O ensaio newborn, embora muito comum ultimamente, ainda é vista com muitas dúvidas, principalmente pelos pais e mães de primeira viagem.

E, essa tensão é muito comum, pois, como o momento exige tranquilidade para o recém-nascido, há uma enorme preocupação da família sobre atrapalhar o sono, os horários de amamentação, e etc.

Mas, quando essa preocupação se torna um problema mais sério para os pais, o próprio ensaio de fotografia newborn passa a perder a beleza a que se propõe.

Sendo assim, é muito importante que o fotógrafo responsável se comprometa a acalmar os pais, antes mesmo da sessão, já no fechamento do contrato.

Algumas informações podem ser passadas, e dúvidas sanadas previamente, para que não haja surpresas ou incômodos no momento da sessão.

Quer descobrir quais são as direções e palavras que o profissional precisa dar aos pais do recém-nascido? Então, continue com a leitura desse artigo até o fim!

Por que tranquilizar os pais da criança?

Antes de falarmos sobre como tranquilizar os pais da criança que vai fazer um ensaio de fotografia newborn, vamos falar o porquê dessa ação ser tão necessária.

Imagine que você comprou um carro agora, e que ele é muito novo, intacto, com cheirinho de fábrica.

Você entregaria ele na mão de qualquer pessoa para lavar ou limpar? Não né? No mínimo, você iria querer acompanhar o processo e conferir para ter certeza que estão cuidando bem dele.

Bom, se você teria esse cuidado todo com um carro, que tem valor financeiro, imagine com um filho recém-nascido.

Os pais ficam preocupados, pois na maioria das vezes, não conhecem o procedimento e têm medo de machucarem o bebê ou de incomodá-lo. Cabe ao profissional de fotografia acalmar os pais, mostrar todo o processo, garantir a segurança da criança e a tranquilidade da família.

Lembre-se, que para que o seu trabalho seja totalmente proveitoso, você vai precisar da tranquilidade no estúdio, e do apoio dos pais que precisam confiar em você.

Tranquilizando os pais do bebê

Agora, que você já sabe a importância de tranquilizar os pais das crianças que realizam o ensaio newborn, precisamos falar sobre como conseguir essa tranquilidade da parte deles.

Com algumas dicas simples, você conseguirá tranquilizar os pais e obter um ensaio incrível, em que os pais ficarão felizes em te contratar.

Confira as dicas abaixo:

Garanta conforto e segurança ao recém-nascido

Como você já sabe, os pais tendem a proteger seus filhos, ainda mais os mais novinhos, e instintivamente, isso inclui você também, que é um desconhecido.

Sendo assim, para que eles percebam que você sabe o que está fazendo e que não vai atrapalhar em nada o bebê, invista em confiança.

Fale sobre as poses que você colocará a criança, sobre as roupas, sobre a temperatura do estúdio e, se possível, passe o contato dos seus clientes antigos, para que possam confirmar que o seu trabalho é confiável e seguro.

Permita que os pais possam observar seu portfólio, e tirar todas dúvidas que tiverem. Isso irá trazer uma sensação de controle maior da parte deles.

Peça a opinião dos pais na escolha do figurino

Para que eles se sintam parte do ensaio, e saibam que está tudo bem e sob controle, permita que eles escolham alguns acessórios e até roupas, desde que estejam dentro das opções que irão favorecer o ensaio, claro.

Pergunte se eles desejam incluir algum tipo de objeto pessoal de família nas fotos, ou se desejam participar das escolhas, de maneira direta, no ensaio.

Isso, com certeza, irá auxiliar na redução do estresse e da preocupação deles.

Converse sobre fotografias e poses do newborn

Fotografia de newborn com bebê dormindo

O profissional capaz de enxergar o melhor ângulo e a melhor foto, é você, mas se a família não gostar ou não quiser realizar aquela pose, ela deixará de ser válida.

Muito mais do que fotografando pessoas, você está eternizando momentos, e as pessoas envolvidas precisam aprovar previamente, e estar de acordo com qualquer ideia.

Sendo assim, pergunte aos pais sobre poses, tipos de foto e como eles desejam que o ensaio seja direcionado. Mantenha o foco no cliente.

» Por que fazer um briefing de fotografia com o cliente?

Informe sempre o tempo de duração da sessão

Dependendo da qualidade da foto e da criança, um ensaio newborn pode durar de 2 a 4 horas, mas é preciso prever. Crianças pequenas precisam de rotina, e quando essa rotina é quebrada, elas tendem a ficar irritadas.

Com certeza, você não deseja modelos irritados, chorando e reclamando.

Então, para evitar esses momentos desconfortáveis para você, a família e a criança, informe sempre o tempo de duração do ensaio e procure realizar o trabalho dentro desse horário.

Mantenha as expectativas em uma linha possível

Muitos pais procuram o fotógrafo com ideias mirabolantes, e que podem ser impossíveis devido à iluminação e vários outros fatores.

Por isso, a conversa é tão importante. É, através dela, que você poderá expor todos os pontos do ensaio e dizer o que poderá ser feito ou não naquela sessão de fotos.

Mas, não se esqueça de manter o equilíbrio. Não engane o cliente prometendo o mundo, se as possibilidades são limitadas, mas também não seja um profissional chato, que nega todas as coisas.

Dê dicas importantes antes do ensaio

Essa, é uma dica que é melhor recebida pelos fotógrafos que já têm uma experiência um pouco maior, mas também serve para os iniciantes irem prestando atenção nos detalhes.

Com o tempo, você irá perceber pontos importantes a serem repassados para os pais, e que podem tornar todo o ensaio mais simples.

Por exemplo, você pode dar dicas de roupas, cenários, horários, talvez uma soneca antes das fotos, e etc.

» Fotografia newborn: como fazer

Conclusão

Para evitar qualquer tipo de problema e desconforto para os pais e a criança durante a sessão de fotografia newborn, é preciso muita paciência da parte do profissional.

Ele precisa estar comprometido o suficiente para compreender que é extremamente normal esse tipo de comportamento, e fazer o possível para acalmar os pais com as respostas às dúvidas e os direcionamentos.

Depois que a sessão inicia, e os pais podem ver os resultados incríveis das fotos, toda preocupação vai embora, restando apenas admiração pelo momento.