Preciso focar em apenas um nicho fotográfico ou devo trabalhar com nichos diversos? Essa é uma dúvida que muitos fotógrafos podem ter no início da carreira. E a resposta é que essa escolha depende dos seus objetivos dentro da fotografia.
Existem vários prós e contras que devem ser levados em consideração na hora de tomar a decisão entre escolher apenas uma área de atuação para se especializar, ou se tornar um ‘generalista’ — ou seja, um fotógrafo que trabalha com diversos nichos.
A seguir, você entenderá melhor quais são as vantagens e desvantagens de cada alternativa.
As vantagens de trabalhar com um único nicho
Quando você define um nicho fotográfico para trabalhar, as chances de se tornar uma autoridade na área são muito maiores.
Virar uma referência no seu nicho de atuação agrega valor ao seu negócio, contribuindo para uma carreira mais lucrativa e estável. Isso porque, um especialista pode cobrar mais caro pelo seu serviço, devido a sua experiência e conhecimento.
É fundamental que, ao focar em uma área só, você invista em estudos aprofundados e também faça uma análise do mercado definido para se posicionar da maneira adequada.
Quando se trata de público-alvo, um fotógrafo especialista consegue direcionar de maneira certeira e segura seus investimentos em divulgação, pois sua audiência é mais clara e específica.
Isso pode contribuir para campanhas mais bem-sucedidas e resultados mais expressivos quando se trata de estratégias de marketing.
As desvantagens de trabalhar com um único nicho
Um fotógrafo especialista pode cobrar mais pelo seu serviço quando se posiciona como uma autoridade em seu nicho. Entretanto, até chegar a este ponto, pode ser difícil encontrar uma renda estável fotografando apenas uma área.
Isso porque, fechar uma quantidade suficiente de contratos para compor um fluxo constante e rentável de trabalho, pode ser um grande desafio. Por exemplo: um fotógrafo de casamentos precisa estar sempre prospectando clientes para encher sua agenda e conseguir uma estabilidade financeira.
Porém, mesmo assim, não é garantido que ele consiga ser contratado para tantos eventos — principalmente no início da carreira.
É preciso paciência, investimento e esforço para crescer dentro da fotografia e agregar valor ao serviço através da experiência e conhecimento.
As vantagens de trabalhar com diversos nichos
Para trabalhar com diversos nichos, você não precisa ser um especialista em todas as áreas de atuação. Isso não significa que você pode entregar um resultado mais ou menos, ou não precisa buscar tanto conhecimento quanto um especialista.
Entretanto, significa que você não necessariamente precisa se tornar uma autoridade em um nicho específico.
Um fotógrafo generalista possui mais chances de fechar contratos, porque consegue explorar diferentes setores de atuação, aumentando suas oportunidades.
Além disso, também é uma maneira de se manter sempre inspirado — afinal, você não trabalha com uma coisa só e existem mais possibilidades para estilos fotográficos e mais liberdade artística — e você também terá um portfólio mais diversificado.
As desvantagens de trabalhar com diversos nichos
Considerando que um fotógrafo generalista não requer uma especialização em todos os nichos de atuação, se torna mais difícil cobrar valores mais altos pelo seu serviço. Neste contexto, é preciso pensar em volume de trabalhos para uma renda mais estável.
Apesar do acesso ao mercado fotográfico ser maior e existirem mais possibilidades, é necessário adaptar suas campanhas de marketing para cada público-alvo, tornando as estratégias e análises mais difíceis — o que pode, também, dificultar o atingimento de bons resultados.
Quando se trata da decisão de trabalhar com apenas um nicho fotográfico ou mais, é preciso analisar quais são os seus objetivos profissionais e o que mais vale a pena diante da sua realidade e suas metas.
Essa escolha definirá a trajetória da sua carreira na fotografia, e, por isso, é fundamental reservar um momento para avaliar os prós e os contras e quais são as suas ambições.
Gostou desse conteúdo? Então siga a YouFocus no Instagram para acompanhar os melhores conteúdos sobre estratégia, produtividade, empreendedorismo, marketing e vendas, tudo voltado para o universo da fotografia.
#FocoNoSucesso 🚀