A internet se movimenta muito rapidamente e, a cada dia, uma nova tendência surge no mundo digital. Uma estratégia de marketing que se popularizou, levando em conta o comportamento do usuário e as formas de consumir conteúdo, é a necessidade de humanização de profissionais e marcas.

Agora, o público precisa se sentir próximo e se identificar com o negócio para que efetivamente se torne um cliente.

Diante disso, vídeos mostrando os bastidores e making of do trabalho de um profissional são muito populares em redes sociais como o Instagram ou TikTok. Na fotografia, os bastidores de ensaios e de pós-produção também estão em alta.

A seguir, veja como mostrar os bastidores pode se tornar uma excelente estratégia para o seu negócio de fotografia.

Por que você deve produzir conteúdos com seus bastidores? 

Revela um lado humanizado

Dar um rosto para o seu estúdio é uma forma de criar conexão com sua audiência. 

Apesar do talento e da qualidade de seu trabalho serem fatores essenciais na hora de uma contratação, a maioria dos seguidores se interessa mais pelo serviço quando se identifica com a pessoa por trás dele.

Por isso, stories e vídeos tendem a ser apostas bem certeiras de conteúdos que estimulam o engajamento, baseando-se na humanização. Os bastidores, especificamente, mostram um lado mais pessoal do processo de trabalho do fotógrafo.

Mostra a rotina de trabalho

Outra forma de fazer com que seu seguidor se identifique com sua marca é mostrando sua rotina de trabalho, revelando que vocês podem compartilhar as mesmas dificuldades e desafios no dia a dia.

Quando a audiência identifica com algumas características suas, você se torna uma pessoa mais acessível e mais familiar aos olhos de quem o acompanha.

Conteúdo descontraído

Uma tendência digital para os próximos anos é um interesse maior dos usuários por conteúdos descontraídos e que os distraiam da rotina. Publicações e vídeos mais leves, que não exigem esforço para serem consumidos, estão tomando conta das telas dos celulares.

Vídeos mostrando o making of de ensaios fotográficos, do dia a dia do fotógrafo ou até mesmo dos bastidores do processo de edição de fotos são uma ideia de conteúdo divertido e descontraído para entreter seus seguidores — e acompanham essa nova tendência de consumo das redes sociais.

Mostra seu processo de trabalho

Publicar os bastidores do seu trabalho pode ser uma forma de seu seguidor entender melhor como funcionam as etapas do seu serviço e avaliar se é o que ele busca.

Assim, você pode evitar possíveis conflitos ou confusões referentes à sua forma de trabalhar ou aos processos do seu negócio, esclarecendo previamente em uma publicação, de maneira mais sutil e descontraída.

Tranquiliza clientes ansiosos

Os vídeos podem ser uma forma de tranquilizar clientes ansiosos que gostam de conhecer o local, o profissional e os processos por trás do ensaio fotográfico, para saber com antecedência o que esperar na execução do serviço, deixando-os mais familiarizados e calmos.

Expõe sua criatividade e flexibilidade

Esse formato também é uma ótima forma de exibir habilidades importantes que, muitas vezes, não são tão destacadas em outros tipos de publicação. 

Você consegue mostrar soluções criativas que oferece em seus ensaios, seu domínio fotográfico — na hora de buscar um ângulo específico, por exemplo — e sua flexibilidade como profissional diante de possíveis desafios ao longo do serviço.

Agrega mais valor ao trabalho

Um equívoco comum entre muitas pessoas é pensar que o trabalho do fotógrafo se resume simplesmente a apertar um botão para tirar uma foto.

Sabemos que vai muito além disso e, ao compartilhar seu processo, revelando sua rotina, esforço e os passos por trás do seu trabalho, você agrega mais valor à sua profissão.

Quando sua audiência acompanha todas as etapas – desde o atendimento, passando pelas sessões de fotos e pós-produção, até chegar a entrega final – ela passa a compreender o empenho envolvido e a valorizar melhor os preços cobrados pelo serviço.

Aumenta a visibilidade do seu perfil

Nos últimos anos, o algoritmo das redes sociais começou a priorizar o audiovisual na hora de entregar conteúdos para os usuários. 

É claro que as publicações tradicionais em formato de foto ou carrossel continuam atraindo a audiência e chamando a atenção. Porém, possuem um desempenho diferente comparado aos vídeos e Reels. 

Por isso, investir na produção nesse formato pode ajudar a aumentar o alcance e a visibilidade do seu perfil. 

E, considerando a popularidade dos vídeos making of, ter um conteúdo com essa proposta entregue para muitas contas pode atrair novos seguidores para sua marca e, consequentemente, novos clientes.  

Como criar conteúdo de bastidores na fotografia?


Existem diversos formatos a serem explorados na hora da produção de um conteúdo de bastidores.

Você pode criar vídeos em time-lapse gravando todo o seu processo fotográfico durante uma determinada sessão – um ensaio de newborn, por exemplo – e produzir um reels rápido e divertido para publicar no Instagram.

Outra opção é gravar vários takes ao longo de todo seu dia de trabalho, mostrando diferentes etapas da sua produção. Depois, você pode juntar esses pequenos vídeos e adicionar elementos diferentes na edição, gerando um vídeo dinâmico e criativo.

Confira a seguir alguns recursos que você pode utilizar para deixar seu vídeo de bastidores mais interessante:

Voiceovers

Falar sobre o vídeo enquanto ele roda, explicando o que você está fazendo em determinados momentos, atrai a curiosidade do seu seguidor e o aproxima ainda mais do seu conteúdo.

Você pode contar o passo a passo de uma edição ou até mesmo uma história engraçada que aconteceu durante o dia.

O voiceover é uma ótima opção para se conectar mais com sua audiência e deixar o vídeo mais humanizado e pessoal.

Ah, e lembre-se de usar um tom de voz alinhado com a sua marca na narração.

Legendas

Acrescentar pequenos textos durante o vídeo adiciona mais um fator de dinamismo, e também pode ser integrado ao voiceover.

Se você não se sente confortável gravando sua voz para o vídeo, utilizar legendas mais completas explicando cada momento é uma alternativa para contextualizar melhor quem está assistindo.

Trilha sonora

Este é um ótimo momento para utilizar uma ferramenta poderosa de impulsionamento do Instagram ou TikTok: o áudio.

Usar músicas e áudios que estão em alta pode aumentar o alcance da sua publicação, atingindo mais contas e elevando sua visibilidade. Além disso, preenche melhor o vídeo, tornando-o mais divertido de assistir.

Aproveitar as tendências de conteúdo é uma estratégia muito eficaz para impulsionar seu negócio no mundo digital. Por isso, invista na humanização das suas redes sociais e conecte-se com seu público-alvo.

Produzir conteúdos populares e que instiguem a curiosidade e o interesse da sua audiência pode influenciar diretamente nos resultados do seu negócio.


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