A fotografia para iniciantes pode ser um dos maiores investimentos que alguém pode realizar. Isso, pois muitas pessoas acreditam que para ser um bom fotógrafo, é preciso dom, e se esquecem de se aprimorar ou desistem sem ao menos começarem.

Dessa maneira, perdem grandes oportunidades por erros pequenos que poderiam ser evitados, além de grandes carreiras que poderiam ser alcançadas, e que nunca vingaram.

Se você deseja evitar esses erros e se tornar um grande profissional, continue lendo esse artigo sobre fotografia para iniciantes.

Quais são os erros mais comuns dos fotógrafos iniciantes?

Descubra agora, em alguns passos, quais são os erros mais comuns na fotografia para iniciantes, que precisam ser evitados a partir de agora:

Utilizar apenas o modo automático

Se você ainda não domina completamente todas as funções da sua câmera, talvez o modo automático seja uma excelente escolha. Porém, nesse caso, quem decide as melhores configurações para a sua foto, é a câmera e não você.

Sendo assim, muitos resultados poderão ser completamente diferentes do que você esperava ao tirar determinada foto.

Para sair do modo automático, você pode escolher operar sua câmera no modo manual e semiautomático.

Modo manual: No modo manual, você tem o controle total sobre todas as funcionalidades da sua câmera fotográfica e o quanto você deseja mexer para tirar determinadas fotos, como por exemplo:

⦁ Sensibilidade
⦁ Diafragma
⦁ ISO
⦁ Etc

Modo semiautomático: Aqui, você tem controle sobre a sensibilidade do ISO e o controle do diafragma, mas a velocidade do obturador já é definida automaticamente.

E tudo bem utilizar esse tipo de modo também. Enquanto você estiver aprendendo, tudo o que fizer para melhorar seu trabalho e dar o seu melhor, compensará.

Fotografar no modo manual?

Se você é iniciante, muito provavelmente já escutou por aí, que fotógrafos bons só fotografam no modo manual. Isso não é verdade.

Você só deve migrar para o modo manual, quando estiver completamente seguro a respeito de todas as funções que precisam ser mexidas para o resultado da foto perfeita para você.

Mas, enquanto você não domina ou não se sente seguro, tente com o modo semiautomático, que já ajuda demais.

Aliás, contradizendo completamente o início do tópico, que falava sobre grandes profissionais que só trabalham no manual, existem inúmeros fotógrafos que fotografam no modo semiautomático.

Não é sempre a respeito da máquina, mas muito também, sobre a pessoa por trás da câmera e o quanto ela consegue captar daquele momento, o porquê dela desejar aquela foto.

Horizonte desalinhado ou torto

Fotografia com horizonte torto
Fotografia com horizonte torto
 Fotografia com horizonte correto
Fotografia com horizonte correto

Muitos dos grandes fotógrafos que estão na mídia hoje em dia, cometeram erros como esse, que poderiam ser evitados e que eram incômodos.

Mas, nada disso os impediu de melhorarem, crescerem e se aperfeiçoarem na arte da fotografia.

O horizonte torto, por exemplo, traz uma enorme sensação de desconforto para quem olha a foto, e sente que ela vai escorregar ou que algo vai cair para o outro lado.

Mas calma, nem sempre isso significa um problema.

Existem muitas fotografias, que apresentam o horizonte extremamente torto e de propósito. Elas são verdadeiras obras de arte, e seus criadores cuidaram para que tudo funcionasse dessa maneira.

Porém, se as suas fotos estão com uma leve entortada, talvez seja hora de melhorar esse ângulo.

Como resolver?

Os passos são simples: segure a câmera, utilizando as duas mãos, criando um suporte, como se suas mãos fossem um tripé. Pronto.

Faça essas fotos utilizando o viewfinder.

Se, mesmo assim, as suas fotos ainda são levemente entortadas, tudo o que você precisa fazer é consertar isso em qualquer aplicativo de edição.

Composição fotográfica ruim ou inexistente

Por trás de cada foto, existe uma montagem imensa de composições para que ela seja incrível e impactante para quem a observa.

Essa composição leva todos os detalhes em consideração, como cor, tamanho e posicionamento dos objetos, por exemplo.

Não basta ter uma imagem linda na foto, se o resto do cenário não conversa com ela ou se está bagunçado, desalinhado e desconversado.

Fotografias são expressões feitas em imagens, e é a sua única chance de falar com uma pessoa.

Talvez, ela nunca mais encontre sua foto, mas se ela for bem montada, com a composição correta e com o que ela deseja expressar, a pessoa saberá exatamente o que você quis dizer.

Senão, todo o trabalho terá sido considerado tempo perdido mesmo.

» Fotografia infantil traz lucro para o profissional?

Como resolver?

Você pode escolher qualquer uma das técnicas, pesquisar, escolher as melhores e compor milhares de fotos.

Escolha entre simetria, frases, mudança de ângulo, proporção áurea, regra dos terços, e etc.

Não editar suas fotos

Muitas pessoas têm uma certa resistência ao tratamento das fotos, como se eles fossem omitir grande parte da realidade.

A maioria das pessoas, inclusive, se refere ao Phostoshop como algo ruim e distorcido, mas a realidade não é bem assim.

Toda foto já é manipulada, pois “recorta” um momento que é fragmentado, mas que nem todos viram da mesma forma.

Além disso, o próprio equipamento transforma essa realidade.

Sendo assim, a pós produção é tão importante quanto o momento da fotografia, pois é através dela, que erros podem ser eliminados, e fotos podem ser melhoradas.

Como resolver?

Com a facilidade dos smartphones, fica muito mais fácil editar suas fotos em aplicativos como o Adobe, o Lightroom e o próprio Photoshop.

Do celular, você pode salvar as fotos na mesma qualidade original, utilizando presets, que são pacotes com edições pré definidas e que podem te auxiliar a manter um padrão.

Essa pós produção, no entanto, precisa ser realizada com cautela e visando que os resultados sejam melhorados e não alienados.

Utilize os presets que combinam com o momento, e com a realidade da foto, e não exagere, nem para menos e nem para mais.
Melhore a sua foto apenas.

Conclusão

Sabendo agora, de todas essas dicas, esse artigo passa a deixar de falar com uma pessoa que procura por fotografia para iniciantes, e passa a falar com alguém que busca o profissionalismo.

Invista em você, e no seu objetivo, e alcance grandes metas para a sua arte e para todos aqueles que contratarão o seu serviço, e que terão o prazer de trabalhar ao seu lado!