Para qualquer fotógrafo é importante conhecer as principais técnicas de fotografia para garantir que os resultados dos trabalhos realizados sejam os melhores possíveis.

Através dessas técnicas você, mesmo sendo um iniciante na fotografia, poderá tirar fotos que sejam mais profissionais.

Isso permite que até mesmo um fotógrafo amador e sem o mais top dos equipamentos possa aplicá-las sobre as suas imagens, deixando-as profissionais, belas e artísticas.

Mas como é possível fazer isso?

A partir de agora, iremos mostrar a você algumas das principais técnicas de fotografia que todo fotógrafo deve conhecer se deseja obter sucesso na profissão.

Quer saber mais sobre esse assunto? Então não deixe de acompanhar esse texto até o final!

Técnica Golden Hour

Técnicas de fotografia Golden Hour
Técnicas de fotografia Golden Hour

A técnica de fotografia da “hora dourada” (ou ainda “Golden Hour, em inglês) é uma das mais importantes para qualquer fotógrafo, sendo essencial para o olhar profissional e artístico de qualquer trabalho realizado.

Essa técnica consiste em fazer fotos em horários específicos nos quais se consiga atingir uma iluminação melhor e mais bonita.

Os horários determinados da Golden Hour são durante o nascer do sol (na aurora da manhã) ou no pôr do sol.

Isso acontece porque nesses horários a angulação na qual o sol se encontra favorece a aparência de quem é fotografado e os resultados das fotos, por meio da iluminação diretamente dos elementos da foto através de um ângulo frontal.

A angulação do sol proporciona uma iluminação de forma mais suave e com sombras que ficam menos aparentes.

A iluminação desses horários, devido às cores quentes que possuem, dá um toque bastante artístico e igualmente dramático para as imagens.

Para muitos pode parecer algo fácil conseguir esse filtro de forma natural nas imagens, mas é preciso que o profissional seja bastante rápido para conseguir aplicar a Golden Hour.

Essa rapidez é necessária para que se evite perder a condição favorável da iluminação nesses horários, que dura apenas em torno de meia hora em cada um dos períodos, indo assim embora de forma rápida.

Técnica Panning

Técnicas de fotografia Panning
Técnicas de fotografia Panning

Uma outra técnica de fotografia excelente, mas que requer que você tenha paciência e experiência, entretanto a boa notícia é que ela pode ser realizada com qualquer câmera.

O efeito panning acontece no momento em que se faz um registro de um objeto em movimento, de modo que ele fique imóvel na imagem e que o fundo do ambiente que está sendo retratado passe a sensação de velocidade.

Para que você consiga realizar essa técnica fotográfica é necessário fazer a movimentação da câmera DSLR com a mesma velocidade e na mesma direção do objeto que está movimentando-se.

É por isso mesmo que é necessário você ter paciência para utilizá-la, pois será difícil atingir esse efeito logo na sua primeira tentativa.

Você precisa deixar o obturador da sua câmera aberto por tempo suficiente para que ele possa captar o movimento, mas não a ponto de que a imagem fique borrada, sendo a recomendação de tempo de um segundo, em média.

Técnica Efeito Bokeh

Técnicas de fotografia Bokeh
Técnicas de fotografia Bokeh

A terceira dica de técnica fotográfica para conseguir tirar fotos mais profissionais é o efeito Bokeh.

Essa técnica foi nomeada por meio da palavra “Boke”, que significa “desfoque”, em japonês.

Ela é muito usada para se fazer fotos profissionais, sendo esse efeito bastante confundido com a chamada fotografia macro, apesar de que as técnicas utilizadas são distintas.

O efeito Bokeh trata-se de um desfoque feito em formato de disco através das luzes do fundo da imagem.

Existem aqueles fotógrafos que atingem esse efeito usando filtro de lente em formatos diferenciados, como o formato de estrela, por exemplo, ficando o desfoque formado com a forma daquele filtro específico.

Para que o fotógrafo possa vir a atingir o efeito Bokeh, ele deve então diminuir a profundidade de campo ao se aumentar até o máximo a abertura da lente.

É também necessário que você desfoque as fontes de iluminação ao fundo do ambiente que vai ser fotografado, para que assim elas fiquem com formato de “bolinha” na imagem retratada.

Dessa forma, o efeito Bokeh pode ser atingido quando você distorce tanto os detalhes quanto as fontes de luz que estão ao fundo da imagem.

Técnica Lens Flare

Técnicas de fotografia Lens Flare
Técnicas de fotografia Lens Flare

A técnica Lens Flares, apesar de ser uma das melhores da fotografia na atualidade, surgiu nesse universo como uma falha.

Entretanto, essa falha então tornou-se uma das mais importantes técnicas de fotografia utilizadas nos dias atuais, sendo considerada também como um efeito estético.

O efeito nada mais é do que uma distorção do raio de luz que entra de forma direta pela lente da câmera através das suas bordas.

Técnica de Efeito de Contraluz

Técnicas de fotografia com efeito Contraluz
Técnicas de fotografia com efeito Contraluz

Entre as técnicas de fotografia utilizadas por fotógrafos profissionais, uma das mais usadas é a efeito contraluz, que é alcançada quando eles dispõem o objeto que vai ser fotografado entre a fonte de luz e a lente da câmera.

Dessa forma, a iluminação não fica na parte da frente do objeto fotografado, mas sim na parte de trás, de modo que o fundo fica mais claro e assim produzi imagens de silhuetas.

As fotos nas quais se usa esse feito de contraluz acabam ficando com um contraste muito maior entre as partes escura e clara, já que a lente da câmera não consegue fazer o balanceamento da iluminação como o nosso olho.

Essa técnica fotográfica é bastante utilizada para se fazer fotos de retratos, conseguindo-se assim um excelente efeito.

Isso porque a luz contrária com uma angulação indireta faz com que um brilho leve e uma borda formada destaca-se a pessoa que é retratada.

A contraluz pode ser feita de forma artificial, com o uso de uma luz traseira que esteja posicionada acima do objeto ou da pessoa a ser fotógrafa, ou ainda luz natural, usando a luz solar.

Técnica da Regra dos Terços

Fotografia com técnica Regra dos Terços
Técnicas de fotografia com Regra dos Terços

A última entre as técnicas fotográficas a ser mostrada aqui é bastante popular e, portanto, muito utilizada para dar uma aparência mais profissional para a sua foto.

A regra dos terços é aplicada na composição da imagem, de forma que você possa saber como posicionar os elementos em uma fotografia.

Essa regra, na verdade, é uma sugestão da disposição dos elementos de uma foto, de modo que eles possam ficam mais harmoniosos e melhor distribuídos.

Dessa forma, a tela deve ser dividida, de forma mental, em nove partes iguais e é preciso que você tente enquadrar o elemento principal em um dos quatro pontos centrais.

Esses pontos centrais ou principais são aqueles que os olhos humanos primeiro veem, por isso que dispor os objetos da foto nessa região chama muito mais a atenção e ajuda a valorizar mais o trabalho do fotógrafo.

Conclusão

Como você viu, existem diversas técnicas de fotografia que podem ser utilizadas com a finalidade de deixar as suas fotos mais profissionais.

Neste texto, mostramos a você quais são as principais que podem dar um resultado diferenciado e mais belo aos seus trabalhos, de modo a valorizá-los.

Gostou do artigo de hoje sobre as técnicas de fotografia para tirar fotos mais profissionais? Acompanhe a YouFocus no Instagram para ficar por dentro do universo fotográfico.

Confira também um post com dicas para evoluir o olhar fotográfico.