Existem muitos tipos diferentes de fotografia no mundo, com assuntos variados, equipamentos diferentes e técnicas pessoais.

Alguns fotógrafos preferem expandir suas habilidades e ampliar seu portfólio, buscando vários tipos de fotografia ao mesmo tempo, enquanto outros se concentram em aperfeiçoar um estilo específico ao longo de sua carreira.

Aqui, cobrimos principais tipos de fotografia, fornecendo uma breve descrição de cada uma e mostrando alguns exemplos para fazer fluir a criatividade.

Talvez você encontre um novo tópico favorito para filmar ou redescubra um antigo amor.

Retratos

Reatrato fotográfico

Dentre os diferentes tipos de fotografia, o retrato fotográfico busca captar a essência, a aparência e os traços mais característicos da pessoa fotografada.

A fotografia de retrato surge quase ao mesmo tempo que a invenção das câmeras, sendo um método muito acessível e econômico de captar a imagem de uma pessoa, como se fazia na pintura de retratos.

Fotografia Infantil

Fotografia infantil

É um estilo de fotografia que consiste em registrar imagens de crianças e adolescentes como uma forma de recordação.

Para atuar nesta área o profissional precisa ser paciente e carinhoso, uma vez que as crianças podem ficar agitadas ou timidas durante a sessão.

A fotografia infantil é ampla, e inclui ensaio infantil, smash the cake, newborn, etc. Cada segmento da área exige alguns conhecimentos específicos, principalmente o nicho de fotografia newborn.

Fotografia Artística

Foto por Iain Crawford

A fotografia artística surgiu em meados do século XIX e a linguagem artística fotográfica partiu basicamente do processo hierárquico das pinturas.

É dessa forma, que a fotografia artística tem um caráter muito subjetivo e a manipulação de imagens tornou-se indispensável para a expressão artística.

Fotografia Lifestyle

Fotografia lifestyle
Fotografia lifestyle

A fotografia lifestyle é um ramo da fotografia focado em documentar situações ou momentos da vida cotidiana com um toque artístico. Trata-se de fazer retratos expressivos que ilustrem o dia a dia das pessoas.

Esta área da fotografia existe a bastante tempo, mas certamente evoluiu muito e se popularizou após o advento das mídias sociais.

É uma subdivisão da fotografia de retrato que vai muito além de capturar uma cena bonita. A chave aqui é contar histórias e evocar sentimentos por meio da imagem.

Fotografia de Eventos

Fotografia de casamento

A fotografia de eventos registra as pessoas e os momentos de ocasiões especiais e comemorações.

Nesta área podemos incluir fotografia de casamento, aniversário infantil, formaturas, etc.

Fotografia de Moda

Fotografia de moda

Ao longo do tempo, a fotografia de moda desenvolveu uma estética própria.

Onde a imagem não só prevalece nas roupas, mas também na maquiagem, penteado, acessórios e cenários escolhidos pelo fotógrafo para criar uma fotografia única.

A fotografia de moda apareceu pela primeira vez em publicações francesas como La Mode Practique.

Fotografia Publicitária

Fotografia publicitária

Aquela que serve de propaganda ou promoção de produtos de consumo, sejam eles quais forem.

A fotografia publicitária é um dos tipos de fotografia mais populares. Busca ser uma imagem atrativa para o consumidor, sendo influente tanto nas ideias políticas quanto sociais das pessoas.

Começou a fazer parte da publicidade por volta de 1920, e desde então tornou-se um elemento chave para campanhas.

Fotojornalismo (Fotografia Jornalística)

Foto por Robert Capa

Fotojornalismo é um gênero dentro do jornalismo que está diretamente relacionado à fotografia, design gráfico e vídeo.

Foi desenvolvido especialmente em conflitos bélicos em diferentes partes do mundo, sendo vital para registrar a história de eventos como a Guerra Civil Espanhola.

» Grandes nomes da fotografia internacional

Fotografia Documental

Foto por Jacob Riis

Também chamado de histórico ou jornalístico, é feito para fins informativos ou educacionais, ou seja, como parte da transmissão de uma mensagem.

Por meio da fotografia documental, busca-se registrar e relatar diferentes aspectos da vida, formas e condições.

Constitui uma evidência da realidade. Este tipo de fotografia não se limita apenas aos humanos, mas também pode tratar dos animais, da natureza.

Nomes conhecidos nesta área são Jacob Riis e Lewis W. Hine.

Fotografia de Paisagens

Fotografia de paisagem

A fotografia de paisagem apareceu pela primeira vez em 1826 com Nicéphore Niépce e, apesar de parecer fácil, ela pode dar bastante trabalho.

Para conseguir tirar uma boa fotografia de paisagem em que todos os elementos se destacam igualmente, você deve contar com uma boa lente, que consiga capturar uma área ampla, como a grande angular ou a teleobjetiva.

E deve levar em consideração muitos elementos como a luz, o horário do dia, o foco das atenções…

Ela é muito utilizada para mostrar a natureza em sua plenitude, como fotos aéreas ou subaquáticas, geralmente muito abertas e cheias de cores.

Fotografia Arquitetônica

Fotografia arquitetônica

Ela é totalmente focada em estruturas arquitetônicas criadas pelo homem, como de edifícios, casas, manumentos, etc.

Muito requisitada por arquitetos, engenheiros e decoradores, que desejam expor os seus trabalhos de forma mais profissional.

Existem profissionais especializados em fotografar ambientes internos de imóveis. Para atuar nesta área é importante ter um olhar bem apurado, para encontrar bons angulos e iluminação adequada para fazer boas fotos.

Fotografia Gastronômica

Fotografia gastronômica

A fotografia gastronômica é um dos ramos mais atrativos da fotografia, pois reúne duas áreas cheias de criatividade e sentimento. Ótimas fotos, fruto da sinergia entre dois artistas, o chef e o fotógrafo.

Pode ser considerada uma forma de fotografia publicitária, pois, muitas vezes a intenção é apresentar a refeição de uma forma mais elegante e apetitosa.

Fotografia sensual

Fotografia sensual

É um tipo de fotografia que mostra um ou mais corpos, realizando poses sensuais, que em muitos casos são realizadas com pessoas nuas ou seminuas.

Fotografia Esportiva

Fotografia esportiva

Em termos gerais, a fotografia esportiva é qualquer tipo de fotografia com foco no esporte, no entanto, à medida que a cultura esportiva cresceu em popularidade e agora permeia a moda e a cultura pop.

A fotografia esportiva se expandiu além do fotojornalismo live-action para incluir fotografia de produto, editorial e de moda para marcas, atletas e celebridades.

Embora isso ofereça mais caminhos para os fotógrafos que buscam construir uma carreira em torno dos esportes, também aumentou o número de fotógrafos de esportes iniciantes.

Conclusão

Espero que com estes tipos de fotografia você tenha ampliado seus conhecimentos, e que já tenha escolhido a sua preferida.

Lembre-se de que a fotografia é uma arte que pode ser aprendida através da prática e da experiência em diferentes contextos e oportunidades.

Curtiu as dicas? Então acompanhe a YouFocus no Instagram para ficar por dentro do universo fotográfico.