Existem pessoas que diminuem o trabalho do fotógrafo dentro da premissa de que é “apenas segurar uma câmera e apertar um botão”. Sendo assim, por que as pessoas continuam contratando esses profissionais para eventos e ocasiões especiais?  

A fotografia profissional vai muito além do manuseio da câmera – que, dentro da profissão, é uma habilidade muito mais complexa do que apenas apertar botões. Como qualquer carreira, é preciso de estudo e dedicação para entregar um trabalho de qualidade.

A diferença entre o serviço de um fotógrafo profissional e do ‘sobrinho que faz baratinho’ não é apenas a qualidade e o visual das fotografias, mas também todas as outras demandas do trabalho. 

O trabalho do fotógrafo profissional

Se não é ‘apenas tirar uma foto’, o que o fotógrafo faz e porque a maioria das pessoas preferem contratar um serviço profissional para momentos especiais ao invés de poupar dinheiro com qualquer pessoa? 

Olhar artístico apurado

Uma das habilidades desenvolvidas com o estudo e a prática é o treinamento do olhar para capturar momentos especiais de uma maneira mais delicada e cuidadosa.

Além disso, o fotógrafo consegue enxergar momentos que podem passar batido para outras pessoas, entendendo o que traduz bem na câmera e revelando detalhes encantadores de ocasiões únicas. 

Experiência 

Todo o processo da contratação de um serviço é importante – desde o primeiro contato, até a realização do serviço e, por fim, o atendimento pós-entrega. 

Um profissional capacitado sabe navegar por todas as etapas, oferecendo a melhor experiência para o cliente. Uma entrega fluida e tranquila do começo ao fim é um dos pontos mais importantes para o cliente na hora de contratar um fotógrafo. 

Credibilidade

Estar presente em ocasiões especiais – e muitas vezes únicas – na vida de alguém é uma grande responsabilidade. Registrar momentos singulares é um trabalho que requer atenção, preocupação e estudo. 

Ou seja, não é apenas chegar e apertar um botão para tirar fotos. As pessoas valorizam profissionais talentosos – tanto na técnica quanto no resultado – e que já possuem um portfólio de qualidade.

Assim, o cliente sente segurança de que aquele momento será capturado da melhor maneira possível – que é uma das grandes motivações para contratar um serviço.

Por que as pessoas buscam contratar um fotógrafo?

Além da qualidade elevada do trabalho de um profissional que oferece uma garantia maior de que o serviço será realizado com maestria, existem outras motivações que levam as pessoas a contratarem um serviço.

O pensamento do cliente por trás da contratação condiz muito com a descrição do trabalho do fotógrafo, mas por trás de uma visão mais pessoal. 

Menos preocupação 

Quando o cliente contrata um profissional para ocasiões especiais e eventos, um dos maiores objetivos é não precisar se preocupar com a execução do serviço. Afinal, o planejamento de um evento já é estressante e exaustivo. 

Considerando que o fotógrafo normalmente já possui experiência diante de situações como aquela, ele consegue trabalhar com mais independência – justamente por ter o olhar mais desenvolvido e profissional. 

Ele já sabe o que precisa ser fotografado, possui autonomia para chamar e juntar os convidados para fotos posadas e entende as vontades do cliente do que ele deseja registrar daquele momento. 

Pós-produção 

Um dos grandes diferenciais do trabalho de um fotógrafo profissional é a habilidade de transformar a fotografia na pós-produção. 

Desde pequenos ajustes de iluminação e cor que trazem toda a diferença como até mesmo a construção de elementos e atmosferas que torna aquela imagem outra totalmente diferente, caso seja a vontade do cliente. 

A combinação de momentos especiais registrados com qualidade e uma pós-produção que traz mais magia e vida para a fotografia é sucesso na certa – e o cliente sabe disso.

Compromisso 

Ao fechar um contrato, o fotógrafo passa a ter um compromisso – tanto profissional quanto legal – com o cliente (e vice-versa). 

O fotógrafo é responsável por oferecer um bom atendimento, cumprir as horas que foram estabelecidas, entregar o trabalho no prazo correto e garantir a qualidade do serviço. 

Quando o cliente decide não investir e entrega essa responsabilidade nas mãos de alguém que possivelmente estará trabalhando de favor, além da cobrança (se necessária) se tornar mais difícil, ele perde o respaldo legal que teria caso não o resultado não estivesse dentro do combinado. 


Ou seja, a fotografia profissional é muito mais valorizada acima de qualquer pessoa que consegue ‘apertar um botão e tirar uma foto’. 

Afinal, diversos fatores entram em consideração, antes mesmo de ‘apertar o botão’. A maioria das pessoas priorizam investir em serviços de qualidade – principalmente quando se trata de fotógrafos dedicados e talentosos. 

Gostou desse conteúdo? Então siga a YouFocus no Instagram para acompanhar os melhores conteúdos sobre estratégia, produtividade, empreendedorismo, marketing e vendas, tudo voltado para o universo da fotografia. 

#FocoNoSucesso 🚀