descritas no Instagram também serve para otimizar o perfil na hora da busca. Então utilize a categoria mais apropriada para o seu nicho de fotografia.
Call to Action
Call to Action, ou Chamada para Ação, é a forma de conduzir o visitante a uma ação dentro do seu perfil, que pode ser o enviar mensagem no WhatsApp, acessar um site, conhecer o portfólio, responder uma pesquisa, fazer um cadastro, etc.
Link
Sabemos que no Instagram é possível colocar apenas um link, então, por esse motivo, pense para onde quer conduzir o potencial cliente.
Pode ser para um site, uma outra rede social, uma landing page, etc. Caso queira divulgar mais de um link, use ferramentas agregadoras de links, como o Linktree, por exemplo.
Leitura fluída
Para facilitar a leitura das informações da sua Bio, separe o texto em linhas e utilize emojis que representem seu negócio de alguma maneira.
Dessa forma fica mais fácil identificar com rapidez as informações.
Localização
Utilize sua localização na Bio para que seja de fácil para os clientes saberem em quais regiões e cidades você atua.
Exemplos de Bio no Instagram para fotógrafos
Separamos 3 biografias de Instagram bem escritas e atrativas para você se inspirar e usar como referência.
Exemplo 1
Eternizando o início de lindas histórias
Ensaios de Newborn e Gestante | Curitiba
+ de 10 anos de experiência
Portfólio e Orçamento no link
Exemplo 2
Especialistas em Fotografia de Casamento
+ de 1.000 casais satisfeitos e felizes
Atendemos em todo o Paraná
Saiba mais no link
Exemplo 3
Registrando amor e ternura mês a mês
Acompanhamento fotográfico de bebês
Atendimento à domicílio | Curitiba
Agende pelo WhatsApp
Elementos além da biografia que merecem atenção
Foto
Falar de fotos para fotógrafos parece brincadeira, mas tem profissional que ainda não valorizou a própria foto no perfil do Instagram.
O espaço para foto é o ponto visual de contato imediato dentro da rede, nesse espaço podemos utilizar a logo da empresa ou mesmo uma foto própria.
Embora logo passe a imagem de credibilidade da empresa, uma foto bem-feita traz conexão.
Se utilizar foto, que ela seja uma foto de qualidade profissional, para demonstrar em poucos segundos qualidade, autoridade e profissionalismo. Jamais utilize foto com baixa resolução, ou que não represente seu trabalho como um todo.
Em caso de utilização de logo, certifique-se de que o tamanho e formato da imagem estejam corretos para evitar cortes ou deformidades na imagem.
Nome de Usuário
O nome de usuário é aquela área em negrito logo abaixo do número de publicações e seguidores. Algumas pessoas a utilizam como o mesmo nome do @ do perfil, porém, ela pode ser usada com uma palavra-chave do seu negócio e ajudar no posicionamento das buscas dentro da plataforma.
Ter um nome otimizado ajuda a trazer mais visitantes para seu perfil.
Exemplo: @mariafotografia / Nome de Usuário: Maria Silva – Fotógrafa de Casamento
@ do perfil
O nome do perfil é o lugar onde tudo começa na rede social, ele precisa estar em concordância com o nome oficial da marca, é importante manter o mesmo nome em todas as redes sociais ou o mais próximo possível.
Na hora de escolher um @ evite números ou caracteres aleatórios, foque no nome da sua marca ou de sua empresa.
Destaques
Os destaques são uma excelente forma de consumir mais conteúdo de um fotógrafo e se usado de maneira estratégica pode passar ainda mais credibilidade e conduzir a ações interessantes no perfil.
Organize e crie destaques que falem com o público-alvo, de maneira que as histórias possam fazer sentido para o cliente e para o negócio.
Por fim, faça testes, a biografia não precisa ser imutável, pelo contrário. Mude de acordo com o aprimoramento da sua marca ou mesmo para comunicar alguma ação promocional maior. Até o próximo post.
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