Na internet, as primeiras impressões são tudo; na verdade, de acordo com pesquisas, as pessoas julgam se um site é bonito ou não em apenas meio segundo. E isso não é diferente para os sites de fotógrafos.

Se você não capturar a atenção de um potencial cliente de maneira rápida, ele pode mudar para outro site, e talvez você acabe perdendo um serviço.

Felizmente para os profissionais da área de fotografia, construir belos sites de fotógrafos nunca foi tão fácil, com criadores de portfólio mais inteligentes e criativos mudando o mercado para melhor.

Hoje em dia os fotógrafos podem comprar e construir os sites dos seus sonhos em minutos, literalmente, e sem a necessidade de dominar técnicas de programação.

Ainda assim, criar um site de sucesso pode ser um desafio, especialmente para quem não tem experiência em design.

A seguir, exploraremos alguns erros comuns que os fotógrafos podem cometer ao criar seus próprios sites de fotografia, enquanto compartilhamos nossas dicas para evitá-los completamente.

Escolhendo o layout errado

A maioria dos construtores de sites de fotografia hoje em dia, especialmente aqueles feitos para fotógrafos, tem modelos de estoque lindos e personalizáveis ​​para simplificar o processo.

Ainda assim, as opções podem parecer opressivas: você quer fotos em tela inteira ou miniaturas? Rolagem horizontal ou vertical? E quanto às margens e fundos?

Faça uma boa leitura do seu portfólio, uma leitura que faria um visitante querer conhecer você, que queira trabalhar com você e que não tem ideia de quem você é.

Crie uma navegação adequada em sua página para facilitar o acesso a todas as informações do seu site de fotografia, e isso pode ser feito facilmente adicionando um menu no topo ou na lateral do site.

Saber quais informações são importantes para o seu público-alvo é fundamental, uma vez que você deve disponibilizar essas mesmas informações na sua página inicial. Então busque por layouts que atendem a este critério.

Complicar as coisas

Mulher confusa ao acessar um site complicado de fotógrafo
Mulher confusa ao acessar um site complicado de fotógrafo

Estudos do Google revelam que os usuários tendem a achar mais bonitos os sites menos complexos, então mantenha o design do seu site limpo e direto. É o famoso “menos é mais”.

Muitas colunas, imagens ou detalhes podem confundir os usuários, então concentre-se apenas nos destaques de seu portfólio e deixe bastante espaço negativo para deixar suas imagens “respirarem”.

Também recomendamos evitar quaisquer transições de imagem que consumam muito tempo; ninguém quer esperar que as fotos carreguem.

Não importa quão bom seja o seu trabalho ou quão dinâmico seja o seu site de fotografia, se demorar muito para carregar, os visitantes online não vão esperar por isso.

Se o seu site não estiver transmitindo para os navegadores de maneira suave e rápida, ou se seus vídeos forem pausados ​​e recarregados constantemente, você precisará atualizar a tecnologia ou encontrar outro lugar para construir o site.

A página “Sobre” e as páginas de “Portfólio” também devem ser diretas e fáceis de entender.

Forneça qualquer informação que possa ser relevante para um cliente potencial (biografia, destaques da carreira, lista de clientes, detalhes de contato) ao mesmo tempo que é conciso e direto ao ponto.

Enviando muitas ou poucas fotos

Esse erro anda de mãos dadas com designs em sites de fotografia excessivamente complexos; um bom portfólio de fotografia é focado em vez de vago e generalizado.

Dê aos visitantes e clientes uma ideia clara e imediata do que você faz de melhor.

Se você é um fotógrafo de retratos, destaque seus retratos; se você é um fotógrafo de newborn, mostre seus melhores ensaios com bebês. Você não está se limitando; você está apenas estreitando seu foco e definindo seu nicho.

Ao mesmo tempo, é claro, enviar poucas fotos também pode se tornar um problema. O número de imagens em seu site de fotografia varia de acordo com sua especialidade e portfólio, mas você precisa ter variedade suficiente para mostrar aos clientes sua gama de conhecimentos.

Lembre-se de destacar vários projetos para vários clientes para demonstrar sua adaptabilidade e o escopo de suas habilidades, se você não tiver muitas sessões realizadas para clientes, mostre alguns projetos pessoais.

Negligenciar SEO em sites de fotógrafos

Pessoa fazendo uma pesquisa numa plataforma de buscas
Pessoa fazendo uma busca por sites de fotógrafos

De acordo com uma pesquisa, a pesquisa orgânica impulsiona mais da metade (53%) do tráfego do site, muito mais do que a mídia social.

Resumindo: se você não está otimizando seu site para mecanismos de pesquisa, pode estar perdendo tráfego e, por fim, negócios. Um site bem otimizado contribui muito para o seu marketing digital.

Os mecanismos de pesquisa vasculham a web em busca de texto, pois eles “entendem” as palavras melhor do que as imagens.

De modo que os fotógrafos podem aumentar suas classificações adicionando títulos descritivos, palavras-chave e outros metadados às imagens – Dê também títulos detalhados às suas galerias e páginas.

Sua página “Sobre” e seu blog também são ideais para mostrar suas habilidades de SEO; lembre-se de incluir palavras-chave relevantes em suas publicações.

Para definir suas palavras-chave, você deve pensar: Como as pessoas irão pesquisar sobre a minha área de atuação no Google?

Por exemplo, se você atua com fotografia de casamento em Curitiba, você pode trabalhar em palavras como: Fotógrafo, Casamento, Curitiba, Fotógrafo de Casamento em Curitiba, Fotografia de casamento em Curitiba, Making of de Noiva em Curitiba, etc.

Assim, quando um potencial cliente estiver procurando por serviços que você oferece, o Google poderá exibir o seu site como uma resposta à necessidade desse usuário.

Fornecendo pouco ou nenhum contexto

Ao projetar seu site, você precisa dar atenção especial a todos os detalhes do design, considerando o ponto de vista do cliente.

Se você não tem certeza de como pode fazer isso, basta fazer algumas visitas simuladas ao seu site de fotografia, se colocando no lugar de um potencial cliente que está procurando por serviços como o seu.

Veja quais informações seriam importantes para que você tomasse uma decisão, e avalie também quais dificuldades você enfrentou nesse processo.

Em um mundo ideal, suas fotos falariam por si mesmas, mas nunca é demais dar contexto e informações aos visitantes.

Quando apropriado, adicione uma declaração e forneça legendas para as imagens, os visitantes do seu site podem não estar familiarizados com o seu trabalho, então reserve um tempo para apresentar suas fotos.

Nada supera as recomendações de clientes, então, se você tem alguns clientes satisfeitos, certifique-se de adicionar seus comentários positivos ao seu portfólio. Provas sociais são importantes, e podem fazer a diferença em um site.

Você pode adicioná-los em uma página da web separada e pode adicioná-los a cada item do portfólio, é uma maneira muito eficaz de construir confiança e encorajar as pessoas a entrarem em contato com você.

Mostre-nos seus projetos favoritos e explique os serviços específicos que você oferece; como um bônus, a incorporação de texto pode ajudar a impulsionar seu SEO.

Outra etapa seria adicionar seus links de mídia social e uma inscrição de newsletter por e-mail.

Embora o próprio site seja reservado apenas para o seu trabalho de portfólio de primeira linha, os links para suas redes sociais podem dar aos visitantes uma melhor compreensão de quem você é nos bastidores.

Clientes costumam conferir os eventos sociais de um fotógrafo antes de contratá-lo. Portanto, torne mais fácil para eles aprenderem e conheçam mais sobre você, como pessoa e como profissional.

Sites de fotógrafos precisam de foco

Mulher fazendo sinal de enquadramento com as mãos em frente aos olhos
Mulher fazendo sinal de enquadramento com as mãos em frente aos olhos

Seu site de fotografias não é uma plataforma estática, então é importante mantê-lo atualizado, relevante e atualizado com seu trabalho mais recente.

Manter um site ativo, seja por meio de postagens ou de novas galerias de imagens, é essencial para atrair novos visitantes, obter uma classificação elevada nos resultados de pesquisas e atrair os clientes certos para o ponto em que você está em sua carreira.

No início de cada mês, estabeleça uma programação para seu site e acompanhe seu progresso com análises, que mostram como e quando as pessoas interagem com seu site.

Faça um plano e cumpra-o, mas também não tenha medo de experimentar e testar coisas novas com o seu site, afinal, ele é sua vitrine para o mundo, seu maior canal de geração de novos trabalhos.

A maneira mais fácil de garantir que você está mantendo seu portfólio atualizado é criando uma programação e o hábito de verificar regularmente se você está atualizando seu portfólio. 

Feedback

Pessoa dando um feedback positivo para outra pessoa
Pessoa dando um feedback positivo para sites de fotógrafos

Por fim, não tenha medo de entrar em contato com colegas e mentores que você confia para obter feedback sobre o seu site, eles podem detectar coisas que você esqueceu, como navegação complicada ou informações de contato ausentes.

Peça-lhes que se coloquem no lugar de um editor, designer ou cliente: o que eles mais gostam no seu site e o que mudariam? Esse tipo de pergunta pode resultar em insights inestimáveis ​​para melhorar seu site no futuro.

Você precisa prestar atenção aos detalhes que está fornecendo aos usuários.

Lembre-se de não fornecer informações muito pessoais que possam incomodar os usuários, mas, ao mesmo tempo, você precisa contar aos usuários sobre e quem você é.

Você também pode começar com uma nota de agradecimento ao leitor por dedicar seu tempo para conhecer mais sobre você. Isso faz com que o leitor se sinta bem-vindo e não o faz sentir que está tentando espiar a vida de outra pessoa.

Conclusão

Então, aqui estão os principais erros que as pessoas cometem quando se trata de criar um site de fotografias, você pode verificar seu site e ver quais elementos estão faltando nele e o que você pode melhorar para torná-lo ainda melhor.

Há uma correção atribuída a todos os erros listados acima, portanto, se acontecer de você cometer o mesmo erro, você mesmo pode corrigi-lo e evitar causar mais danos ao seu portifólio.

Gostou das sugestões para a criação de um ótimo site para o seu trabalho? Então acompanhe a YouFocus no Instagram para ficar por dentro do universo fotográfico.