Fotografias são formas de guardar recordações através de uma imagem, independente da fase da vida, elas estão presentes, ajudando a recordar o passado.

Existem diversos tipos de fotografias, que foram sendo desenvolvidas ao longo dos anos, e um dos mais procurados nos dias de hoje é o smash the cake.

Para que você tenha mais possibilidades de fazer um ótimo trabalho nessa área, no texto de hoje eu conversarei com você sobre o smash the cake ao ar livre.

Continue conosco para saber mais.

O que é o smash the cake?

Ensaio smash the cake em estúdio

Para que você saiba do que se trata o smash the cake ao ar livre é necessário saber o que é o smash the cake.

Esta se trata de uma técnica onde a criança fotografada, tendo de costume, entre 6 meses e 3 anos de vida, é colocado próximo a um bolo, para que este possa o amassar… Daí vem o nome smash the cake.

Neste tipo de ensaio existem algumas características que não podem faltar:

Vestimentas

As vestimentas não são uma regra, alguns pais preferem tirar fotos do bebê com poucas roupas, para que este não se suje tanto ou se sinta incomodado no momento em que estiver sendo fotografado.

Mas outros pais preferem colocar fantasias que estejam de acordo como ensaio, para que este fique ainda mais cheio de característica e fofo.

Cores

As cores do ensaio smash the cake ao ar livre são geralmente bem vivas. Cores vibrantes para este tipo de trabalho fazem com que as fotos sejam sempre chamativas e incríveis.

As cores tem um papel importante, pois podem ofertar destaque, aumentando a beleza do que está sendo fotografado.

Experiência

O bolo tem uma textura muito particular, assim como a sua cobertura, a experiência do smash the cake ao ar livre se torna algo sensorial e de descobertas.

Alguns bebês que estão a ser fotografados podem gostar da textura, esfregando o bolo por todo o corpo, mas outros podem ter uma aversão, chorando e se sentindo incomodados.

Espontaneidade

O segredo das fotos smash the cake ao ar livre é a espontaneidade, as crianças vão apenas fazendo bagunça e o fotografo capturará o momento da forma mais fofa possível.

É possível que a criança faça alguns movimentos repentinos e é necessário que o fotografo esteja atento para capturar cada um deles.

Possibilidades de diversidade

Alguns pais não querem fazer este tipo de ensaio pelo fato de expor os filhos a açúcares em uma idade precoce.

Entretanto, existe a possibilidade de fazer um smash the fruit ao ar livre, fazendo com que a criança esbanje toda a sua fofura se deliciando com frutas.

Isso mostra que, este tipo de ensaio pode ser muito versátil, para que você não deixe de tirar fotos do seu filho em hipótese alguma, registrando sempre os momentos.

Cenário

Normalmente, as fotos smash the cake são tiradas em cenários montados, com um fundo de uma cor só, bem vibrante.

Contudo, para que a sua foto fique diferente, existe uma nova tendência de smash the cake ao ar livre, onde suas fotos podem ser tiradas ao ar livre, aproveitando uma paisagem mais natural.

Dicas para o melhor ensaio smash the cake ao ar livre

Existem algumas dicas sobre dicas de fotografias ao ar livre que você pode seguir, para que assim, seus ensaios tenham uma melhor qualidade, fazendo com que a sua foto se destaque.

Escolha do bolo

Ensaio smash the cake por Michelle Mendonça
Foto por Michelle Mendonça

Este é um item imprescindível, isso por que, o bolo é um elemento muito importante para que o ensaio ocorra bem.

Para os pais:

Para os pais a dica é que, o bolo não precisa ser o mais gostoso que você conhece, ele só precisa ser mais fofo e combinar com os demais elementos de decoração..

Opte por escolher bolos com coberturas moles, como de chantili, por exemplo, pois assim fica muito mais simples do seu filho se lambuzar inteiro, ajudando o ensaio a fluir melhor.

Para o fotógrafo:

Para o fotografo, é essencial que você saiba se os pais levarão o bolo ou você, para que assim não corra o risco de chegar no momento da foto e não existir bolo.

Além do mais, é importante que você oferte para os pais as possibilidades de cores, desde que estas sejam vibrantes e que atraiam a atenção das crianças, este é um detalhe que ajuda bastante.

Passe para os pais que, como falamos, o bolo não precisa ser o mais gostoso, mas é interessante que seja bonito, para combinar com o tema escolhido, além de se destacar nas fotos, pois ele é um elemento importante.

Roupa

Como foi dito, as vestimentas são algo importante em uma foto, mas que podem variar de acordo com que os pais desejam quando o assunto é as fotos smash the cake ao ar livre.

Como a roupa ficará toda suja de bolo, é importante lembrar os pais que não devem vestir a criança com uma roupa que será utilizada em outras ocasiões, uma vez que a mesma pode acabar manchada.

Um outro detalhe é pedir aos pais que escolham um figurino que deixe o seu bebê livre durante o ensaio, para que assim este se sinta confortável e livre para brincar.

Local da sessão

Como falamos, existe a possibilidade de fazer as suas fotos em ambientes abertos, com a tendência smash the cake ao ar livre.

O local da sessão é importante, por isso, para as fotos smash the cake ao ar livre, escolha um local bonito. Seja em um parque, fazenda ou praia, o importante é que o local tenha uma boa aparência.

Isso por que, ele aparecerá nas fotos, além do mais, nas fotos smash the cake ao ar livre não é necessário cenário, fazendo com que a decoração fique por conta da natureza.

É importante levar em consideração a iluminação do local, pois esta é uma grande influenciadora quando o assunto é bons resultados em fotos.

Elementos para o cenário

Ensaio smash the fruit por João Bueno Fotografia
Foto por João Bueno Fotografia

O cenário no smash the cake ao ar livre pode ser totalmente natural, mas ter alguns elementos que tragam mais vida ao ensaio pode ser interessante.

Como, por exemplo, é possível adicionar balões de gás hélio, bichinhos de pelúcia, docinhos, bandeirinhas, caixas de madeiras, etc. Ou seja, tudo que puder enriquecer ainda mais o visual das fotos.

Para um ensaio no parque, você pode optar por elementos que remetam a um piquenique, com uma toalha xadrez e um cesto de vime bem bonito.

Horário ideal

As crianças normalmente, tem uma rotina que é seguida, com o seu horário de sono, comer e o horário de brincar. Algumas crianças ficam irritadas com a fuga desta rotina.

Para que o seu ensaio smash the cake ao ar livre dê certo, combine com os pais o melhor horário para que os pequenos sejam fotografados, pegando a melhor hora do dia para eles.

Tente conciliar este com o tema proposto para as fotos, pois, por exemplo, para fotos na praia o sol mais cedo possível pode ser melhor, ofertando uma melhor iluminação. Mas se as fotos forem sobre o pôr do sol, o horário do fim da tarde é o mais recomendado.

Previsão do tempo

Ensaio smash the cake na praia por Diana Couto Fotografia
Foto por Diana Couto Fotografia

Para que o seu ensaio não seja prejudicado pelo mau tempo, é importante que você se mantenha atento às condições climáticas.

Pois, caso o ensaio realmente ocorra em um dia com a previsão de uma grande chuva, você pode ir mais preparado, ou mesmo sugerir o adiamento do trabalho.

Rebatedores de luz

A iluminação ao ar livre pode ser bem aproveitada e, mesmo que no dia ela não esteja ideal, você pode fazer uso de rebatedores de luz.

Com eles você pode direcionar a luz para onde desejar, iluminando áreas específicas. É importante salientar que, os rebatedores brancos são mais indicados para fotos ao ar livre.

Flash

É comum encontrar pessoas que tem em mente que o flash só pode ser utilizado em locais escuros, mas isso é uma afirmação falsa. O flash se torna uma grande arma para que quer tirar as sobras das suas fotos.

Você pode ajustar, para utilizar o flash nos momentos mais adequados, assim como pode optar por utilizar as configurações e deixar o flash para disparar no automático.

Composições para fotos

As fotos, mesmo quando feitas ao ar livre, podem ser compostas de forma diferente.

Por isso, ao fazer o smash the cake ao ar livre, escolha enquadramentos no ambiente que valorizem a sua foto, deixando o trabalho bonito e fugindo um pouco do tradicional.

Temos um conteúdo aqui no Blog com dicas de composição na fotografia. Vale a pena conferir.

Conclusão

Hoje falamos sobre o smash the cake ao ar livre, para que possa aproveitar esta tendência, tirando lindas fotos e melhorando ainda mais a reputação do seu trabalho.

Uma boa cominação entre cores vivas, elementos naturais e a fofoura de uma criança, com certeza trará resultados incríveis para o ensaio.

Acompanhe a YouFocus no Instagram para ficar por dentro do universo fotográfico.