Muitos fotógrafos podem passar por períodos nos quais não conseguem obter inspiração para fotografia, o que pode vir a atrapalhar bastante os seus trabalhos.

A boa notícia é que a inspiração fotográfica pode ser encontrada em diversos lugares, por isso não é difícil conseguir novas ideias para fotografar.

Pensando nisso, resolvemos trazer esse artigo com dicas sobre onde você pode buscar inspiração para fotografia.

Você verá como é possível conseguir a inspiração tanto em situações cotidianas, ou seja, durante o seu dia a dia, quanto em locais específicos, como sites de imagens.

Quer saber tudo sobre o assunto? Então não deixe de acompanhar esse texto até o final!

Viajando

Homem observando a paisagem

Uma ótima fonte de inspiração para fotografia é uma viagem, por isso mesmo vale a pena estar viajando frequentemente para buscar por novas inspirações fotográficas.

Mas engana-se quem acredita que é preciso pagar milhares de reais para os Estados Unidos ou para a Europa. Para ter boas inspirações, basta ir para as cidades próximas da sua. isso já é o bastante para obter boas idéias.

Esteja constantemente conhecendo novos lugares, novas paisagens e novas culturas, pois isso pode ajudar a aprimorar o seu olhar fotográfico.

Muitos fotógrafos acabam ficando sem nenhuma inspiração porque nunca saem do lugar, não conseguindo mudar a própria percepção ou consciência, ou ainda o ambiente a que está exposto.

Tenha um local para anotações atualizado

Mulher tendo uma grande idéia

Você sabia que muitas vezes tem dezenas de ideias que poderiam ser usadas como inspiração para fotografias, mas que você acaba por esquecê-las e nunca utilizá-las?

Por isso mesmo é que é extremamente interessante ter sempre um local onde fazer anotações das suas ideias e deixá-lo sempre atualizado.

Pode ser uma pasta no seu notebook, um arquivo do Word ou um caderno. Qualquer coisa serve para que você possa não só coletar as ideias que têm, mas também armazená-las e utilizá-las em suas fotos.

Você pode usar, aliás, outras formas de escrita com fonte de inspiração para suas fotografias, como é o caso dos livros, de onde é possível tirar muitas ideias incríveis.

Essas ideias podem vir de descrições de lugares, de frases ditas nos livros ou mesmo de poemas, ou seja, de qualquer coisa que lhe proporcione um efeito visual que venha à mente e que valha a pena ser lembrado no futuro.

Quando você faz anotações, mesmo sem saber quando utilizá-las, pode ter um verdadeiro “arsenal” de ideias em períodos nos quais estará sem nenhuma inspiração fotográfica e isso pode salvar o seu trabalho.

Uma outra dica é sempre ter perto de você seu celular na hora de dormir, pois você pode acordar com um “insight artístico” pela manhã ou no meio da noite, e isso impede que acabe esquecendo durante o dia essa valiosa ideia.

Evite o piloto automático

O profissional de fotografia sempre, ao fazer um determinado trabalho, está contando uma história, que deve ser interessante aos olhos de quem o vê.

É por isso mesmo que é muito importante aprender a olhar tudo o que nos cerca mais de perto, o que pode ajudar com novas ideias.

A maior parte das pessoas apenas “existe”, o que dificulta a elas ver algo de diferente, o que pode trazer inspirações para trabalhos.

Por isso mesmo é que fotógrafos precisam sempre evitar a rotina e o piloto automático, que podem “cegá-los” em termo de inspirações fotográficas.

Esteja sempre esforçando-se para que você possa sair da sua zona de conforto, e logo possa estar livre da monotonia do dia a dia e de viver no automático.

É o caso, por exemplo, de realizar viagens como comentamos aqui em um tópico anterior, pois isso impede você de permanecer na mesmice.

Ao sair constantemente da sua zona de conforto, então você poderá ter mais ideias, ser mais criativo e seu trabalho irá trilhar outros caminhos, encontrando assim novas soluções para ele.

Você perceberá como explorando e abrindo-se a novas experiências, mesmo que seja visitar um outro bairro da sua cidade, isso vai trazer uma maior inspiração fotográfica e irá aflorar uma criatividade inimaginável.

Sites de conteúdos

Pesquisando referências no notebook

Não há como não falar nos sites de conteúdos como formas de buscar inspiração para fotografia, afinal eles são fontes muito interessantes e que podem ajudar qualquer profissional.

Alguns sites são muito melhores do que outros, até mesmo pela facilidade de pesquisa que eles proporcionam.

A seguir, você verá uma lista daqueles sites com os melhores conteúdos e que podem lhe ajudar mais em termos de criatividade:

Pinterest: é um dos melhores sites de conteúdos para você encontrar inspirações, pois os usuários estão constantemente compartilhando e gerenciando seus conteúdos nessa plataforma. Você consegue usar o Pinterest de forma fácil, encontrando inspirações através do uso de palavras-chave no campo de busca. Ele ainda permite a criação de pastas que reúnem os posts que mais gostou para consultar posteriormente, o que é uma rica fonte em épocas de “seca de inspiração”

500px: essa é uma outra plataforma excelente para servir como fonte de inspiração para fotógrafos, já que ela é online e global, sendo justamente focada em profissionais de fotografia. Nesse site, os fotógrafos podem expor as fotos que tiraram e assim conseguirem uma maior visibilidade, além de mais chances de conseguirem trabalhos. Dessa forma, ela é também uma excelente fonte de inspiração para os profissionais que estão passando por um período sem criatividade

Behance: é uma outra plataforma muito usada por fotógrafos como um portfólio, tendo um funcionamento muito semelhante com o do pinterest, mas com foco maior em fotografias profissionais, sendo uma ótima fonte de inspiração

Logicamente que esses, apesar de serem os sites que consideramos como os melhores para servir de inspiração para fotografia, não são as únicas plataformas que você pode usar.

O próprio Instagram, por exemplo, é um ótimo local para você desenvolver a sua criatividade e conseguir melhores resultados para fazer um bom trabalho profissional.

Olhe imagens com muita atenção

Se você não pode mudar de ares, conhecendo novas cidades ou mesmo países, não há nenhum problema e isso não lhe impede de conseguir obter inspiração para fotografia.

Você pode sempre olhar imagens com muita atenção, pois o segredo para qualquer profissional de fotografia é ver o mundo sempre com uma visão diferente das demais pessoas.

Você deve sempre olhar tudo com um ponto de vista diferente e com muita atenção, garantindo assim que obterá a inspiração desejada para conseguir fazer imagens melhores.

» Dicas de composição na fotografia
» Fotometria: Dicas de fotografia para iniciantes

Conclusão

Como você viu, saber onde buscar inspiração para fotografia é algo essencial para todo profissional dessa área, pois muitas vezes é normal passar por período de “seca de criatividade”, o que pode atrapalhar muito o trabalho.

Neste texto, mostramos a você algumas dicas que se colocadas em prática lhe permitirão encontrar inspiração onde nem imaginava existir para assim fazer as melhores fotos.

Não é preciso sequer sair de casa, como você pôde ver, para conseguir obter inspiração para um trabalho e assim criar suas próprias imagens originais, para tornar únicas as suas capturas.

Gostou do artigo de hoje sobre onde buscar inspiração para fotografia?
Acompanhe o blog da YouFocus para aprender mais sobre o universo fotográfico.