Se você deseja conquistar novos clientes, alcançar muito mais pessoas e aumentar o alcance do seu trabalho, o maior investimento que precisar fazer será em marketing digital para fotógrafos.

Isso ocorrerá, pois no marketing convencional, existem inúmeras restrições que podem impedir o seu negócio de expandir como poderia.

Com o marketing digital para fotógrafos, todas as estratégias serão direcionadas e com o intuito de alcançar o seu público, a sua visão e as suas metas.

Se você deseja descobrir como alcançar essas conquistas, continue lendo o artigo até o fim.

Qual é a importância do marketing digital para fotógrafos?

Antigamente, as empresas anunciavam nas famosas e extintas páginas amarelas. Eram páginas e mais páginas de telefones, informações e propagandas. Se você desejasse encontrar um serviço, bastava pesquisar na categoria desejada e escolher entre as opções oferecidas.

Além disso, ainda existiam as marcas, pessoas e empresas que forneciam o mesmo serviço ou produto, mas que não podiam arcar com o valor que o marketing exigia.

Nessa época e até hoje, existem outras maneiras de anunciar, como é o caso da televisão, por exemplo. Mas, para garantir alguns minutos no ar, é preciso dispor de uma grande quantia em dinheiro e confiar em um tiro no escuro, pois caso a publicidade não seja tão bem sucedida, o dinheiro investido não irá retornar.

Com a chegada da internet, tudo isso tem mudado, e em uma velocidade proporcionalmente maior. Hoje você pode alcançar inúmeras pessoas e colocar sua marca em outro patamar com investimento muito baixo ou zero.

Com o tráfego orgânico, por exemplo, você pode utilizar técnicas de SEO que são capazes de auxiliar qualquer site ou blog para ser ranqueado no Google, e melhor encontrado em casos de pesquisa.

Em outras palavras, a tecnologia tem sido tão importante para o aumento do engajamento das marcas, na melhora do alcance e no poder de publicidade, que é quase um crime um fotógrafo não investir em marketing digital.

Como iniciar o marketing digital para a área da fotografia?

Falar sobre marketing digital para fotógrafos, é falar sobre a importância do marketing digital de uma maneira geral. Através dele, você poderá falar com muito mais pessoas que estão verdadeiramente dispostas a conhecer o seu trabalho.

Além disso, ainda poderá convencer outras pessoas a conhecerem seu trabalho, admirarem sua maneira de fotografar, e muito provavelmente, se tornarem clientes.

O marketing é, sim, um forte aliado para a atração de novos interessados, porém também pode ser utilizada para manutenção dos clientes antigos, e conversão de leads (potenciais clientes) em clientes efetivos.
Então, vamos falar sobre as técnicas de marketing digital para fotógrafos:

Escolha e conheça seu público alvo

Talvez, essa dica parece muito óbvia, mas acredite, ela é extremamente necessária.

Muitos fotógrafos escolhem oferecer qualquer tipo de serviço, para reduzirem o risco de perderem dinheiro, ao não conseguirem clientes em algumas áreas.

Mas, a grande verdade a respeito de pessoas que tentam oferecer de tudo, é que elas não conseguem realizar quase nada com maestria, de forma diferenciada e única.

Para que sua carreira seja reconhecida, e seu trabalho classificado como uma referência, é preciso estar bem estruturado em um nicho específico.
Procure, então, o nicho que mais se identifica e invista tempo em conhecer e entender quem poderão ser os seus futuros clientes. Entenda quais são suas dores, suas vontades, seus sonhos. Procure conhecer os seus desejos e o porquê deles desejarem realizar ensaios fotográficos.

Faça o possível para pensar como o seu potencial cliente, e ofereça exatamente o que ele deseja, e precisa. Se você fotografa famílias, venda valores familiares e momentos profundos de ternura e amor, por exemplo.

Cada nicho tem suas próprias particularidades, e você poderá alcançar inúmeras soluções para cada um dos seus clientes, através dos seus serviços, melhorando a relação entre vocês ao construir laços mais fortes.

» Os erros mais comuns dos fotógrafos iniciantes

Crie um site ou blog

Existem hoje, infinitos sites que oferecem layouts grátis e pagos (com preços bem tranquilos) para quem deseja utilizar seu blog ou site como portfólio. Eles têm um design bem organizado, e oferecem uma personalizações capazes de fornecer informações importantes sobre seu trabalho, e como você enxerga o mundo.

Sendo assim, é fundamental e necessário que você crie um blog ou site para projeção desses trabalhos, além de oferecer formas de contato para que os interessados possam sanar as suas dúvidas e contratar o seu serviço.

Enquanto estar presente nas redes sociais irá demonstrar flexibilidade, contemporaneidade, e a forma como você trabalha por trás das câmeras, com o site ou blog, você poderá mostrar o trabalho pronto e editado.

Utilize as técnicas de SEO

Se você deseja ver seu site nas primeiras páginas do Google, então você também precisa conhecer o poder do SEO. Em Inglês, SEO significa Search Engine Optimization, e de uma maneira geral, auxilia na otimização do seu site ou blog.

Ele representa um conjunto de técnicas definidas para auxiliar o “robozinho” do Google a compreender que o seu site tem credibilidade, e que pode e deve ser encontrado com facilidade pelas pessoas que procuram pelos serviços que você oferece.

Para isso, você irá precisar utilizar links externos, palavras-chave mais procuradas e algumas outras regras. Nada muito difícil, muito pelo contrário.

Entender de SEO é uma questão de prática, e começando logo, quando você menos esperar, já vai estar seguindo os passos, sem nem perceber.

Esteja presente nas redes sociais

Quem deseja aumentar o engajamento e o alcance de público, precisa estar presente nas redes sociais.

Os algoritmos de algumas redes, como o Instagram, compreendem que se uma pessoa não curte suas fotos e não acompanha seu perfil, ela não tem interesse no que você faz. Como não existe interesse, ele irá parar de exibir suas publicações para essa pessoa.

Para ter um bom engajamento, procure sempre estar nos stories, por exemplo, postando conteúdos criativos e que interessem aos seus potenciais clientes.

Se o seu nicho for fotografia de casamentos, você pode publicar algumas fotos de making of, imagens de um álbum que você finalizou, dicas de fotos e poses para noivas, etc.

Pronto! Agora você já sabe como iniciar no marketing digital e buscar novos clientes para os seus serviços de fotografia. Mãos à obra 🙂