A fotografia é uma profissão que está em constante movimento devido à rapidez da internet e às novas tendências que surgem o tempo todo. Isso porque o comportamento do usuário sofre alterações frequentemente, mudando os gostos e preferências das pessoas de um jeito mais rápido.
Algumas dessas tendências conquistam um lugar definitivo no gosto popular, e uma delas é a fotografia analógica, que fez seu retorno nos últimos anos. Uma junção de fatores como registrar momentos à moda antiga, o efeito vintage que o filme oferece e o ato de tornar a fotografia mais significativa.
Dentro deste contexto, um fotógrafo pode aproveitar esse movimento para expandir seus serviços e suas habilidades na fotografia. Entenda melhor a seguir.
O que é fotografia analógica?
A fotografia analógica é o processo de captar cenas utilizando filmes fotográficos, nos quais a luz reage quimicamente para formar uma imagem. Posteriormente, o filme é revelado em um laboratório, onde passa por um tratamento para ser transformado em fotografias.
Enquanto a fotografia digital captura imagens usando sensores eletrônicos (CMOS ou CCD) que convertem a luz em dados digitais instantaneamente, a fotografia analógica depende de um processo físico e químico mais demorado.
Em vez de arquivos digitais, você lida com negativos e cópias físicas que precisam ser escaneadas ou impressas para serem compartilhadas digitalmente.
Isso faz com que esse formato seja inacessível ou inviável para alguns fotógrafos, devido ao preço do equipamento, o processo de revelação e a quantidade de fotos tiradas (um filme de 35mm tira apenas 36 fotos).
Por isso, é importante avaliar se faz sentido para a realidade atual da sua carreira explorar esse formato. E, mesmo sendo mais trabalhoso, existem várias vantagens para o fotógrafo que deseja incorporar em seu serviço ou até mesmo investir em um novo hobby ligado à profissão.
Por que a fotografia analógica está retornando?
A nostalgia vem sendo um grande impulsionador de tendências nos tempos atuais. Estéticas e comportamentos dos anos 70, 80, 90 e 2000 vieram crescendo em popularidade.
Seja em mídias e conteúdos consumidos, como filmes antigos, assim como na forma de consumo, utilizando discos e mixtapes e, na fotografia, com as câmeras cybershots dos anos 2000 ou câmeras analógicas de décadas anteriores.
As polaroids, por exemplo, que são um elo entre a fotografia analógica e a fotografia digital, tiveram uma onda significativa de crescimento e se popularizaram nos últimos anos.
As gerações mais jovens estão explorando hobbies como a fotografia analógica como uma forma de expressão e uma experiência criativa. — tanto por conta do efeito retrô que é muito procurado nas imagens, quanto pela vontade de tornar o ato de fotografar mais especial.
Neste contexto, um fotógrafo que deseja atingir esse público pode considerar a possibilidade de incorporar a fotografia analógica em seus trabalhos — ou até mesmo usá-la, também, como um novo passatempo.
As vantagens de fotografar com filme
Estética característica
O efeito que a câmera analógica entrega no resultado das fotos é único e característico. Isso porque, o filme oferece texturas, grãos e cores que uma câmera digital não proporciona.
É claro que é possível tentar reproduzir essa estética em programas de pós-produção. Entretanto, o visual da câmera antiga é difícil de imitar de maneira fiel e de transmitir a mesma sensação.
Processo criativo e desenvolvimento de habilidades
Trabalhar com filmes, principalmente por conta da quantidade limitada de fotos disponíveis, faz com que o fotógrafo seja mais cuidadoso e atencioso com os seus cliques e com a forma como a imagem vai ser traduzida na câmera.
Outro motivo para essa atenção maior é que você não consegue observar os resultados da captura de maneira imediata, apenas quando o filme for revelado.
Por isso, é fundamental dominar conceitos de exposição, ISO e foco manual para garantir um resultado satisfatório. Esse estudo irá, consequentemente, aumentar a experiência e aprimorar a habilidade do profissional, beneficiando sua carreira como um todo.
Fotografia como um hobby
Ao passar dos anos e enfrentar os estresses da rotina, um fotógrafo profissional pode acabar esquecendo a sensação de fotografar de maneira mais descompromissada, capturando momentos especiais sem obrigações e responsabilidades.
Isso pode acabar apagando, de certa forma, a paixão pela profissão e pela fotografia. Experimentar novos formatos pode ser uma maneira de reacender essa chama e lembrar o começo da carreira.
Por isso, mesmo que você não incorpore essa prática no seu negócio, ter um hobby que o inspire e estimule sua criatividade é vantajoso tanto para sua vida pessoal quanto para sua carreira.
Durabilidade e preservação
Filmes e negativos são objetos físicos que, quando armazenados corretamente, podem durar muitas décadas. A base dos filmes é feita de acetato ou poliéster, materiais que são relativamente estáveis ao longo do tempo.
Além disso, ao contrário dos arquivos digitais, que dependem de dispositivos e tecnologias específicas para serem acessados, filmes podem ser visualizados com luz natural através de um simples negativo ou transparência. Basta um microscópio ou um visor para ver a imagem.
Apesar da fotografia analógica não ser uma opção viável para o negócio de muitos fotógrafos, diversificar o trabalho pode ser uma estratégia muito eficaz para trazer um diferencial para o portfólio.
Além disso, relembrar a paixão pela fotografia através de um hobby capturando momentos de maneira única e especial é muito benéfico para a vida pessoal e a carreira do fotógrafo.
Gostou desse conteúdo? Então siga a YouFocus no Instagram para acompanhar os melhores conteúdos sobre estratégia, produtividade, empreendedorismo, marketing e vendas, tudo voltado para o universo da fotografia.
#FocoNoSucesso 🚀